Para que serve cúrcuma com colágeno

Para que serve cúrcuma com colágeno?

A cúrcuma deixou de ser um tempero comum e passou a ser um alimento que deveria ser obrigatório o consumo. A cúrcuma é um tempero, utilizado há anos, conhecida mais na medicina tradicional, ela é um superalimento que tem muitos benéficos para a saúde.

Seus efeitos no sistema imunológico, músculos, fígado e pelas suas propriedades antioxidantes fazem dela um alimento funcional altamente procurado. A cúrcuma tem propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas, o que a torna ainda mais resistente para o sistema imunológico.

A sua poderosa ação antioxidante é capaz de neutralizar os radicais livres que danificam as células e podem levar a condições de saúde adversas, bem como à morte celular. Além disso, a cúrcuma pode ajudar a equilibrar os níveis de colesterol LDL e HDL, bem como diminuir as dores musculares no pós treino por exemplo.

A cúrcuma também é frequentemente utilizada para problemas de pele devido às suas funções anti-inflamatórias e antimicrobianas. Ela pode ser consumida na forma de cápsulas ou como gel de cúrcuma, e é eficaz no tratamento de dermatite, alopecia e psoríase. Além disso, sua função anti-inflamatória pode ajudar a aliviar dores associadas a condições como artrite, dores de cabeça e dores musculares após o treino.

Embora a cúrcuma seja uma especiaria natural, o excesso pode causar desconforto no estômago. É importante usa-la na sua forma de tempero, nas preparações como legumes, arroz, sopas, carnes. Mas se optar pela suplementação, precisa ter uma orientação médica, principalmente para gestantes e lactantes, pois seu uso não é recomendado nestas condições. Em geral, a cúrcuma é bem tolerada e não apresenta efeitos colaterais.

Já o colágeno é uma proteína estrutural presente em diversas partes do corpo, incluindo pele, articulações, músculos e cartilagens. Ele é formado a partir dos aminoácidos, que são as unidades básicas das proteínas, e é fundamental para manter a integridade e função desses tecidos.

Em condições de saúde como artrite reumatoide e outras doenças articulares, o próprio corpo pode destruir o colágeno por meio de uma reação autoimune. Nesses casos, a suplementação de colágeno tipo 2 pode ser um tratamento coadjuvante útil. Estudos randomizados notaram que a ingestão de colágeno aumenta a densidade mineral óssea em mulheres pós-menopausa, além de ser favorável para o aumento da formação óssea e degradação óssea.

Outros estudos de eficácia do colágeno tipo 2 no tratamento da artrite reumatoide, com reduções significativas nos sintomas e melhora na qualidade de vida dos participantes após 90 dias de suplementação.

A suplementação de colágeno tipo 2 concomitante com a cúrcuma pode ser viável e estratégica para casos onde haja inflamação com nas articulações, assim como outras doenças inflamatórias.

Por mais que seja uma combinação pouco estudada, isso não descarta as possibilidades para um tratamento auxiliar, melhorando e ajudando na diminuição da inflamação e dor, que normalmente acomete o público com as patologias articulares e ósseas.

Benefícios da cúrcuma com o colágeno

A cúrcuma é uma especiaria com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O colágeno é uma proteína que compõe a pele, cartilagens e ossos, além de desempenhar um papel antiinflamatório, já que sua maior função é proteger locais onde ocorre maiores impactos, como nas articulações.  Juntos, a cúrcuma e o colágeno podem oferecer benefícios para a saúde, tais como:

Saúde das articulações: A cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação nas articulações. O colágeno também pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a mobilidade articular.

Saúde da pele: O colágeno é uma proteína que ajuda a manter uma pele saudável e jovem, auxiliando na diminuição de rugas e linhas de expressão. A cúrcuma pode ajudar a proteger a pele contra danos causados pelo raios ultravioleta, que aumentam a produção de radicais livres, assim como por outros fatores ambientais.

Saúde digestiva: A cúrcuma pode ajudar a reduzir a inflamação no trato gastrointestinal e melhorar o metabolismo. O colágeno pode ajudar a reparar a mucosa intestinal e reduzir a permeabilidade intestinal, o que pode levar a melhorias na saúde digestiva.

Saúde dos ossos: O colágeno é um componente importante dos ossos e pode ajudar a aumentar a densidade óssea. A cúrcuma também pode ajudar a reduzir a inflamação nos ossos e articulações, o que pode ser poderoso para a saúde óssea.

No entanto, é importante lembrar que a eficácia da cúrcuma com colágeno não é comprovada cientificamente e pode variar de pessoa para pessoa. Consulte um profissional de saúde antes de adicionar qualquer suplemento à sua dieta.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN349635

Referência Bibliográfica

König D, Oesser S, Scharla S, Zdzieblik D, Gollhofer A. Specific Collagen Peptides Improve Bone Mineral Density and Bone Markers in Postmenopausal Women-A Randomized Controlled Study. Nutrients. 2018 Jan 16;10(1):97.

Sütő G. A nem denaturált 2-es típusúkollagénhatása az arthrosisra [Colágeno tipo II não desnaturado no tratamento da osteoartrite.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informações Sistematizadas da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS :Curcuma longa L., Zingiberaceae – Açafrão-da-terra. 2020. 

 Nelson KM, Dahlin JL, Bisson J, Graham J, Pauli GF, Walters MA. A Química Medicinal Essencial da Curcumina. J MedChem. 9 de março de 2017;60(5):1620-1637. doi: 10.1021/acs.jmedchem.6b00975. 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos