oleo de semente de abobora o que e e para que serve

Óleo de semente de abobora

Os óleos vegetais podem ser benéficos de acordo com sua composição, isso vai depender dos nutrientes ali presentes.

Alguns nutrientes podem ter funções como redução de LDL colesterol, aumento de HDL colesterol.

As gorduras são classificadas popularmente como gorduras boas e gorduras ruins.

Uma das gorduras que podem causar diversos malefícios para saúde é a gordura trans, que é uma gordura geneticamente modificada, passando pelo processo de hidrogenação.

Outras gorduras ao contrário, podem contribuir com a saúde, pois as gorduras desempenham muitas funções no organismo.

É importante ter conhecimento dos alimentos fontes de gorduras que estão sendo consumidos, visto que as gorduras industrializadas podem causar problemas a saúde como a gorduras trans.

Estudos recentes demonstram relação entre a ingestão de óleos ricos em ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados de origem vegetal e a melhora no perfil lipídico sérico.

De acordo com os resultados, essa ingestão de gorduras podem reduzir o teor de LDL colesterol e triacilgliceróis e aumento do HDL colesterol.

O óleo de semente de abobra é derivado das aboboras, normalmente pertencentes ao gênero Cucurbita da família Curcubitaceae.

Na literatura podemos encontrar alguns benefícios relacionados a semente de abóbora quanto a sua composição, indicada como uma semente proteica, com compostos antioxidantes e a composição de ácidos graxos.

Um estudo realizado por Rezig et al. (2012) foi encontrado elevado conteúdo de ácidos oleico, linoleico e palmítico, com percentuais de 44 %, 35 % e 16 %, respectivamente, em sementes de abóboras Béjaoui, uma variedade proveniente da Tunísia.

Em variedades brasileiras como as sementes de Cucurbita pepo e Cucurbita máximo foi encontrado pelos pesquisadoresApplequist et al. (2006) e Stevenson et al. (2007), um conteúdo de ácido linoleico, de 42,4 % a50,31 % nos óleos nas sementes.

Para que serve óleo de semente de abóbora?

O óleo de semente de abóbora pode ser um aliado na alimentação, visto que contém diversos nutrientes para melhorar a saúde no geral e dessa forma complementando a alimentação.

É uma boa fonte de proteína, em 15g de semente de abobora temos em média 4,5g de proteínas.

Além disso possui alguns mineiras como: ferro (10,9 mg/100g), magnésio (10,9 mg/100g), fósforo (1090 mg/100g), potássio(982 mg/100g) e manganês (8,9 mg/100g), porém baixo teor de cobre e zinco.

É verificado a presença de ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que contribuem auxiliando com o sistema cardiovascular, sistema imunológico e sistema nervoso no organismo.

Segundo Murkovic (1996), o óleo da semente de abóbora possui propriedadesantioxidantes sendo rico em vitamina E (tocoferol).

Além disso são encontrados compostos bioativos e fitoestrógenos do tipo lignana.

Os fitoestrógenos ou fitoesteróis são substâncias que estão presentes nos vegetais e plantas, e tem como benefício melhorar o perfil de colesterol, ajudando na redução.

Essas substancias contribuem também com o sistema imunológico e alguns estudos mostram sua eficiência em alguns cânceres.

Outra substancia muito pesquisada na semente de abobora é a cucurbitacina cuja a sua função é de anti-helmíntica, onde que ela pode ser benéfica contra infecções causadas por vermes.

Entretanto, estudados ainda estão sendo feitos em humanos para realmente verificar a sua eficiência nesta área. Outros benefícios já verificados da cucurbitacina:

  • Função anti-inflamatório, atuando em doenças de próstata e no sistema urinário.
  • Auxilia no tratamento de doenças na bexiga, como exemplo incontinência urinária e hiperplasia prostática benigna.
  • Por contem ácidos graxos, pode atuar inibindo a formação de células que já estão danificadas, como células tumorais.

Quais são os benefícios do óleo de semente de abóbora?

Pela quantidade de nutrientes pressentes no óleo de semente de abóbora, muitos benefícios são relacionados com seu consumo, visto que este alimento possui vitaminais, minerais, gorduras boas e compostos bioativos que serão os responsáveis pelos benefícios do óleo semente de abóbora.

As cucurbitacina presentes no óleo de semente de abobora lhe conferem uma ação anti-vermifugo, atuando contra vermes no corpo humano, como exemplo a tênia.

Outros benefícios associados a este composto bioativos é sua atuação em algumas condições de próstata e sistema urinário.

Os ácidos graxos presentes no óleo de semente de abobora como os monoinsaturados ômega 6 e ômega 9 auxiliam também no tratamento de doenças da próstata e vesícula.

Além disso, são contribuintes do sistema imunológico e sistema cardiovascular.

  • Ômegas 6: auxilia no controle da pressão arterial e do colesterol, contribuindo para aumentar o colesterol bom, que é o HDL. Atua também no sistema imunológico
  • Ômega 9: é um ácido graxo que o nosso corpo produz, no entanto, é preciso ter via alimentação. Suas funções são relacionadas a regulação da temperatura do corpo, participação na produção de hormônios sexuais como o estrogênio e a progesterona. Além disso, contribui com o aumento da absorção de vitaminas A, D, E e K no corpo.

Os carotenoides presentes no óleo de semente de abóbora são pigmentos presentes em legumes e frutas, com cores amareladas e vermelhas. Possui papel importante no organismo:

  • Antioxidantes;
  • Participam do sistema imunológico;
  • Saúde dos olhos;
  • Atuam contra doenças cardiovasculares;
  • No corpo são transformados em Vitamina A.

É visto que existe diversos benefícios com o consumo da semente de abobora quanto suas versões em óleo por exemplo.

Óleo de semente de abóbora está ligado com a melhora da saúde e possui outros benefícios como:

  • Bem estar: os benefícios correlacionados com o bem estar do óleo de semente de abobora podem ser correlacionados pela quantidade de triptofano na sua composição. O triptofano é um dos principais nutriente para formação de serotonina. Já a serotonina é um hormônio que causa bem estar e relaxamento no organismo.
  • Saúde da próstata: por ser rica em zinco, aproximadamente 1,2mg, contribui com a saúde da próstata.
  • Antioxidante: o óleo de semente de abobora possui antioxidantes que são importantes para a eliminação de radicais livres no organismo. Por sua vez, os radicais livres em excesso podem aumentar o envelhecimento celular, danificar as células e dar início a uma cascata de distúrbios metabólicos causados pelo o excesso de radicais livres. A vitamina E é uma das vitaminas que tem a função antioxidante. Alguns benefícios a longo prazo com o consumo de antioxidantes na alimentação pode ser benefício contra a formação de células tumorais e consequentemente a diminuição da incidência de canceres.
  • Saúde cardiovascular: por possui gorduras boas, o óleo de semente de abóbora pode ser uma opção na alimentação para contribuir com a saúde do coração.

Como tomar óleo de semente de abóbora?

O óleo de semente de abóbora pode ser ingerido via suplementação, em cápsulas. É importante seguir a quantidade recomendação médica ou por um nutricionista.

É importante salientar que qualquer tipo de aquecimento ao óleo de semente de abobora pode afetar sua composição nutricional e compostos bioativos. Por conta disso, este óleo não pode ser utilizado para cozinhar ou fritar.

Em conclusão, óleo de semente de abóbora ainda vem sendo estudado, justamente porque os estudos dos óleos de sementes são muito escassos.

Mas, é verificado os benefícios do óleo de semente de abóbora pelos nutrientes presentes na sua composição. 

Gorduras boas, vitaminas como vitamina A, Complexo B e vitamina E fazem parte de sua composição.

Além de minerais como zinco, magnésio e potássio. Sua composição conta com fitoesterois que são capazes de atuar no equilíbrio de colesterol e triglicérides.

É rico em antioxidantes, que atuam contra os radicais livres.

O óleo de semente de abóbora é muito estudado por sua atuação na saúde da próstata, entretanto é preciso muito mais estudos para firmar esses benefícios.

Como é derivado de um alimento in natura, o óleo de semente de girassol, é livre de aditivos químicos e substancias que possam danificar sua composição.  Por ser um óleo de baixo teor calórico, não existem contraindicações.

É importante verificar os ingredientes quando for adquirir o óleo de semente de abóbora em capsulas, verificando se não existe na composição corantes e açúcares.

Por fim, o consumo de óleo de semente de abóbora deve estar aliado a um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

Nenhuma suplementação atua sozinha, como próprio nome já fala, é uma suplementação e deve ser tratada como tal. Por isso, cuide da sua alimentação, para suplementação trazer seus benefícios.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN3-49635

APPLEQUIST, W. L.; AVULA, B.; SCHACEBERG, B. T.; WANG, Y. H.; KHAN, I. A. Comparative fatty acid content of seeds of four Cucurbita species grown in a common (shared) garden. Journal of Food Composition and Analysis, v. 19, n. 6-7, p. 606-611, 2006

NAVES, Luciana de Paula et al. Nutrientes e propriedades funcionais em sementes de abóbora (Cucurbita maxima) submetidas a diferentes processamentos. Food Science and Technology, v. 30, p. 185-190, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cta/a/RkfhMH5zWYS3fDprJKRXYYt/?lang=pt

REZIG, L.; CHOUAIBI, M.; MSAADA, K.; HAMDI, S. Chemical composition and profile characterisation of pumpkin (Cucurbita maxima) seed oil. Industrial Crops and Products, v. 37, p. 82-87, 2012.

STEVENSON, D. G.; ELLER, F. J.; WANG, L.; LANE, J. L.; WANG, T.; INGLETT, G. E. Oil and tocopherol content and composition of pumpkin seed oil in 12 cultivars. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 55, n. 10, p.4005-4013, 2007

SANT’ANNA, Lina Cláudia et al. Avaliação da composição química da semente de abóbora (Cucurbita pepo) e do efeito do seu consumo sobre o dano oxidativo hepático de ratos (Rattusnovergicus):[dissertação]. 2005. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/102076/232793.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos

Fechar Menu
15585

Inscreva-se agora e ganhe 5% de desconto em nossa loja!

15856
15585

Parabéns!
Use agora o cupom informado abaixo em nossa loja virtual!

vimdoblog

× Precisa de Ajuda?