Própolis_emagrece

Própolis emagrece?

Alguns alimentos considerados funcionais, possuem funções metabólicas, que por sua vez, podem contribuir no processo do emagrecimento de forma indireta. A Própolis Verde tem diversas funções no metabolismo, que pode melhorar os órgãos envolvidos com o processo de emagrecimento e gasto de energia. 

No entanto, nenhum alimento sozinho é capaz de emagrecer. O emagrecimento é um processo onde o corpo deve estar em déficit calórico, ou seja, você precisa estar gastando mais energia do que ingerindo.

Cada corpo possui um Taxa Metabólica Basal que nada mais é do que a quantidade de energia gasta todos os dias para manter as funções vitais do organismo, como por exemplo o funcionamento dos órgãos, tecidos, músculos, fluxo sanguíneo e todas as funções para o corpo manter-se vivo.

Esse processo completo a um gasto de energia que precisa ser ingerida todos os dias.

Além disso, existem as atividades do dia a dia, como trabalhar, se exercitar, limpeza de casa, andar, falar etc. Tudo isso precisa de energia.

Por isso, o processo do emagrecimento não irá depender exclusivamente de um alimento. Porém a junção de estratégias e alimentos que ajudam esse corpo trabalhar vai maximizar as suas chances de emagrecer.

A própolis verde tem funções extremamente importantes para o fígado, que é um dos órgãos responsáveis pelo metabolismo, assim como a tireoide. Esses órgãos precisam estar saudáveis para realizar as suas funções no corpo.

Alguns nutrientes que a própolis verde tem e que estão envolvidos com o metabolismo de energia: vitamina B1, B2 e B3, C e E, minerais (zinco, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio e cobre).

Esses nutrientes participam do processo de fornecimento e gasto de energia do organismo a partir de carboidratos e gorduras.

Além disso, a própolis verde é anti-inflamatória e antioxidante, isso significa que sua função anti-inflamatória vai auxiliar na inibição de processos que estejam atrapalhando o seu emagrecimento. A inflamação pode ser ocasionada por N fatores, envolvidos com doenças ou não.

Essa inflamação causada no organismo, pode aumentar a produção de alguns marcadores inflamatórios, que irão aumentar hormônios como o cortisol (hormônio do estresse), prejudicando o emagrecimento.

Um outro fator que pode prejudicar o emagrecimento indiretamente são os radicais livres, que em excesso essas moléculas podem ser tóxicas ao nosso organismo.

Os radicais livres podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como a diminuição sistema imunológico e o envelhecimento celular. A própolis tem compostos fenólicos que podem diminuir os radicais livres.

O sono é um dos principais fatores contribuintes para o emagrecimento. Isso porque é dormindo que tem os processos adaptativos mais significativos e com isso um bom sono pode auxiliar na perda de peso.

Usar a própolis para emagrecer?

O uso da própolis como um alimento funcional é muito antigo. Já era visto antigamente como a própolis era um alimento especial, pois diminuía os processos inflamatórios, ajudava na cicatrização, diminuía resfriados, aumentava o sistema imunológico, entre outros. 

No entanto, ela vem sendo estudada para verificar sua eficiência em outros processos como o emagrecimento.

Um estudo feito por um pesquisador da Ciência Biomédica da Universidade de Tokushima, no Japão, verificou que a própolis teve uma resposta adaptativa ao emagrecimento em ratos com uma dieta rica em gorduras.

O estudo verificou que os animais que receberam a dieta rica em gordura e tiveram o tratamento com a própolis por 14 semanas verificaram uma diminuição no peso no grupo de animais que receberam a própolis comparada ao grupo que receberam placebo.

Dessa forma, foi levantado a hipótese que a própolis teria interação com o metabolismo de tal forma que pode agir diminuindo a absorção de gordura. No entanto, é preciso fazer estudos mais desenhados e longitudinais, em humanos para realmente afirmar o fato acima.

Mesmo que ainda não tenha estudos em humanos demostrando os efeitos benéficos da própolis no processo de emagrecimento, existem diversos estudos demostrando os demais benefícios que a própolis verde tem:

Benefícios Própolis Verde:

  • Auxilia no sistema imunológico comprometido;
  • Melhora resposta contra gripes e resfriados;
  • Antioxidante;
  • Anti-inflamatório.
  • Antifúngico, antiviral;
  • Melhora a saúde como um todo;
  • Redução do estresse oxidativo;
  • Aumentar proteção hepática;
  • Melhorar processo destoxificante;
  • Melhora processo de cicatrização
  • Atua no aumento de energia e metabolismo;
  • Estimula produção de melatonina.

Qual melhor horário para tomar a própolis?

A própolis verde pode ser tomada de dia, antes das refeições ou antes de dormir, para ajudar no sono.

Conclusão

A Própolis Verde é um poderoso alimento capaz de ajudar no corpo todo em diversas situações. O seu uso é seguro e pode ser utilizado de diversas formas como spray, cápsula, gotas e pomada. O uso de própolis pode trazer diversos benefícios para o organismo, tanto para mantero corpo em equilíbrio e diminuir processos inflamatórios e infecciosos.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

ARRUDA, Daniela Évilla Gomes et al. Efeitos antioxidantes da própolis. Revista

Brasileira de Educação e Saúde, v. 8, n. 4, p. 09-15, 2018. Disponível em:

https://editoraverde.org/gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6330

 

DE-MELO, Adriane Alexandre Machado et al. Capacidade antioxidante da

própolis. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 44, n. 3, p. 341-348, 2014. Disponível:

https://www.scielo.br/pdf/pat/v44n3/a04v44n3.pdf

 

GONÇALVES, Juliane. As propriedades farmacológicas da própolis e seus benefícios

para a saúde humana. 2019. Disponível em:http://200.150.122.211:8080/jspui/handle/23102004/127.

 

HEALTHLINE. The Benefits and Uses ofPropolis. Disponível em:

https://www.healthline.com/health/propolis-an-ancient-healer.

 

PINTO, Luciana de Matos Alves; DO PRADO, Ney Robson Taironi; DE CARVALHO,

Lucas Bragança. PROPRIEDADES, USOS E APLICAÇÕES DA PRÓPOLIS. Revista

Eletrônica de farmácia, v. 8, n. 3, p. 25-25, 2011.

 

SHAPLA, UmmayMahfuza, et al. Propolis: The future therapyagainst

Helicobacterpylori-mediated gastrointestinal diseases. JournalofAppliedBiomedicine.

Vol. 16. 81-99, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320927023_Propolis_The_future_therapy_ag

ainst_Helicobacter_pylori-mediated_gastrointestinal_diseases

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos