Atualmente tem se notado uma preocupação maior dos homens quanto a estética. Estética do corpo, pele, cabelos e principalmente cuidados com a barba.

O mercado farmacêutico e estético cresceu muito nos últimos anos, a produção de produtos destinados a essa categoria.

Os homens tem se preocupado cada vez mais com sua vaidade, e os cuidados com a barba aumentaram muito.

Está sendo cada vez mais procurado produtos para o crescimento saudável da barba, e tem tido uma queda do mercado quanto aos produtos de barbear.

Os cosméticos e suplementos tem tido cada vez mais visibilidade, os homens estão sempre buscando marcas que façam as barbas crescerem bonitas e saudáveis.

Só que nem para todos isso acontece. O crescimento da barba para alguns pode ser um processo difícil e lento, justamente porque o crescimento da barba é igual ao cabelo, não depende exclusivamente de um cosmético ou produto. Existem outras variáveis que implicam nesse crescimento, vamos ver abaixo:

A genética é um dos processos que estão envolvidos e determinam a espessura do pelo da barba. Os homens possuem em maior quantidade hormônios andrógenos como testosterona e diihidrotestosterona (DHT). Uma enzima chamada 5 alfa redutase dá início a um processo aonde testosterona é convertida em DHT. A DHT dessa forma, pode se ligar aos seus receptores, sendo um deles: folículos pilosos.

Esse processo é importante para o estimulo de folículos capilares que serão responsáveis pelo crescimento da barba. No cabelo, a DHT tem efeito aposto, ela inibe o crescimento capilar.

A etnia é algo importante quando falamos de barba. Homens de países mediterrâneo possuem menos barba se comparados a homens de outras regiões. Podemos ver como, no caso de chineses, quase não há crescimento de barba, sendo inclusive resultados de estudos.

Outro fator variante do crescimento da barba é a idade. A medida em que os homens envelhecem, a barba se torna mais preenchida e engrossa, mas o crescimento vai se diminuindo.

Falamos sobre o que modula o crescimento da barba, certo? Mas o que será que de fato ajuda a barba crescer?

Como vocês já devem estar imaginando, a alimentação é um ponto crucial para o crescimento dos pelos, e é ela que entrega os nutrientes que precisam estar em bons níveis no organismo, para a formação dos hormônios.

As proteínas são essenciais para a formação das estruturas, tanto de cabelo quanto dos pelos. São as proteínas que formam a queratina, a proteína mais presente nos pelos, unha entre outros.

As vitaminas do complexo B, tem um papel fundamental no crescimento da barba e do cabelo. Algumas fontes de complexo B são: castanhas, frutas como abacate, banana, alimentos de origem animal como frango, carne e salmão.

Umas das vitaminas que se destacam do complexo B é a Biotina, que tem papel importantíssimo para o crescimento dos folículo que são responsáveis pelo crescimento da barba e cabelo. A biotina está presente em alimentos de origem animal como ovos, carnes, leites e derivados.

Além da alimentação, a prática de atividade física é essencial para manter bons níveis de testosterona, hormônio importante que dá início a cascada da diihidrotestosterona.

Homens que possuem uma menor produção interna de testosterona tem uma dificuldade maior na produção de barba. Por isso, a prática de atividade física é importante, pois no treino conseguimos aumentar a produção de testosterona. O ideal é treinar mais de 5x por semana.

Manter um sono de qualidade também é importante para o processo de recuperação e regeneração. As células passam por uma reparação no momento em que estamos dormindo. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde é dormir entre 7 a 8 horas por dia.

Existem também alguns cuidados que podem auxiliar no crescimento da barba e deixá-las mais saudáveis, tais como:

– Esfoliação: a esfoliação é um processo que retira a camada de células mortas do rosto e permite uma limpeza mais profunda. Esse processo estimula o crescimento, justamente porque retira a camada de células mortas, e facilita um crescimento mais saudável. O recomendado é fazer no mínimo 2x por semana. 

– Hidratação: atualmente temos no mercado diversos cosméticos apenas para os cuidados com a barba. Tais como shampoo, condicionador e mascaras de hidratação. Tem como objetivo manter uma hidratação nessa região, permitindo um crescimento mais saudável, além de deixar a barba com aspecto mais bonito e cheio.

– Massagem: a massagem é uma técnica muito eficiente para o corpo todo. Ajuda na circulação, diminui processos inflamatórios, diminui lesão. Na barba, essa técnica pode estimular o aumento da circulação sanguínea, permitindo que os folículos recebam a hidratação ou outro material que será aplicado.

Qual o melhor estimulante para crescer barba?

Os suplementos alimentares tem como objetivo aumentar níveis de vitaminas e minerais que foram identificados como deficientes no corpo. Você só suplementa alguma vitamina se houver uma deficiência na alimentação por algum motivo, aonde você não ingere as fontes desse alimento.

Alguns suplementos podem melhorar os níveis dessas vitaminas que serão importantes para o crescimento dos pelos, como já citado anteriormente.

Nenhum alimento isoladamente irá aumentar seu crescimento, assim como nenhum suplemento isoladamente vai estimular o crescimento da barba. Mas com ajuda de um profissional, a suplementação pode auxiliar e complementar a alimentação em caso de deficiências.

– Vitamina A: participa na produção do sebo, auxilia no crescimentoe estrutura do tecido epitelial.

Vitamina C: por ser um poderoso antioxidante, impede a ação dos radicais livres.

Vitamina D: já foi relatada em diversos estudos que sua deficiência está relacionada com queda de pelos e cabelo.

Biotina: como já citado anteriormente, a biotina participa do metabolismo proteico, ajuda no crescimento de pelos e fortalecimento da barba.

Vitamina E: é considerada também um poderoso antioxidante, deixa a pele mais saudável e bonita, mantém os folículos ativos, melhora a região para o crescimento dos pelos.

Lembrando que, o consumo adequado de todas as vitaminas deve ser feito a base de alimentos, além de que, todas as vitaminas precisam das outras para realizarem suas funções no corpo.

Fora as vitaminas, uma barba saudável é reflexo também de bons níveis dos minerais como zinco, magnésio, selênio, cálcio.

Então concluímos, que sua barba será muito mais saudável com uma alimentação adequada, a prática de exercícios físicos, uma boa hidratação e cuidados extras para te ruma barba bonita e saudável.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN349635

CRUZ, Patricia et al. Nutrição e saúde dos cabelos: uma revisão. Advances in NutritionalSciences, v. 1, n. 1, p. 33-40, 2020.

DOS SANTOS, MirelliPapalia; DE OLIVEIRA, Nádia Rosana Fernandes. Ação das vitaminas antioxidantes na prevenção do envelhecimento cutâneo. DisciplinarumScientia| Saúde, v. 15, n. 1, p. 75-89, 2014.

LOPES¹, ERICA AP et al. O VAREJO DE COSMÉTICOS NO MUNDO MASCULINO-OS PRODUTOS DIRECIONADOS A BARBA.

PIRES, Micaela Diegues. O poder das vitaminas. 2012. Tese de Doutorado. [sn].

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos