vale a pena tomar magnesio dimalato

Vale a pena tomar Magnésio Dimalato?

magnésio é um dos minerais mais requisitado no organismo, estima-se que ele participa de aproximadamente 300 reações fisiológicas com o objetivo de manter o organismo em homeostase.

Pela sua importância no organismo, o magnésio se torna um mineral essencial para a manutenção da saúde.

Sua ingestão pode ser feita pela alimentação ou suplementação. Na primeira opção conseguimos atingir uma quantidade básica de magnésio, entretanto, cada vez mais os nossos alimentos estão pobres de minerais, incluindo o magnésio, tornando difícil conseguir bater a ingestão diária de magnésio.

Nesse quesito, a suplementação de magnésio se torna extremamente interessante tanto para manter o organismo em equilíbrio, mas também para acrescentar benefícios dessa ingestão.

O Magnésio Dimalato é uma das formas químicas do magnésio mais biodisponiveis.

A grande diferente dessa fórmula para as demais, é que o magnésio está unido a duas moléculas de ácido málico, melhorando tanto a biodisponibilidade do magnésio e por consequência melhorando os níveis de um outro nutriente muito utilizado pelo organismo, trazendo ainda mais benefícios.

Por que tomar magnésio Dimalato?

O magnésio por ser um mineral muito requisitado pelo organismo, na sua absorção pode ser que grande parte desse magnésio não vá para corrente sanguínea, deixando uma parte no próprio intestino.

Isso ocorre porque algumas fórmulas de magnésio são combinadas com sais como cloreto de magnésio ou sulfato de magnésio.

Esse tipo de magnésio é utilizado para tratar distúrbio gastrointestinais e os efeitos são: efeito laxativo, náuseas entre outros.

Muitas pessoas buscam outras funções do magnésio, como seus benefícios na enxaqueca, recuperação muscular, fadiga, dores e afins. Pensando nisso, as indústrias produziram um magnésio que é protegido e grande parte do magnésio vai para corrente sanguínea desempenhar suas funções.

A quelação do magnésio aumenta a biodisponibilidade de magnésio, melhorando sua absorção e além disso diminui efeitos colaterais indesejáveis como os citados acima.

Esse processo de quelação melhora a capacidade de absorção, melhorando a entrega desse mineral para diversas células espalhada em diversos órgãos no corpo.

A quelação pode ser feita com nutrientes que melhoram a biodisponibilidade do magnésio.

O magnésio Dimalato utiliza o ácido málico para quelar o magnésio.

Dessa forma, essa quelação traz diversos benefícios para o organismo tanto pela manutenção dos níveis de magnésio, mas também por adicionar mais um nutriente importante que é o ácido málico.

Uma das funções do ácido málico é participar do Ciclo de Krebs, dessa forma ele contribui com a formação de energia a partir dos carboidratos, proteínas e gorduras.

O ácido málico também age como um quelante de metais tóxicos, dessa forma ele consegue eliminar esses metais pesados tento um efeito antioxidante.

Para quem magnésio dimalato é indicado?

O Magnésio Dimalato é indicado para todos aqueles que querem melhorar os níveis de magnésio no organismo, pessoas com carência desse mineral, ou para aqueles que precisam dos benefícios relacionados com a sua ingestão.

O uso da suplementação de Magnésio Dimalato é indicado para maiores de 9 anos de idade. Por ser quelado com ácido málico, ele não possui efeitos colaterais.

Quais os benefícios do magnésio dimalato?

Pela forma química de magnésio combinado com o ácido málico, a biodisponibilidade do magnésio é aumentada, melhorando os seus níveis da corrente sanguínea para posteriormente ser absorvido pelos órgãos como fígado, músculos, células imunológicas, ossos, neurônios entre outros.

Os benefícios do Magnésio Dimalato vão muito além de manter os níveis de magnésio adequados.

O fornecimento do ácido málico traz juntamente com o magnésio diversos benefícios.

Dessa forma, conseguimos verificar os benefícios abaixo:

– Participa da contração muscular

– Melhora o desempenho físico

– Diminui fadiga

– Reduz percepção de esforço

– Ajuda na recuperação muscular

– Ajuda na diminuição dos processos inflamatórios no organismo

– Participa da formação óssea juntamente com o cálcio

– Participa na redução de enxaqueca e estresse mental

– Participa do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas

– Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico

– Ajuda na redução dos sintomas de TPM

– Melhora os sintomas da fibromialgia

Para finalizar

O Magnésio Dimalato pode te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

A suplementação de Magnésio Dimalato pode ser feita uma vez por dia, preferencialmente no período noturno, uma vez ao dia ou conforme a orientação do médico ou nutricionista.

 

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – CRN-3- 49635

 

AMORIM, Aline Guimarães; TIRAPEGUI, Julio. Aspectos atuais da relação entre exercíciofísico, estresse oxidativo e magnésio. Revista de Nutrição, v. 21, n. 5, p. 563-575, 2008.Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-2732008000500009&script=sci_arttext

BACA-IBÁÑEZ, Sandra Y.; RÍOS-PAICO, Patricia E.; ROJAS-NACCHA, Julio C. Importanciadel magnesio en la dieta humana. Agroindustrial Science, v. 5, n. 2, p. 177-189, 2016.Disponível em: https://revistas.unitru.edu.pe/index.php/agroindscience/article/view/1065

DE FARIA, Paula Helena. Suplementação com magnésio na prevenção e tratamento dedoenças cardiovasculares. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-BC9NP2

LOBO, Frederico. Fibromialgia: abordagem holística. Disponível em:http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Doencas/do-1236.pdf

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9132/tde-19112009-142514/publico/TeseSetaro.pdf

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos