Colágeno tipo 2 com cúrcuma como tomar e quais são os benefícios

Colágeno tipo 2 com cúrcuma: como tomar e quais são os benefícios?

Nos últimos anos, o colágeno com cúrcuma se tornou cada vez mais popular como suplemento para a saúde das articulações, além de trazer diversos outros benefícios para o corpo.

O colágeno é uma proteína importante encontrada em diversas partes do nosso organismo, como na pele, ossos, músculos e cartilagens, dentre outras.

Já a cúrcuma, por sua vez, é uma especiaria com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que pode ajudar a reduzir a inflamação e dor associada a condições como artrite.

Por que tomar colágeno tipo 2 e cúrcuma juntos?

Quando combinados, estes dois ingredientes podem trazer diversos benefícios para a saúde do corpo, tais como:

  1. Melhoria da saúde das articulações, reduzindo a inflamação e dor;
  2. Ajuda no processo de reabilitação das cartilagens e ossos fracos;
  3. Contribui para manutenção de uma pele saudável, reduzindo a aparência de rugas e linhas finas;
  4. Fortalecimento do sistema imunológico;
  5. Auxílio no processo digestivo;
  6. Ajuda no controle da pressão arterial alta;
  7. Contribui para uma boa saúde cognitiva.

Devido a todos esses benefícios, a combinação de colágeno com cúrcuma tem se tornado uma opção cada vez mais popular entre aqueles que buscam uma melhoria na saúde do corpo e uma vida mais saudável.

Benefícios gerais do uso de suplementos de colágeno tipo 2 com cúrcuma

O colágeno com cúrcuma pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, incluindo:

1.    Saúde das Articulações

O colágeno é responsável por manter a flexibilidade e a resistência das cartilagens e articulações do nosso corpo. A cúrcuma possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação nas articulações, tornando o colágeno com cúrcuma um suplemento eficaz para pessoas que sofrem de doenças como a artrite.

2.    Saúde da Pele

O colágeno é um componente importante da pele, que ajuda a sustentar sua estrutura. A suplementação com colágeno pode ajudar a melhorar a aparência da pele, diminuindo os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas. A cúrcuma também pode ajudar a combater os radicais livres na pele, melhorando a saúde geral da pele.

3.    Saúde dos Ossos

O colágeno é um componente importante do tecido ósseo, proporcionando resistência e estrutura aos ossos. A suplementação com colágeno pode ajudar a fortalecer os ossos e a prevenir a osteoporose. A cúrcuma pode ajudar na absorção de cálcio, o que é importante para a saúde óssea.

4.    Saúde do Coração

O  colágeno pode ajudar a manter a integridade das paredes dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea. A cúrcuma pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

5.    Saúde Digestiva

O colágeno pode ajudar a melhorar a saúde digestiva, aumentando a produção de ácido gástrico e melhorando a absorção de nutrientes.

A cúrcuma possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação no trato gastrointestinal, melhorando a saúde digestiva.

Além desses benefícios, o colágeno com cúrcuma também pode ajudar a melhorar a saúde das unhas, cabelos e músculos.

É importante lembrar que os efeitos da suplementação podem variar de pessoa para pessoa e que é sempre recomendado consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação.

Como tomar suplementos de colágeno com cúrcuma?

Os suplementos de colágeno com cúrcuma estão amplamente disponíveis na forma de comprimidos, cápsulas, pó e bebidas.

A dosagem recomendada pode variar de acordo com o produto e a marca, além das necessidades individuais.

É importante seguir as instruções do fabricante e consultar um profissional de saúde antes de começar a tomar o suplemento.

Normalmente, os suplementos de colágeno com cúrcuma são recomendados para serem tomados com o estômago vazio, meia hora antes das refeições.

Quando tomados em doses elevadas, estes suplementos podem causar desconforto gastrointestinal. Por isso, é importante respeitar a dosagem recomendada pelo fabricante e evitar ao máximo ultrapassá-la.

Alguns produtos de colágeno com cúrcuma também são adicionados a bebidas como smoothies e shakes.

Estes são uma ótima opção para quem deseja desfrutar das propriedades benéficas do suplemento de forma saborosa.

Novamente, a dosagem recomendada pode variar dependendo do produto, e é essencial verificar as instruções do fabricante antes de começar a adicionar o suplemento a sua dieta.

Para quem são indicados os suplementos de colágeno com cúrcuma?

Qualquer pessoa pode se beneficiar dos suplementos de colágeno com cúrcuma, especialmente aquelas que apresentam condições que afetam as articulações, como artrite, artrose e dor nas articulações.

Ele também pode ajudar a melhorar a saúde da pele, cabelos e unhas, tornando-o um suplemento popular para os cuidados pessoais.

Além disso, pessoas que praticam atividade física regularmente e que precisam de uma maior flexibilidade e mobilidade das articulações também podem se beneficiar do uso deste suplemento.

As mulheres também podem se beneficiar devido à diminuição da produção de colágeno com o envelhecimento. Consulte um profissional de saúde antes de começar a tomar suplementos de colágeno com cúrcuma.

Referências:

LIANG, J; et al. The Protective Effects of Long-Term Oral Administration of Marine Collagen Hydrolysate from Chum Salmon on Collagen Matrix Homeostasis in the Chronological Aged Skin of Sprague-Dawley Male Rats. Journal of Food Science, 2010.

OHARA H, MATSUMOTO H, ITO K, IWAI K, SATO K. Comparison of quantity and structures of hydroxyproline-containing peptides in human blood after oral ingestion of gelatin hydrolysates from different sources. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 2007.

PROKSCH, E.; SCHUNCK, M.; ZAGUE, V.; SEGGER, D.; DEGWERT, J.; OESSER, S. Oral Intake of Specific Bioactive Collagen Peptides Reduces Skin Wrinkles and Increases Dermal Matrix Synthesis. SkinPharmacologyandPhysiology, 2014.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos