para que serve zinco quelato

Para que serve o zinco quelato?

Se você não sabe para que o zinco serve, ou se você não sabe da importância dele para sua saúde, bem estar, leia esse artigo e entenda sobre esse mineral imprescindível para nossa sobrevivência.

O zinco é um mineral encontrado basicamente em alimentos de origem animal como carnes vermelhas, como carne de boi, carne branca com peixes e frango, alguns alimentos de origem vegetal como cereais integrais, legumes e outros vegetais.

Este mineral que facilmente é encontrado na alimentação, desempenha mais de 300 funções no organismo, funções essas que são importantes para manter o metabolismo funcionando, que servem para intermediar as reações das enzimas, funções estruturais e reguladoras.

O zinco participa do sistema imunológico, participa do metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídeos, auxilia no desenvolvimento e crescimento e proliferação celular.

Além das funções do zinco, ele é um ótimo antioxidante, sendo assim, reduz os efeitos degenerativos dos radicais livres contra as células.

A participação do zinco no crescimento e desenvolvimento se dá pela sua ação como cofator de diversas enzimas que vão estar trabalhando na expressão gênica, o DNA.

A ação do zinco no sistema imunológico vai além da sua atuação no DNA. O zinco é envolvido no processo de fagocitose. A fagocitose é um processo feito pelas células de defesa do corpo, conhecidas como macrófagos, células T, que quando existe algum perigo, os macrófagos “engolem” o vírus, ou bactéria para mata-lo e ajudar no desenvolvimento de anticorpos.

Estudos realizados com pacientes portadores HIV, obtiveram resultados onde a deficiência de zinco poderia estar aumentando a replicação de HIV, prejudicando dessa forma o sistema imunológico desses pacientes em tratamento.

O zinco foi ainda estudado em crianças com desnutrição energético proteica. Os resultados obtidos mostraram que, as crianças que tiveram a suplementação de 2mg de zinco por kilo por dia teve resultados em dois meses na recuperação do sistema imunológico e na massa tímica.

É preciso entender que o zinco é um mineral, que realiza diversas funções no organismo, mas que suas funções dependem de outros minerais assim como outros nutrientes.

Como você pode verificar, os estudos precisam ser realizados com a suplementação ao invés da alimentação, isso porque com a alimentação é mais difícil o controle das quantidades ingeridas de zinco, levando o estudo ao erro.

A suplementação de zinco é indicada quando temos baixos níveis de zinco no organismo. O zinco quelato é uma maneira de ter um zinco melhorado e protegido. Dessa forma, a absorção do zinco através da suplementação confere uma biodisponibilidade maior. A quelação é uma das formas de proteger o zinco, para que ele seja aproveitado da maior forma.

Aa recomendação de zinco, segunda a recomendação da DRI (Ingestão Diária Recomendada, é preciso ingerir 12mg de zinco por dia. Nessa quantidade, podemos encontrar facilmente em alguns alimentos. Abaixo segue alguns alimentos e suas quantidades.

Em 100g
Ostras91mg
Carne de boi assada8,5mg
Gergelim7,7mg
Aveia3,9mg
Arroz integral2,2mg

Dá para perceber que se sua alimentação for variada, você consegue atingir a quantidade recomendada de zinco.

A suplementação de zinco será orientada, quando na alimentação não estiver atingindo essa quantidade, ou alguma patologia que diminua a absorção de nutrientes, entre outros condições que podem afetar a absorção de zinco.

Para você saber sobre a deficiência de zinco, você pode realizar exames de sangue ou de urina e dessa forma descobrir se existe baixos níveis de zinco no seu sangue.

Lista com benefícios do Zinco

E quais benefícios do zinco no corpo? O zinco atua tanto no sistema imunológico, mas também na divisão celular, na recuperação e desenvolvimento. Abaixo segue mais detalhes sobre suas funções no corpo.

Atua no sistema imune

O zinco desempenha papel fundamental no sistema imunológico, sendo sua maior função na transcrição e divisão. Participar da proliferação e maturação das células de defesa, como linfócitos T, produção de interleucina-2 e morte programada de células. O sistema imunológico é feito por células que desempenham a proteção do corpo humano, e elas dependem dos nutrientes para funcionar. Quando há deficiência de algum mineral, o sistema imunológico pode ficar suprimido e não exercer corretamente a defesa do organismo.

Antioxidante

O zinco é um potente antioxidante, que inibe a ação negativa dos radicais livres. Isso ajuda o corpo a diminuir o estresse celular, diminui o envelhecimento das células, que muitas vezes pela baixa quantidade de antioxidantes e pela constância formação de radicais livres, levam a célula a morte.

Auxilia na visão

Os olhos são um dos principais órgãos do organismo que estão constantemente expostos ao radicais livres. Muitas vitaminas antioxidantes estão protegendo a visão e o zinco é um dos minerais. A deficiência de zinco pode prejudicar a visão, e uma das áreas mais prejudicadas é a retina. A retina é encarregada de captar, registrar e decodificar as ondas e por isso conseguimos enxergar.

Participa do metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos

O zinco participa de muitos reações do metabolismo celular, principalmente do metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídeos. Como ele é cofator para enzimas e desempenha um papel catalítico, ele melhora a ação das enzimas que serão parte principal na quebra dos macronutrientes (carboidratos, lipídeos e proteínas) para eles serem reduzidos a ATP.

Auxilia do processo de divisão celular

A atuação do zinco na divisão celular, é o seu papel na produção de ácidos nucleicos. A divisão celular é um processo que aumenta a proliferação de novas células.

Manutenção dos ossos

Sabemos que o cálcio é o mineral mais importante quando falamos sobre saúde óssea, mas outros nutrientes precisam fazer parte da manutenção óssea. O zinco participa da formação das células que levam o cálcio do sangue até os ossos e inibe a formação das células que fazem o caminho inverso, ou seja, que tiram o cálcio do osso e levam até o sangue.

Auxilia na manutenção do cabelo, pele e unha

Como o zinco tem papel no metabolismo e proliferação de novas células, ele contribuem indiretamente com a formação das proteínas que formam as fibras capilares e que são proteínas essenciais para o crescimento capilar, bem como o crescimento das unhas. A deficiência de zinco pode ser uma das causas para aumentar a fraqueza tanto das unha como a dos cabelos.

Agora você já sabe que o zinco é um mineral essencial e que essas 12mg da recomendação por dia é mínima pela quantidade de tarefas que ele tem exercer no nosso corpo. Por isso, é importante sempre estar atento aos níveis de zinco no sangue, pois é muito fácil ter baixos níveis, já que o zinco é um dos minerais mais utilizados e importantes para o crescimento celular, para os ossos, para a formação do DNA e de novas proteínas.

A suplementação de zinco precisa orientada por um médico ou nutricionista, quando é verificado baixos níveis de zinco no corpo.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN349635

Referências bibliográficas

MACÊDO, Érika Michelle C. de et al. Efeitos da deficiência de cobre, zinco e magnésio sobre o sistema imune de crianças com desnutrição grave. Revista Paulista de Pediatria, v. 28, p. 329-336, 2010.

MAFRA, Denise; COZZOLINO, Sílvia Maria Franciscato. The importance of zinc in human nutrition. Revista de Nutrição, v. 17, n. 1, p. 79-87, 2004.

PERES, Patrícia Mendes; KOURY, Josely Correa. Zinco, imunidade, nutrição e exercício. CERES: Nutrição & Saúde (Título não-corrente), v. 1, n. 1, p. 9-18, 2006.

SENA, Karine Cavalcanti Maurício de; PEDROSA, Lucia de Fátima Campos. Efeitos da suplementação com zinco sobre o crescimento, sistema imunológico e diabetes. Revista de Nutrição, v. 18, p. 251-259, 2005.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos