Coenzima_Q10_beneficio_para_praticantes_de_atividade_fisica

Coenzima Q10

A Coenzima Q10 possui ação antioxidante que neutraliza as espécies reativas de oxigênio (radicais livres). Os radicais livres causam danos celulares que podem resultar em disfunção e morte celular.

Os antioxidantes são importantes para manter as atividades normais das células e sistemas do corpo. Por sua capacidade de transferir elétrons, a Coenzima Q10 é indicada para melhorar sintomas clínicos de distúrbios associadas ao estresse oxidativo, como os cardíacos e neurológicos; fibromialgia e regeneração muscular.

A Coenzima Q10 auxilia ainda na produção de energia, no controle da glicemia e reduz o risco de lesão muscular em atletas.

   Por ser essencial para a contração muscular, a coenzima Q10 é recomendada para indivíduos com problemas cardíacos, musculares ou que realizam atividade física.

O que é Coenzima Q10?

   A Coenzima Q10, também chamada de Ubidecarenona, é uma benzoquinona presente em praticamente todas as células do organismo e em maior concentração no coração, rins, cérebro e fígado. A maior concentração nesses órgãos é explicada pelo fato destes demandarem maior energia. Uma vez que a Coenzima Q10 participa dos processos de produção de energia, através da síntese de ATP.

   A Coenzima Q10 utilizada pelo organismo pode ser obtida de duas formas: por via endógena, ou seja, produzida naturalmente pelo nosso organismo, ou por via exógena através da alimentação ou suplementos.

   Na dieta, a coenzima Q10 pode ser encontrada em maior concentração nos alimentos como frango, carne bovina e suína, peixes, soja, amêndoas, pistache, brócolis e espinafre.

 Entretanto, a ingestão diária desses alimentos não eleva significativamente os níveis de Coenzima Q10 nos tecidos. Uma vez que a alimentação fornece apenas2 a 20 mg, sendo que apenas 10% dela é absorvida.

   A absorção da Coenzima Q10 proveniente da dieta ou de suplementos ocorre no intestino delgado e é influenciada pela presença de alimentos, uma vez que é uma substancia lipofílica.

   Depois de absorvida, a Coenzima Q10 é transportada ao fígado onde é incorporada dentro de lipoproteínas e então enviada aos tecidos.

   A concentração de Coenzima Q10 nos tecidos atinge seu pico aos 20 anos e vai diminuindo com a idade. Mesmo sendo produzida pelo nosso organismo, após os 30 anos, a deficiência de coenzima Q10 é comum, o que aumenta a necessidade de sua suplementação.

   A deficiência de coenzima Q10 pode causar danos no cérebro, escoliose (encurvamento anormal da coluna vertebral), fraqueza muscular, convulsões, oftalmoplegia (paralisia dos músculos dos olhos) e outros problemas.

   Além da diminuição de coenzima Q10 conforme a idade, outros fatores como a genética e doenças cardiovasculares podem ocasionar sua deficiência, principalmente em pessoas que tomam estatinas, remédio para colesterol alto.

   Essa interação ocorre porque parte da Coenzima Q é sintetizada pela via do mevalonato, mesma via utilizada nos primeiros passos da biossíntese do colesterol. Por isso, alguns medicamentos para a diminuição da pressão e dos níveis de colesterol sanguíneo são responsáveis pela inibição da produção e absorção de Coenzima Q10.

 Sendo assim, mesmo sendo produzida pelo organismo ou adquirida através da dieta, a melhor maneira de se alcançar os níveis da coenzima Q10 no corpo pela suplementação com a Coenzima Q10.

Coenzima Q10: Para que serve?

   A Coenzima Q10 tem uma potente atividade antioxidante sendo indicado para tratamento de distúrbios associadas ao estresse oxidativo. Sua principal ação se dá dentro das mitocôndrias. Dessa forma, a coenzima Q10 contribui para a produção de energia necessária para as células funcionarem adequadamente.

   Além de seu papel na produção de energia e no combate aos radicais livres, ela é essencial para o funcionamento cardíaco, cerebral e muscular.

   A Coenzima Q10 tem sido alvo de vários estudos para investigar os seus efeitos benéficos. Dentre os achados, a Coenzima Q10 auxilia na regulação da pressão arterial, está envolvida na regulação do crescimento e diferenciação celular, exerce efeito protetor no cérebro, atua na regeneração muscular, protege o DNA e a pele.

   Em relação a seus efeitos cardíacos, a suplementação com Coenzima Q10 em pacientes que sofreram um ataque cardíaco mostrou uma diminuição dos casos de outros problemas relacionados tais como angina, arritmia e infartos subsequentes quando comparado com pacientes que tomaram placebo (LODI RT, 2000;SING RB, 1998).

   A suplementação com Coenzima Q10 também mostrou melhorar a condição de hipertensão, sendo um alvo promissor no tratamento da pressão alta (SING RB, 1999; BURKE BE, 2001).

   Quando ao seu efeito protetor cerebral, a ingestão diária de Coenzima Q10 pode ajudar a retardar o processo degenerativo em pacientes com Mal de Parkinson em estágios iniciais da doença. Segundo PALAN PR; 2010, pacientes que realizaram a suplementação diária com 1200 mg de CoQ10 apresentaram melhora na função mental, motora e na capacidade de realizar atividades cotidianas. Cerca de 44% maior em comparação ao grupo tratado com placebo.

   Estudos sobre a ação da Coenzima Q10 sobre os músculos mostraram que a suplementação com 300mg, Coenzima Q10 uma vez ao dia, reduz a lesão muscular induzida por exercícios físicos em atletas. Os dados demonstraram uma menor concentração plasmática de creatina quinase, enzima utilizada como marcador indireto de dano muscular em pacientes que utilizaram a coenzima (SOHAL RS, 2007).

Coenzima Q10: Benefícios

   A Coenzima Q10 é uma substância essencial para a saúde de todos os tecidos e órgãos humanos. Seu poderoso efeito antioxidante ajuda a manter a saúde do coração, cérebro e músculos, além de retardar o envelhecimento precoce.

   Por atuar na síntese de ATP, a suplementação com a Coenzima Q10 pode contribuir na melhora da performance esportiva e reduzir o risco de lesão.

   Quando aliada a uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, a coenzima Q10 pode auxiliar no processo de perda de peso.

Benefícios da Coenzima Q10 em Cápsulas Nutriblue:

  •  Atua como antioxidante
  •  Auxilia na regulação do crescimento e diferenciação celular
  •  Fortalece o sistema imunológico
  •  Participa de processos anti-inflamatórios
  •  Por inibir os radicais livres, pode retardar o envelhecimento celular
  •  Melhora o aspecto da pele
  •  Reduz o risco de lesão muscular
  •  Melhora a performance esportiva
  •  Tratamento coadjuvante a outros tratamentos para a fibromialgia
  •  Contribui na saúde dos neurônios, melhorando a proteção
  •  Auxilia como tratamento complementar para doenças cardiovasculares
  •  Aumenta a disponibilidade do óxido nítrico
  •  Ajuda a regenerar a vitamina C e a vitamina E
  •  Atua como coadjuvante em mitocondriopatias
  •  Melhora a qualidade de vida

Coenzima Q10: Como tomar

A ingestão de cápsulas de Coenzima Q10 vai depender da orientação do fabricante ou recomendação de um profissional médico ou nutricionista.

   A Coenzima Q10 está contraindicada para grávidas, para crianças e pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Coenzima Q10: melhor horário para tomar

  A absorção da Coenzima Q10 ocorre no intestino delgado e é influenciada pela presença de alimentos e bebidas. Como ela é lipossolúvel, a Coenzima Q10 é mais bem absorvida na presença de alimentos ricos em lipídeos.

   Por tanto, a ingestão da suplementação de Coenzima Q10 deve ser feita preferencialmente próxima de alguma refeição contendo alguma gordura boa.

   Para fins de performance esportiva, recomenda-se ingerir uma cápsula 30 minutos antes da atividade física e outra à noite, para reparo muscular.

Coenzima Q10: Dose diária recomendada

A recomendação de Coenzima Q10 normalmente varia de 100mg a 500mg diários. Salvos casos específicos em que tem o acompanhamento nutricional.

Coenzima Q10: Comprar

Você pode adquirir a suplemento de Coenzima Q10 em e-commerce, lojas de alimentos naturais, farmácias de manipulação, entre outros.

Verifique a qualidade do produto antes de adquiri-lo.

Revisado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista – CRN-3-49635

ALKHOLY, Usama M. et al. Estado antioxidante da coenzima Q10 e da vitamina E em crianças com diabetes tipo 1. Jornal de Pediatria, v. 95, n. 2, p. 224-230, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572019000200224&script=sci_arttext&tlng=pt

MACHADO, Carla da Silva. Possíveis efeitos citoprotetores do antioxidante da dieta coenzima Q10 em modelo de células neuronais. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60134/tde-24102011-143836/en.php

SILVA, Fabiana Barreiro de Freitas et al. Efeito da coenzima Q10 nos danos oxidativos induzidos pela L-tiroxina no músculo sóleo de ratos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 21, n. 2, p. 84-88, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-86922015000200084&script=sci_arttext&tlng=pt

STEMMLER, Britta. Coenzima Q10. 2016. Disponível em: https://www.dieteticaonline.es/blog/coenzima-q10.html

ZAKI, Moushira E. et al. Coenzima Q10 e marcadores pró-inflamatórios em crianças com síndrome de Down: aspectos clínicos e bioquímicos. Jornal de Pediatria, v. 93, n. 1, p. 100-104, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572017000100100&script=sci_arttext&tlng=pt

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos

Fechar Menu
15585

Inscreva-se agora e ganhe 5% de desconto em nossa loja!

15856
15585

Parabéns!
Use agora o cupom informado abaixo em nossa loja virtual!

vimdoblog

× Precisa de Ajuda?