cuidados com a pele

Cuidados com a pele: 8 hábitos diários para uma pele saudável

Manter uma pele saudável e bonita pode ser uma missão quase impossível, mas posso te dizer que não é.

Diariamente nós estamos expondo nossa pele a diversos vilões, que se não cuidados, podem prejudicar a saúde da nossa pele.

Um desses vilões é a poluição, que pode desencadear um aumento da produção de radicais livres, sendo estes, os principais causadores do envelhecimento celular.

Além da poluição, nossa pele é exposta a maquiagens, produtos de beleza, que muitas vezes só sobrecarregam ainda mais e deixam nossa pele danificada.

É importante você entender que, esses vilões irão sempre estar presentes, e é claro, que você precisa tentar controlar certas exposições, mas o mais importante é cuidar da pele, é ter hábitos que irão deixar ela blindada a estes vilões.

Neste artigo irei de mostrar 8 hábitos diários que irão melhorar a saúde da sua pele, não somente na estética, mas também a nutrição da sua pele, melhorando ela de dentro para fora.

Primeiro, você já deve saber que a nossa pele é uma camada que possui uma grande quantidade de proteína.

Então pensando nesses hábitos, o mais básico de todos é realmente sua alimentação estar entregando quantidades adequadas de proteínas.

O colágeno por exemplo, é uma proteína essencial para deixar sua pele firme, elástica e saudável. Das proteínas estruturais, o colágeno é o mais produzido, sendo sua produção 70% de todas as proteínas estruturais.

O colágeno pode ser consumido através da alimentação, pelos alimentos fontes de proteínas, como animais e alguns vegetais. Mas ele também é produzido no nosso organismo através de alguns aminoácidos que formam o colágeno.

Importante! Não somente o colágeno ein, a nossa pele é feita de proteínas, porém algumas vitaminas e minerais específicos são essências para manter a saúde da pele e a beleza também.

Não vamos entrar ainda nos 8 hábitos, porém o básico precisa ser reforçado né? Muitas vezes as pessoas, buscam fórmulas mágicas, produtos milagrosos e não se dão conta que não adianta gastar rios de dinheiro, sendo que o básico não está sendo feito todos os dias da melhor forma o possível.

Umas dessas atitudes básicas para deixar sua pele totalmente saudável e que deve ser top 1 na sua vida é o consumo adequado da água.

A água é totalmente necessária e imprescindível na saúde da sua pele, ela tem o papel de conduzir todos os nutrientes através da circulação para o seu rosto, além de ser responsável por hidratar em períodos onde a pele está mais ressecada.

Para você saber a quantidade de água que deve tomar, precisa fazer uma continha de multiplicação, você vai pegar seu peso e fazer vezes 35ml de água. Essa é uma quantidade mínima por dia. Se você não está conseguindo atingir esse mínimo, fica difícil pensar em outros hábitos para manter sua pele saudável né?

Bom, então agora você já tem antes mesmos de começarmos a falar sobre os 8 hábitos, você já tem algumas lições para estar colocando em prática diariamente – água, alimentação, proteínas – são mais que necessários.

Como criar uma rotina de cuidados com a pele?

Agora você já está pronta para saber quais são esses 8 hábitos diários de sucesso para ter uma pele saudável. Conversamos anteriormente sobre a importância da nutrição, a alimentação é a chave de uma pele saudável. Não podíamos começar diferente o nosso primeiro hábito

1.Beba água

Você não é camelo, então beba água. É sempre importante se atender as quantidades ingeridas durante o dia. Não deixe a sede aparecer para ingerir água.

2.Alimentação Saudável

Pode ser algo bem simples, mas se você não se atender, pode estar achando que alimentação saudável é uma coisa, e na verdade é outra.

Alimentação saudável não é você sair gastando com alimentos super caros, chamados” fit”, ou comprar alimentos muito chiques como “sal rosa”, isso não é ter uma alimentação saudável. O comer verdadeiramente alimentos saudáveis, é pensar que sua base alimentar precisa entregar na maior parte do seu tempo alimentos que vem da natureza, como frutas, vegetais, cereais, tubérculos, legumes, e diminuir o consumo de alimentos ultra processados que tem uma grade quantidade de açúcares e gorduras. Você pode entender melhor essa distribuição de alimentos in natura e ultra processados no Guia da População Brasileira.

Quando você tem uma alimentação baseada em alimentos naturais, sua pele terá uma maior quantidade de nutrientes circulando. Alguns desses nutrientes que são importantes para deixar sua pele extremamente saudável: vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, alguns minerais como selênio, zinco, silício entre outros.

3. Protetor solar

Os raios ultravioleta são importantes para sintetizar a vitamina D no corpo, mas logo após os 15 minutinhos diários, é importante passa protetor na pele. Isso vai garantir uma proteção, e também hidratação da pele, evitando ressecamento, ou doenças relacionadas a alta exposição solar.

4. Hidratação

Aqui podemos incluir cuidados com a pele, no geral, tanto as hidratações antes e depois da maquiagem, como produtos extras para diminuir oleosidade do dia a dia. A hidratação também vai ter sua parcela para aumentar os nutrientes importantes para a saúde da pele. Não saia comprando apenas produtos por nome, verifique se aquele tipo de produto, aqueles ingredientes ali serão compatíveis com o seu tipo de pele.

5. Limpeza

Essa etapa é muito ignorada, mas é muito importante para manter a saúde da pele. Não basta apenas tomar banho com sabonete, na pele do rosto deve-se ter um sabonete próprio para essa limpeza. Além disso, utilizar produtos específicos para retirar o resto de maquiagem que fica mais profundamente na nossa pele é essencial para diminuir oleosidade e o aparecimento de cravos e espinhar. Manter uma rotina de skincare vai te proporcionar uma limpeza mais profunda e uma hidratação diariamente.

6. Colágeno

Falamos aqui as bases de ter uma boa base alimentar para ter uma pele saudável e bonita. O colágeno é uma proteína necessária para pele, justamente porque ele é o que constitui a pele. Sabemos hoje que a alimentação é a maneira de conseguir aumentar a produção de colágeno, visto que os aminoácidos vindos da alimentação serão encarregados de formar o colágeno.

A produção de colágeno começa ter uma queda quando envelhecemos, e isso também é agravado quando através da nossa alimentação, existe uma diminuição da ingestão das proteínas.

Suplementar colágeno pode ser uma boa estratégia complementar a tudo que foi falado até aqui, tanto para estimular mais a produção de colágeno no organismo, mas também para deixar a pele mais saudável. Alguns colágenos possuem vitamina C, que justamente melhora a síntese de colágeno no corpo.

7. Produtos específicos para sua pele

Tínhamos falado sobre a importância de utilizar sabonetes específicos para a limpeza do rosto, mas você precisa ter também outros produtos para fazer a limpeza do seu tipo de rosto. É impossível ter um rosto macio, limpo, hidratado e saudável sem saber quais tipos produtos que são necessários para seu tipo de pele. Isso vai ajudar a melhorar diversos sinais de uma pele não saudável.

8.  Dormir bem também melhora a saúde da pele

O dormir bem não é apenas a quantidade de hora que você passa deitada, mas sim a qualidade do seu sono. O sono é reparador e recuperador, é neste momento que seu organismo está colocando tudo no lugar. É o sono de qualidade que vai diminuir olheiras e marcas de envelhecimento no rosto.

Agora que você aprendeu esses 8 cuidados diários para melhorara saúde da sua pele, é só aplicar e sempre verificar se está cumprindo todas as etapas de cuidado. 

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN349635

Referências bibliográficas

FARIA, Jose Carlos Marques de et al. Envelhecimento da pele e colágeno. Rev. Hosp. Clin. Fac. Med. Univ. Säo Paulo, p. 39-43, 1995.

GERMANO, Maria da Conceição Matos et al. Colágeno e os benefícios para pele. Mostra Científica da Farmácia, v. 3, n. 1, 2017.

PORTAL, V. P. Alimentação saudável pode ajudar a melhorar a saúde da pele.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos