Como usar o Óleo de Prímula para emagrecer

Para que serve óleo de prímula?

O Óleo de Prímula, conhecido também por Oenotherabiennis ou Onagra, é uma planta com benefícios fitoterapeuticos, muito utilizada para diminuir os sintomas de tensão pré menstrual (TPM), usada como anti-inflamatório contra cólicas, menopausa, utilizada em casos de doenças cardiovasculares e artrite reumatoide.

A prímula é uma planta nativa da américa do norte, as flores produzidas pela planta são amareladas e é a partir da planta que é obtida a semente que dá origem ao óleo da prímula.

O óleo de prímula é rico em ácido graxo gama linoleico, ácido linoléico, ácido esteárico, oleico e palmítico.

Como dito anteriormente, este óleo ficou muito conhecido por suas funções associadas contra a TPM, pois alivia os sintomas com a alteração de humor e dores de cólica.

A relação entre o óleo de prímula e a redução da inflamação (o que ocorre quando se tem cólica) é porque o seu principal componente ácido gama linoleico (GLA) é um composto que participa da produção de substâncias (prostaglandinas) que são responsáveis pela redução da inflamação no organismo.

Além disso, altos níveis de proteção das prostaglandinas são associadas a uma redução e na prevenção da formação de trombos, corroborando contra a trombose.

Pela sua composição de GLA, o óleo de prímula é indicada em alguns casos para auxiliar no controle de colesterol, no entanto, para esses casos aonde já existe uma condição de alterações metabólicas, é preciso verificar com um médico ou nutricionista.

Além disso, o óleo de prímula é utilizado há muitos anos para o fortalecimento do sistema imunológico. Ainda não se sabe se tem benefícios adicionais, mas o que é verificado sua atuação pela síntese de prostaglandinas, que atuam controlando inflamações, contribuindo diretamente com as células de defesa do organismo.

O óleo de prímula pode contribuir de forma indireta na redução da acne. A acne é um sinal do organismo que está avisando que algo está errado. Existem diversas raízes que podem aumentar as acnes. O óleo de prímula pode contribuir com as acnes de origem pelo desequilíbrio hormonal. No entanto, é preciso verificar o que pode estar causando essa acne, agir na raiz dela e não apenas tentar diminuir.

A atuação de óleo de prímula nos sinais de TPM são bem visualizados nos estudos, com essa diminuição de TPM, ele também auxilia na diminuição da irritabilidade, dores nos seios e cólicas.

Alguns estudos estão verificando a atuação do óleo de prímula com o controle da glicemia em pacientes diabéticos.

Como usar o óleo de prímula para emagrecer?

O óleo de prímula é um suplemento alimentar caracterizado pelo seu potencial em melhorar a inflamação no organismo, isso é causado pela sua quantidade de ácidos graxos, como o ácido linoleico e o ácido gama linoleico (GLA).

Todo processo inflamatório no organismo desencadeia alterações hormonais. Na obesidade, normalmente temos um desiquilíbrio de dois hormônios muito importantes para o controle do peso: leptina e grelina.

A leptina (hormônio da saciedade) e a grelina (hormônio da fome) são excretados pelo organismo em momentos em que o corpo está muito tempo de jejum ou quando o mesmo já foi alimentado.

Na obesidade, esses sinais de fome e saciedade são diminuídos e com isso pode gerar uma resistência a leptina, ou seja, o organismo passa a não entender que está saciado.

Um dos fatores que podem contribuir com essa desregulação desses dois hormônios é a inflamação gerada pelo aumento de gordura. A gordura em excesso é altamente inflamatória e com isso pode gerar esse desiquilíbrio.

Tanto o ácido linoleico encontrado no óleo de prímula, como outros nutrientes como ômega 3 pode contribuir com a diminuição da inflamação do organismo. No entanto, é preciso controlar a alimentação.

O emagrecimento na definição da palavra é a oxidação degordura, ou seja, o corpo passa a usar a gordura acumulada como fonte de energia. Para isso acontecer é preciso ter uma alimentação controlada, rica em vegetais, legumes, frutas e alimentos in natura. É preciso principalmente estar em um déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que o corpo gasta.

O óleo de prímula ele pode ser útil para auxiliar nos processos inflamatórios, no período da TPM, o óleo de prímula pode diminuir a retenção de líquido que acontece, mas isso é caracterizado como uma perda de peso (perda de água) e não como emagrecimento (perda de gordura).

Por isso, é preciso entender que as suplementações tem um papel coadjuvante no emagrecimento, e é apenas com um déficit calórico aquedado, ingestão de alimentos mais in natura e a prática de exercícios físicos que vai possibilitar o emagrecimento. E então, dessa forma, a inclusão da suplementação de óleo de prímula como outros suplementos irá dar uma ajudada no processo.

Qual melhor horário para tomar óleo de prímula?

O horário para a suplementação de óleo de prímula vai depender do motivo pelo qual você está tomando e em que momento você percebe que os sintomas estão te causando mais dores.

Então, para fins de TPM, cólica, o ideal é tomar a suplementação de óleo de prímula quando estiver com dores, 1x ao dia ou pela orientação do nutricionista.

É importante verificar com um nutricionista essa suplementação, pois o óleo deprímula é rico em ômega 6, existe um equilíbrio de ingestão que deve ser respeitado para não afetar os processos interno. Então para cada 500mg de ômega 6 precisa estar ingerindo na alimentação 100mg de ômega 3. Essa recomendação é feita pela Organização Mundial de Saúde (5:1 – 10:1 (Ômega 6/Ômega 3).

Quanto tempo devo tomar óleo de prímula?

Não existe uma dosagem ideal estabelecida para o óleo de prímula. O consumo vai variar de pessoa para pessoa, justamente pela individualidade de cada pessoa.

O ideal em todos os casos é verificar a orientação do nutricionista, ele vai verificar para cada caso uma quantidade de ingestão de óleo de prímula, se necessário.

A suplementação de óleo de prímula não causa nenhum efeito colateral verificados nos estudos.

No entanto, em alguns casos, especialmente em ingestão em excesso, pode provocar sintomas como dor de cabeça, náuseas e enjoos. Além disso, grandes quantidades a longo prazo que excede as quantidades indicadas na embalagem do fabricante foi correlacionados com risco de trombose, inflamação e imunossupressão.

É importante que o seu consumo seja orientado, principalmente para pessoas com problemas neurológicos, distúrbios hemorrágicos, esquizofrenia, gestantes e lactantes devem consultar um médico antes de iniciar o uso do suplemento.

Antes de adquirir a suplementação de óleo de prímula, verifique a qualidade do produto e sua composição nutricional.

Os melhores óleos de prímulas são aqueles em que a composição é limpa, não tem muitos aditivos químicos, além disso, deve ser composto por ácido linoleico e gama linoleico.

Se você quer saber mais sobre o óleo de prímula, clique aqui e aqui veja o artigo na integra.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN3-49635

 

DA SILVA, Alice Freitas; SCHIEFERDECKER, Maria Eliana Madalozzo. Recomendações nutricionais para o tratamento da fibromialgia. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 12, n. 3, p. 751-765, 2017.

NAVES, Andréia; PASCHOAL, Valéria Cristina Provenza. Regulação funcional da obesidade. ConScientiae Saúde, v. 6, n. 1, p. 189-200, 2007.

PUJOL, Ana Paula. Nutrição aplicada à estética. Editora Rubio, 2011.

SANTOS, T; LOPES, G. Tensão pré-menstrual (tpm): fitoterapia baseada em evidências. Revista UNINGÁ, v. 24, n. 3, p.139-145, out./dez. 2015.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos