Colágeno

Colágeno

Colágeno

Você conhece todos os benefícios do colágeno? Certamente já notou a variedade de produtos farmacêuticos que o contém. Também pudera, o colágeno está diretamente ligado à manutenção da beleza, a uma pele lisa, firme e sem rugas. Porém esse é só uma de suas propriedades.

O colágeno é uma proteína encontrada abundantemente no corpo humano e demais mamíferos. Sua principal função é contribuir com a integridade estrutural dos tecidos.

Dessa forma, é ele quem dá suporte e mantém as células unidas proporciona firmeza à pele, cartilagens, tendões e demais partes do nosso corpo que os ossos não sustentam.

O colágeno representa de 25-30% de todas as proteínas presentes no corpo, sendo encontrado nos tecidos conjuntivos, tais como os ossos, tendões, ligamentos, cartilagens, veias, pele, dentes, bem como nos músculos e na camada córnea dos olhos. Ele também tem papel na cicatrização e regeneração da pele.

Porém, mesmo com toda essa importância estrutural, no início da fase adulta, a deficiência de colágeno começa a ser notada. Nosso organismo diminui a produção de colágeno, fato esse que favorece o aparecimento de rugas, celulites, enfraquecimento ósseo, entre outros sinais que, apesar de fazerem parte do processo natural de envelhecimento, desagradam muitas pessoas.

Mas o que fazer para prevenir as tão temidas rugas e pele flácida? Além de proteger as articulações e ossos? É necessário suplementar o colágeno!

Suplementação de colágeno

A preocupação com a qualidade de vida e com a estética motivam muitas pessoas a irem até as farmácias e lojas online em busca de produtos que proporcionem melhorias.

Quando o assunto é beleza e saúde da pele, impossível não lembrar do colágeno, não é mesmo? Essa proteína traz diversos benefícios para a pele, proporcionando firmeza e elasticidade. Entretanto, pode atua também em outras partes do corpo.

Por conta disso, o colágeno pode ser encontrado em diversos suplementos e produtos alimentícios, como iogurtes, sucos, balas, gelatinas, entre outros.

Mas também em cápsulas de colágeno e em pó, para melhorar a elasticidade e firmeza da pele e na prevenção de doenças, como a osteoartrite e osteoporose.

A suplementação de colágeno gera vários benefícios, entre eles:

  • Melhora da elasticidade e firmeza da pele;
  • Protege as articulações;
  • Auxilia na prevenção do surgimento de estrias e celulite;
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Rejuvenesce a pele;
  • Protege os ossos, prevenindo contra a osteoporose;
  • Melhora a cicatrização.

O brasileiro está cada vez mais preocupado com a aparência e a saúde, tanto que o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos ligados à beleza, atrás somente dos EUA e China.

Assim, as marcas e laboratórios estão aperfeiçoando cada vez mais os suplementos de colágeno, buscando a melhor ingestão e absorção da proteína pelo organismo.

É o que faz a Nutriblue, com seu suplemento de colágeno hidrolisado com vitamina C, favorecendo o aproveitamento do colágeno pelo organismo humano.

Tipos de colágeno

Quando nos referimos somente a “colágeno” estamos denominando umafamília de 27 proteínas encontradas nos tecidos conjuntivos do corpo.

Sendo assim, existem diferentes tipos de colágeno, dependendo dos tecidos dos quais se origina.

Tipo I

É o tipo mais comum e abundante no corpo humano. Geralmente é encontrado em locais que resistem a grandes tensões e dão suporte para a pele e tendões. Está presente na cartilagem fibrosa, tendões, ossos, pele, unhas e cabelos.

Tipo II

Semelhante ao tipo I, mas com menor diâmetro, o colágeno tipo II é encontrado em locais que resistem a grandes pressões, como, por exemplo, cartilagem elástica e hialina, discos intervertebrais e nos olhos.

Tipo III

Otipo III é o segundo mais abundante no corpo humano e está presente nas artérias, pulmões, intestinos, fígado e útero.

Tipo VI

Com a função de sustentação e filtração, está presente nos rins, na lâmina basal e na cápsula do cristalino.

Colágeno nativo

O colágeno nativo é insolúvel obtido de diversas espécies animais para a produção de suplementos de colágeno.

No Brasil, a maior parte do colágeno é proveniente dos subprodutos da indústria de carne, tal como do couro de curtume obtido dos resíduos da derme e do tecido subcutâneo de bovinos e suínos.

Essa versão de colágeno não é reduzida em partículas menores, mas serve de base para obter diferentes tipos de suplementos de colágeno.

Colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado, como já diz o nome, é o colágeno que passa pelo processo de hidrólise. Dessa forma, é quebrado em partículas menores para queseja absorvido rapidamente pelo corpo.

Esse tipo de colágeno é bastante procurado em farmácias para a suplementação, uma vez que melhora a aparência da pele e traz benefícios para as cartilagens e ossos.

Tipos de suplementos de colágeno

Hoje encontramos o colágeno em diversas formas para a suplementação, seja em cápsulas, pó, em balas e bebidas. Diante de tantas opções, você sabe qual o melhor tipo de suplemento de colágeno?

Colágeno hidrolisado

Como dissemos anteriormente, o colágeno hidrolisado éobtido a partir do osso e cartilagem do boi e posteriormente pelo processo de hidrólise. Ou seja, é quebrado pela água em partículas menores para que então possa ser melhor absorvido e aproveitado pelo organismo humano.

A hidrólise garante a eficiência dos aminoácidos constituintes do colágeno. Por isso, éum dos tipos mais procurados para compor alimentos funcionais, cosméticos, nutracêuticos e suplementos de colágeno.

O colágeno hidrolisado melhora a saúde da pele, possibilitando uma melhora na hidratação, suavidade e firmeza da pele. Garante um efeito rejuvenescedor e antienvelhecimento, uma vez que também diminui a produção de lipofuscina, um pigmento marrom característico do envelhecimento.

O suplemento de colágeno hidrolisado é indicado também para auxiliar na melhoria da saúde das cartilagens e dos ossos. Podendo ser encontrado em três aspectos: pó, cápsula ou na forma líquida.

A apresentação empó e cápsula é a mais popular e mantém agrande estabilidade da proteína e consequentemente seus benefícios do uso contínuo.

Colágeno em cápsulas

O colágeno hidrolisado em cápsulas a forma mais fácil e rápida de suplementar colágeno, pois, além de ser produzido com um tipo de colágeno muito bem absorvido e aproveitado pelo organismo humano, possui a comodidade de ser encontrado em cápsulas que podem ser ingeridas facilmente, onde quer que você esteja.  

O colágeno hidrolisado em cápsulas Nutriblue proporciona ainda mais benefícios. Além de ser superconcentrado, possui em sua formulação a vitamina C, que promove o melhor aproveitamento do colágeno. Essa é a cápsula da beleza sua pele.

Mesmo sendo fácil de consumi-lo, para alcançar os resultados, é importante tomar diariamente seguindo a quantidade indicada.

Colágeno em pó

O colágeno em pó, por sua vez, deve ser diluído na água, no suco, ou até mesmo na comida. Ele pode ser encontrado com ou sem sabor.

Uma dica, nesse caso, é prepará-lo com suco rico em vitamina C, como por exemplo, laranja ou limão, para potencializar sua absorção.

Quando usar colágeno?

A quantidade de colágeno no corpo humano sofre alterações ao longo dos anos, principalmente por conta do envelhecimento e da má alimentação.

Nos primeiros anos de vida até a puberdade, essas alterações do colágeno não são tão visíveis. A falta de colágeno só se torna mais nítida quando com o avanço da idade, onde começam a aparecer aquelas rugas, nos alertando que a elasticidade da pele não é mais a mesma de antes.

Com o passar dos anos, é normal que a síntese de colágeno diminua gradativamente. Isso se inicia, em média, a partir dos 30 anos de idade, onde perdemos em torno de 1% de colágeno anualmente. Mesmo com uma alimentação adequada, a quantidade de colágeno não supre as necessidades do organismo. Por isso, se recomenda o início da suplementação.

Depois dos 50 anos, essa queda na produção natural de colágeno é mais acentuada e nosso organismo passa a produzir apenas 35%, em média, de colágeno. Com isso, a pele se torna menos elástica, mais fina e seca e as temidas rugas, a flacidez e as celulites aparecem.

Fatores externos também podem diminuir a quantidade de colágeno, como por exemplo a exposição excessiva ao sol, poluição, fumo e álcool.

Esse aspecto envelhecido da pele incomoda, principalmente as mulheres. Antes fosse só a estética, essa diminuição dos níveis de colágeno também enfraquecem os ossos, ligamentos, favorecendo fraturas e contusões.

Por isso, muitos especialistas recomendam que se inicie a suplementação com o colágeno hidrolisado a partir dos 30 anos, sendo que depois dos 50 é essencial que o faça.

Os suplementos de colágeno devem ser usados quando a concentração de colágeno se faz presente no corpo. As principais razões para se iniciar a suplementação com colágeno são:

  • Diminuição da espessura dos fios de cabelo;
  • Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;
  • Surgimento de rugas e de linhas de expressão;
  • Aparecimento de estrias;
  • Pele fina e desidratada;
  • Diminuição da densidade dos ossos
  • Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.

Qual o colágeno mais eficaz?

O tipo de colágeno mais fácil de ser absorvido pelo organismo e mais bem aproveitado é o colágeno hidrolisado. Não à toa, que é um dos mais buscados e indicados. Sendo inclusive liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para comercialização e consumo, sem prescrição médica.

A característica mais importante do colágeno hidrolisado são seus aminoácidos em tamanhos reduzidos que favorecem a absorção. Como também o alto nível de glicina e prolina, dois aminoácidos essenciais que apresentam efeitos benéficos ao organismo.

Quanto tempo o colágeno demora para fazer efeito?

Para se obter os efeitos benéficos do colágeno, como melhora da elasticidade e firmeza da pele e preservação da saúde das articulações e ossos, é necessário o consumo diário e contínuo de colágeno hidrolisado nas quantidades recomendadas.

A maioria dos estudos demonstram que os efeitos começam a aparecer em um período de 3 meses de uma ingestão diária de 2 a 5 g de colágeno.

Qual a quantidade de colágeno por dia?

O suplemento de colágeno hidrolisado é melhor aproveitado pelo organismo quando consumido junto com uma fonte de vitamina C. Essa vitamina, em conjunto com o suplemento de colágeno, tanto aumenta a produção de colágeno pelo organismo, quanto diminui sua lise, ou seja, a quebra do colágeno.

Por isso, prefira suplementos de colágeno hidrolisado que contenham vitamina C, ou procure sempre consumir o suplemento com uma fonte dessa vitamina.

O Colágeno Hidrolisado Nutriblue já vem com vitamina C na sua fórmula, facilitando seu consumo. Assim, em qualquer lugar que você esteja, você aproveita o melhor do seu suplemento.

Recomenda-se uma dose diária de 2 a 5 gramas de colágeno. Assim, tome 2 cápsulas, 2 vezes ao dia do seu suplemento de Colágeno Hidrolisado com Vitamina C NUTRIBLUE ou conforme a orientação de um profissional habilitado.

Este post tem 3 comentários

  1. Muito bom o artigo. Me ajudou bastante.

  2. Adorei o artigo, tem muita informação que eu não conhecia sobre o colágeno. Até já compartilhei, pois acredito que muita gente precisa saber mais sobre o colágeno!

    Parabéns pelo artigo e obrigado por escrever este artigo tão informativo!

  3. Depois que comecei a usar colágeno senti diferença na pele na hora!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
15585

Inscreva-se agora e ganhe 5% de desconto em nossa loja!

15856
15585

Parabéns!
Use agora o cupom informado abaixo em nossa loja virtual!

vimdoblog

× Precisa de Ajuda?