Quais os sintomas da falta de vitamina B12

Quais os sintomas da falta de vitamina B12?

A vitamina B12 também conhecida como cobalamina, é uma das vitaminas mais necessárias e essenciais no organismo humano.

Suas funções estão relacionadas com a proliferação celular, DNA, RNA, bem como na formação de mielina e glóbulos vermelhos. A vitamina B12 é responsável por proteger os cromossomos que compõe o DNA, diminuindo o risco na geração de células danificadas.

A cobalamina é essencial na formação, integridade e maturação das hemácias (células vermelhas sanguíneas).

A deficiência de vitamina B12 pode causar distúrbios ao sistema nervoso. Isso pode acontecer porque a vitamina b12 tem funções no desenvolvimento e manutenção das funções nervosas, ela é responsável pela produção da bainha de mielina, sendo a principal maneira de proteger os neurônios, ela funciona como uma capa de produção.

Um estudo publicado no The American JournalofPsychiatry verificou que boas níveis de cobalaimina estão relacionadas com uma menor incidência de depressão.

A cobalamina ainda é relacionada com uma a regeneração dos músculos e a manter as reservas de energia. A vitamina B12 auxilia na síntese de creatina. A creatina que é uma das proteínas mais utilizada como fonte de energia nos treinos de força e potência. Tem a função de diminuir a percepção de esforço e aumentar o ganho de massa muscular.

O nosso corpo não consegue produzir a vitamina B12, por se tratar de uma vitamina essencial, ou seja, as células do nosso organismo não produz ela, no entanto, a vitamina b12 é produzida exclusivamente por microorganismo.

Por isso é encontrada com mais facilidade nos seus alimentos fontes como os de origem animal e vegetal.        

É preciso então ter uma alimentação rica desses alimentos fontes ou utilizar a suplementação para evitar a deficiência da cobalamina e principalmente evitar as condições de saúde que são consequências dessa deficiência.

Mesmo quando se tem uma boa ingestão dos alimentos fontes de vitamina B12, é importante ter uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes, isso porque, a absorção de vitamina B12 depende de um intestino saudável e integro.

É importante ressaltar que pessoas que tem uso constante de remédios para diminuição da acidez do estomago precisa verificar com o médico ou com o nutricionista se seria necessário essa suplementação de vitamina B12. Isso acontece porque, quando se tem uma alcalinização do meio ácido do estomago, isso prejudica a absorção de vitamina B12. Então precisa se avaliar todas as vertentes.

Normalmente pessoas que tem gastrite, refluxo gastresofágico ou esofagite costuma a ter muitas dores e sintomas como azia e com isso fazem o uso desses medicamentos para diminuir a acidez do estômago.

A deficiência de acarretar em diversas irregularidades no organismo e disfunções. Abaixo vou listar algumas dessas deficiências associadas 

As principais causas de deficiência de vitamina B12 são de doenças intestinais, dietas com restrições dos alimentos de origem anima como as vegetarianas, porém neste caso, é apenas por conta da má informação. Isso porque pessoas vegetarianos podem ter bons níveis de vitamina B12, mas precisam de acompanhamento com um nutricionista para alinhar o cardápio.

Outra causa da vitamina B12 é o fator intrínseco, que é a substância que permite a absorção da cobalamina.

Como falado anteriormente, algumas doenças que tem alguma disfunção no estomago podem ser a causa da deficiência da vitamina B12. A anemia perniciosa é umas das doenças que causam a diminuição do fator intrínseco (facilitador da absorção de vitamina b12) e com isso não existe uma absorção correta da cobalamina.

O ácido do estomago tem diversas funções, uma delas é separar a vitamina b12 dos alimentos. Quando se tem a utilização de medicamentos para diminuir a acidez do estomago, essa separação é interferida e com isso pode ocasionar em baixos níveis de vitamina b12.

O excesso de bactérias e parasitas no intestino é também uma das causas da deficiência de vitamina B12.

O uso de medicamentos como antibióticos e remédios para o tratamento de doenças como gastrite e ulceras como omeprazol também diminuem a absorção de vitamina B12 no intestino.

A alimentação também é um dos fatores que causam a diminuição da vitamina B12. Isso porque, os alimentos de origem animal são as fontes mais ricas em vitamina B12. Uma dieta pobre em alimentos de origem animal pode ocasionar os baixos níveis de cobalamina.

Tanto no caso da alimentação quanto nos outros tópicos, precisa se ter uma conversa com o nutricionista. O nutricionista vai realizar um questionário com base na sua rotina alimentar e dessa forma trará soluções para melhorar a sua absorção de vitamina B12.

Sinais de deficiência de Vitamina B12 (cobalamina)

Cada pessoa pode desenvolver um ou mais sintomas com a deficiência de vitamina B12, é muito individualizado. Os sintomas mais vistos são:

  • Anemia perniciosa;
  • Falta de ar;
  • Cansaço e irritabilidade
  • Pele amarelada;
  • Falta de equilíbrio;
  • Perda da sensibilidade e formigamento nos membros superiores e inferiores;
  • Dificuldade de enxergar;
  • Sentimentos de tristeza recorrentes;
  • Falta de energia;
  • Diminuição do apetite;
  • Perda de peso sem razão ou dieta;
  • Machucados aleatórios na boca e língua;
  • Perda de memória e confusão mental;

Quando se deve tomar vitamina B12?

A suplementação de cobalamina é orientada em casos de pessoas que não tem sua ingestão por via alimentar, possuem algum tipo de doença que pode estar atrapalhando a absorção de vitamina B12 ou prejudicando a separação da vitamina B12 dos alimentos, ou pessoas que usam diariamente medicamentos que diminuem a acidez do estômago como omeprazol.

Além disso pessoas que seguem uma dieta com diminuição dos alimentos fontes como carnes, leites e derivados e ovos.

Em todos esses casos se deve ter a orientação quanto as com vitamina B12 só deve ser indicada quando se tem uma orientação médica e nutricionista. Cada pessoa terá uma quantidade certa de suplementação, uma quantidade individualizada.

As recomendações de suplementação são com base nas necessidades de uma ingestão diária de cobalamina para o funcionamento ideal do sistema nervoso foi sugerida por estudos epidemiológicos.

A ingestão média nos Estados Unidos parece ser inadequada. A dose diária recomendada (RDA) para a cobalamina é de 2 mg / dia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário médio de 2,4 microgramas (mcg) de vitamina B12 para adultos.

Quem não pode tomar vitamina B12?

A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel, isso quer dizer que, seu excesso pode ser eliminado pela urina. Normalmente, a vitamina B12 fica armazenada em diversos órgãos como fígado, baço e medula óssea.

Por mais que seja uma vitamina segura de se tomar uma suplementação, é contra indicada em gravidas, lactantes e crianças.

Nestes casos é ainda mais necessário o acompanhamento com médico e nutricionista.

Em resumo, a deficiência de vitamina B12 pode ser ocasionada pela má ingestão de alimentos de origem anima, por doenças intestinais, pelo uso de medicamentos que reduzem a acidez estomacal.

Nestes casos, precisa-se entender qual o nível da deficiência e qual seria a dose necessária para repor a vitamina b12. O exame de Cobalamina precisa ser realizado para verificar quais níveis de vitamina b12 no corpo e assim fazer uma dosagem individualizada.

Você pode ler mais sobre a vitamina B12 neste artigo na integra sobre Para que serve a vitamina B12 clicando aqui e clique aqui para saber o que é a vitamina B12 na integra.

Sempre quando for utilizar ou comprar uma suplementação, verifique a matéria prima, pesquise. Verifique a qualidade do seu produto.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN3-49635

GARCIA, Gilberto et al. Homocisteína, folato e vitamina B12 em pacientes colombianos portadores de coronariopatia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 89, n. 2, p. 79-85, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abc/a/7mmQ45p7tFDwfG6TBQ9JyjB/?lang=pt

PANIZ, Clóvis et al. Fisiopatologia da deficiência de vitamina B12 e seu diagnóstico laboratorial. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 41, n. 5, p. 323-334, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpml/a/ds8PKDSTTBsXBhtfHqncT8M/?lang=pt

STRECK, Emilio Luiz; MARTINS, Jhonatan Telmo; CARVALHO-SILVA, Milena. Efeitos da deficiência de vitamina B12 no cérebro. Inova Saúde, v. 6, n. 1, p. 192-207, 2017. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/Inovasaude/article/view/3058

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Nutricionista - Taynara Caroline

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Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

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