Os Melhores suplementos para idosos

Os Melhores suplementos para idosos

A população vem envelhecendo cada vez mais, com a expectativa de vida alta, é importante a atenção para envelhecer de uma forma saudável, com qualidade de vida e bem estar.

Estima-se que os novos brasileiros, irão chegar aos 75 anos, porém com boa saúde até os 65 anos.

Obviamente que são dados generalizados e não trazem a individualidade de cada pessoa.

É visto nos últimos anos que, apesar da expectativa de vida esteja aumentando, a qualidade de vida nem sempre acompanha esse crescimento.

Isso porque as doenças nessa fase são mais vistas, doenças essas que começam na fase adulta e vão prolongando na medida que o corpo vai envelhecendo.

As doenças metabólicas afastam a qualidade de vida e bem estar, por mais que na maioria delas, as doenças metabólicas são silenciosas, elas são um fator predominante para o início do uso de remédios para o resto da vida.

Algumas delas se iniciam pelos maus hábitos, podendo ser através da alimentação, mais também da vida, como sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, entre outros.

Além disso, normalmente uma alimentação desiquilibrada, a deficiência de nutrientes, o consumo excessivo de alimentos industrializados, em conjunto com esses hábitos, aumenta a produção de radicais livres, que são substâncias degenerativas, que muitas vezes em excesso e não controladas, dão o início para processos de doenças.

Uma alimentação equilibrada em sua maior parcela, com alimentos como vegetais, frutas, cereais integrais, tubérculos, o nosso simples porém incrível prato de comida com metade do prato de legumes vegetais, arroz, feijão e proteína é saudável e deve ser feito diariamente.

A alimentação saudável não é só consumir alimentos ditos saudáveis todos os dias, no entanto deve ser a base da nossa alimentação.

Quando não existe uma ingestão adequada desses alimentos, o corpo fica debilitado, existe o aumento de doenças metabólicas, aumento de deficiências nutricionais, e principalmente o início de doenças relacionadas ao estado nutricional.

Muitas doenças tem início justamente pelas deficiências nutricionais e por uma alimentação inadequada.

Não somente nisso, mas na fase de senescência, se deve ter o aumento do aporte de diversos nutrientes, justamente porque o corpo para de produzir muitos. Um exemplo disso é a quantidade de massa magra.

No envelhecimento, se não houver estímulos externos como exercícios físicos, consumo correto de proteínas, a massa muscular nessa fase começa a degradar.

Uma das doenças que acomete esse público é a sarcopenia. Esse processo faz parte do envelhecimento e é, em parte, responsável pela perda da qualidade de vida na terceira idade.

Já no caso da osteoporose, é uma doença caracterizada pela perda progressiva de osso, facilitando o aumento de quedas e fraturas.

Em situações aonde existem condições de saúde que são afetadas principalmente pelos hábitos alimentares, as suplementações podem ser bem vindas.

Suplementos para idosos 2022

Pensando em suplementação, é preciso entender alguns aspectos. A suplementação é um método que serve para complementar, adicionar a alimentação, algo que esteja faltando ou em deficiência.

Nenhuma suplementação isoladamente consegue fazer milagres tão pouco ser exclusivamente o resultado daquele objetivo.

Existe uma hierarquia e a suplementação fica abaixo de uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos, um sono em dia, e uma ótima ingestão de água.

Quais suplementos para idosos são mais indicados?

Os suplementos mais indicados para idosos são aqueles no qual existe uma diminuição na produção pelo corpo nesta fase, por conta de uma deficiência alimentar, pela baixa ingestão de alguns alimentos, para ser um coadjuvante na qualidade de vida.

Alguns desses suplementos são:

Ômega-3:é uma gordura essencial para organismo visto que já não há produção dela pelo corpo e precisamos da alimentação. Tem funções anti-inflamatórias, atua na diminuição de colesterol, tem efeito cardioprotetor. Usada na prática clínica para doenças inflamatórias como artrite, articulações, função neural e cognição. É importante, verificar a procedência do ômega 3, verificar os selos de garantia da marca.

Colágeno tipo II: O colágeno é uma proteína que ao passar dos anos  a sua produção no organismo vai diminuindo. É uma proteína essencial para as articulações, mobilidade e flexibilidade. Em conjunto com vitaminas e minerais, ajuda a diminuir o desgaste nas articulações além de atuar na reconstrução das cartilagens.

Vitamina D: é uma das vitaminas aonde se tem mais deficiência, justamente pela a exposição solar ser baixa em idosos. Em alguns estudos a vitamina D e bons níveis da mesma foi verificado uma diminuição prevenção de quedas em idosos. Além de ser essencial para o tratamento de osteoporose, auxilia na absorção de cálcio e fósforo, auxilia no funcionamento do sistema imune, auxilia no funcionamento muscular, manutenção dos níveis de cálcio no sangue e no processo de divisão celular.

Cálcio: necessário para casos de osteoporose ou outras doenças que acometem os ossos. O cálcio é essencial para formação e manutenção de ossos e dentes, no funcionamento muscular, auxilia no funcionamento neuromuscular, auxilia no processo metabólico

Zinco: é um dos minerais mais importantes para um bom funcionamento do organismo. O zinco auxilia na síntese de proteínas, um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres, auxilia no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

Magnésio: já esse mineral tem funções tanto musculares quanto no metabolismo. Atua como cofator de enzimas que regulam o metabolismo do cálcio, efeito protetor no desempenho muscular. É essencial para síntese de novas proteínas. Em estudos feitos na população mais idosa, foi visto que o consumo de magnésio pela alimentação é 12% a menos em idosos com sarcopenia.

Vitamina B12: a deficiência de vitamina b12 está relacionada em demências, mal de Alzheimer, anemias. Auxilia na formação de células vermelhas do sangue, auxilia no funcionamento do sistema imune

Em resumo, suplementações nesta fase são importantes e em alguns casos essenciais para uma boa qualidade de vida, bem estar. Qualquer suplementação precisa de uma orientação quanto as quantidades. Cada pessoa tem sua individualidade e precisa ser considera.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN3-49635

DA CUNHA, Ana Paula Gomes; DOS SANTOS SOLANO, Layane; DE SOUSA SÁ, Odara Maria. Efeitos da suplementação de ômega 3, magnésio e vitamina B12 na função cognitiva e estado nutricional em idosos com Alzheimer. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 33, p. e643-e643, 2019.https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/643

OLIVEIRA, Daniela Filipa Mendonça de. A vitamina D nos idosos. 2015. Tese de Doutorado.https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/31446

ROCHA, Camila Dias Nascimento et al. Relação de biomarcadores de cálcio, magnésio, zinco e selênio em idosos longevos saudáveis com quantidade e qualidade da massa muscular. 2021.https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/36388

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos