O que é silício para que serve

O que é silício para que serve?

O Silício é um componente encontrado na superfície da Terra em grandes quantidades. É o segundo elemento mais abundante da Terra, sendo o oxigênio o primeiro.

Tem aparência de uma pedra, cinza e brilhosa. Mas não é dessa forma que ingerimos o silício na alimentação.

O silício está presente naturalmente em alguns alimentos, porém em quantidades pequenas, já que o excesso de silício pode causar toxicidade, mas não se preocupe, isso só ocorre com excesso de suplementações contendo o silício.

Nos alimentos, o silício é encontrado em pouquíssimas quantidades

Abaixo alguns dos alimentos que contém silício:

  • Frutas: maça, mexerica, tangerina, banana
  • Vegetais como beterraba, abóbora, vegetais verdes, cenoura
  • Cereais e tubérculos como: aveia, arroz integral, cevada
  • Leguminosas como: feijão, soja, lentilha e grão de bico
  • E algumas sementes como amêndoas.

Esses são alguns alimentos fontes de silício, no entanto, em poucas quantidades.

Existe também a suplementação de silício que pode ser utilizada em alguns casos onde haja necessidade.

O teor de silício no corpo humano é bem pequena, estima-se uma quantidade de 1%.

O silício tem alguns papeis no organismo, mas ainda existem muitas pesquisas em volta desse mineral.

No organismo tem papel em estruturas como cabelo, unha, pele, auxilia o organismo com resfriados, infecções respiratórias. Ainda iremos abordar mais benefícios do silício neste artigo.

Para que serve o silício?

O silício orgânico é um dos minerais mais abundantes no planeta terra. Para o ser humano, existe uma relação forte da sua atuação na pele, unhas, cabelo, estruturas no gerais. Mas, ainda existe uma incógnita quanto ao silício e suas funções no organismo.

A primeira coisa que você deve saber é que, o silício participa de alguns processos metabólicos, algum deles é a formação do colágeno.

Ele desempenha funções na regulação do metabolismo dos tecidos e das cartilagens.

Você já deve saber que o colágeno é umas das proteínas mais importantes quando pensamos em estrutura e saúde da pele.

Quando envelhecemos, existe a diminuição da produção do colágeno pelo organismo, mesmo sendo uma das proteínas mais abundantes.

O silício orgânico contribui para síntese de colágeno, de elastina e de ácido hialurônico no organismo.

Todos estas substancias são muito importantes para uma a regeneração e estrutura da pele.

Em alguns estudos, podemos notar as funções do silício tanto como pomada quanto na sua forma de suplementação.

Ele atua também sendo um antioxidante formidável, diminui e neutraliza a ação dos radicais livres, e isso, não ajuda somente a saúde da pele, cabelo, mas também o sistema imunológico e as células no geral.

Assim como quase tudo no ser humano, os níveis de silício veriam também quando envelhecemos.

Foi visto que as artérias de jovens continham mais silício do que a artérias de pessoas idosas. Ocorre um decréscimo de até 80% de silício nos tecidos.

O papel do silício já foi considerado como um agente anti envelhecimento tanto para a pele e cabelo, quanto para as artérias, justamente por conta da sua ação antioxidante.

Onde o silício inteligente é encontrado?

– Para os cabelos: existe algumas pesquisas que afirmam sobre a melhoria da textura dos fios capilares com níveis adequado de silício.

Essas pesquisas mostram que o silício está relacionando com uma menor taxa de queda dos fios de cabelo, podendo aumentar o brilho, e firmeza para o couro cabelo.

– Para as unhas e pele: o silício atua na ativação de enzimas que irão ser encarregadas da formação de colágeno. Isso irá melhorar a resistência e a elasticidade da pele.

A deficiência quanto o excesso de silício pode fazer mal e prejudicar o organismo.

Ingerir alimentos fontes de silício é uma coisa, começar a suplementar sem ser orientado é outra. Primeiro, porque não temos recomendações de ingestão de silício, algo em torno

Primeiro, a deficiência de silício pode prejudicar a formação de colágeno em com isso ter repercussão na qualidade da sua pele, unhas e cabelos, e outros metabolismo de outros nutrientes como já citado nesse artigo.

Já o excesso de silício, já pode mostrar toxicidade, gerando náuseas, vômitos, pele seca, unhas quebradiças.

Suplementação não é brincadeira, não é porque se trata de um mineral que já consumimos através da alimentação que é tranquilo suplementar em grandes quantidades.

Então, para qualquer suplementação que queira iniciar, pede ajuda, fale com um médico, fale sobre suas queixas, e porque gostaria de iniciar uma suplementação.

Veja com um nutricionista quais seriam as quantidades ideais, pensando que você já tem esse mineral vindo da alimentação.

Agora que você já sabe toda suplementação precisa ser orientada, não basta somente ingerir a suplementação e achar que todos os seus problemas serão resolvidos.

Precisa melhorar a base alimentar. Toda suplementação necessita de um intestino integro, saudável para absorver esses nutrientes e para eles exercerem seu papel.

Quais os benefícios do silício inteligente?

O Silício Inteligente é uma substancia inovadora produzida no exterior, que está disponível no Brasil. Tem uma atuação direta nas proteínas que constituem a pele, unha e cabelo.

Os benefícios do silício inteligente são na sua atuação na pele, cabelo e unhas, melhorando e auxiliando a produção do colágeno, elastina, queratina e ácido hialurônico.

Todas essas proteínas conferem a pele contra os aspectos de envelhecimento, o silício atua contra os radicais livres, que juntamente com essas proteínas irão atuar na regeneração celular, na regeneração da pele. Além disso, essa função antioxidante contribui com o sistema imunológico.

A absorção do silício diminui conforme o envelhecimento vai chegando e com isso se aumenta as marcas de expressão vão aumentando juntamente com a diminuição também da produção de colágeno e das outras proteína da pele. 

A suplementação nesses casos ou uso tópicos de silício pode amenizar. Por isso, as orientações são bem vindas para saber se há necessidade da suplementações.

O Silício inteligente é uma formula inovadora, conseguimos obter através das suplementações. Já o silício orgânico conseguimos tanto pela alimentação quanto pela suplementação. Ambos terão papeis importantes no organismo.

Resumidamente, o silício é um mineral que realmente traz benefícios as estruturas do corpo humano.

Precisa sim ser orientado por um profissional. Precisa sim ter uma boa base alimentar para que exista também as outras vitaminas e minerais que irão fazer parte do metabolismo dessas proteínas que são essenciais para uma boa saúde da pele, do cabelo e da unha.

Sabemos que a falta de quantidades limites de silício pode afetar a metabolização das proteínas que fazem parte da estrutura da pele, unhas e cabelo.

Mas sabe-se também que consumir muitas quantidades de silício pode ter efeito contrário. Então, só suplemente se for orientada(o).

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista – CRN349635

CHRISTOVAM, Cristiane Ferreira; MEJIA, Dayana Priscilla Maia. Utilização tópica do silício orgânico no tratamento do envelhecimento facial.

LOPES, Daniela Oliveira. Associação de peeling orgânico com intradérmicos para rejuvenescimento: Associationoforganicpeelingwithintradermal for rejuvenation. CPAH Science Journal of Health, v. 1, n. 2, p. 49-70, 2018.

ROSA, Rosana Letícia da et al. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS POLIMÉRICAS CONTENDO SILÍCIO. 2018.

SERBAI, Luana; DE PAULA, Josiane de Fátima Padilha. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS CONTENDO SILÍCIO ORGÂNICO NA PRODUÇÃO DE COLÁGENO TIPO I.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos