Melatonina engorda

A melatonina é um hormônio produzido pelo próprio organismo através do aminoácido triptofano.

Normalmente é excretada pela glândula peneal no período ao final da tarde.

Quando é liberada, a melatonina exerce papel de aumentar o sono, ela é responsável pela ciclo e vigia do sono.

Além disso, a melatonina auxilia como um hormônio antioxidante, anti-inflamatório em outros órgãos, não somente como hormônio para melhorar a qualidade do sono.

Esse hormônio tem como função primordial auxiliar na regulação do sono, sinalizando para o corpo quando é noite e dia.

Por este motivo, a melatonina é responsável por regular o relógio biológico do corpo.

O uso da melatonina pode beneficiar grupo de pessoas com insônia por exemplo, ou idosos, onde que a melatonina interna começa se ser menos produzida pela idade, e esse grupo de pessoas tendem a ter mais distúrbios relacionados com sono.

As pessoas que trocam a noite pelo dia por conta do trabalho e tem dificuldade de dormir também podem se beneficiar

Muitas pessoas quando começam a ingerir algum suplemento, sempre tem a dúvida se aquele suplemento pode aumentar o peso, e a resposta é não. Nenhum alimento/suplemento isoladamente pode te fazer engordar, bem como ao contrário.

O processo de ganho de peso, vai muito além de doses de suplemento. Para você aumentar seu peso, você deve estar ingerindo mais calorias do que seu corpo gasta no dia, se você tomar suplemento ou não, isso não vai afetar seu peso.

Porque a melatonina emagrece?

A melatonina é um hormônio que tem o papel de controlar o ciclo do sono, atua como antioxidante também, auxiliando o organismo combater os radicais livres.

Em relação ao peso corporal, a melatonina pode interferir indiretamente.

Sabe-se hoje que, noites mal dormidas podem afetar diretamente hormônios do controle de apetite, como leptina e grelina.

A leptina (hormônio da saciedade) pode ser reduzida quando sua noite é mal dormida, já no caso da grelina (hormônio da fome) pode ser aumentada no outro dia.

Durante o dia, fica com a sensação de estomago vazio o dia inteiro, faz com que você aumente as beliscadas ao longo do dia. Com isso, a ingestão calórica pode ser elevada por estes momentos de aumento de beliscadas.

Todavia, essa relação que a melatonina tem com o controle do peso é indiretamente, os mecanismos de emagrecimento são mais complexos e envolvem outros hormônios, não somente a melatonina. Por isso, não se pode dizer que a melatonina emagrece.

O que de fato irá propiciar o emagrecimento, é um déficit calórico, com aumento do consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Compostos bioativos de frutas, sementes e vegetais também são importantes para favorecer o emagrecimento.

A prática regular de exercícios físicos também era favorecer o emagrecimento, visto que hormônios que são importantes para os processos que norteiam a queima de gordura são excretados durante a atividade física.

Além do que, o aumento da massa muscular, faz com que o corpo gaste mais calorias para manutenção desses músculos, aumentando assim a utilização de calorias.

Assim como a melatonina, existem outros hormônios responsáveis pelo controle do peso, como insulina e glucagon, ambos fazem o controle do açúcar no sangue. Esse processo está diretamente ligado a guardar o excesso de calorias como gordura no corpo.

Quais são os efeitos da melatonina?

A melatonina excerce papel fundamental no controle do ciclo circadiano, e ela que avisa o organismo o momento de dormir e os seus niveis baixos estão relacoonados com o acordar.

Baixos niveis de melatonina estão relacionados com distubios de sono.

Na fase da senescencia, os idosos tendem a ter menos secreção de melatonina, e com isso, sofrem de insonia.

A melatonina pode ser encontrada em níveis baixos e menos secretadaem pessoas que passam a noite em exposição a luz, sendo a luz, o que faz com que se diminuia a produção de melatonina.

Alguns disturbios que podem ser corrigidos com a melatonia:

  • Insônia: Quando se tem noites mal dormidas, isso pode causar irritabildiade, cansaço extremo, fadiga entre outros sintomas relacionados com a má qualidade de sono. Como a melatonina é responsavél por auxiliar um sono mais eficiente, ela pode ajudar nos disturbios de ausencia de sono, como insônia.
  • Diminuição da saciedade: noites mal domridas podem ocasionar no aumento do balanço energético, pelo aumento da fome no dia seguinte. Pessoas que dorme pouco, tendem a beliscar mais durante o dia, e fazer refeições mais caloricas, podendo contribuir com o aumento do peso. No entanto, ainda são necessa´rios mais estudos para ter um diagnóstico mais preciso sobre este fato.
  • Enxaqueca: como a melatonina ajuda no sono, a ausencia de sono pode piorar os sintomas assocaidos a enxaqueca.
  • Antioxidante: a melatonina age como antioxidante, atuando contra os radicais livres, atua como neuroprotetora.

Quem não pode tomar melatonina?

A melatonina é um suplemento seguro, mas sua suplementação precisa ser orientada, pois em grandes quantidades pode desencadear desordens no ciclo do sono.

O produto não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças, bem como por pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante.

Pessoas com enfermidades ou que usem outros medicamentos deverão consultar um médico antes de consumir a substância.

Nesses casos, uma alimentação rica em triptofano (aminoácido responsavel por sintetizar a melatonina) pode auxiliar no aumento da produção da melatonina, no entanto, um médico ou nutricionista deverá ser consultado para o inicio da supllmentação de melatonina.

Em resumo, a suplementação de melatonina pode auxiliar na melhora dos quadros de insonia, bem como melhor a qualidade do sono.

Todavia, a suplementação de melatonina, deve ser orientada por um profissonal, para inicar a melhor dose para seu caso

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista – CRN-3-49635

COSTA, Rui Miguel. Melatonina na insônia primária: Quais as evidências?.RevBrasMedFam Comunidade (Rio de Janeiro). 11. 38; 1-9, 2016CORREA, Rafaela Fortes; CASAGRANDE, Thaís Andrade Costa. O papel da melatonina na redução das citocinas IL-6 e IL-17 na menopausa. Research, SocietyandDevelopment, v. 10, n. 12, p. e63101220074-e63101220074, 2021.

FERREIRA, Cecília da Silva et al. Melatonina: modulador de morte celular. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 56, n. 6, p. 715-718, 2010.

NETO, Júlio Anselmo Sousa; CASTRO, Bruno Freire de. Melatonina, ritmos biológicos e sono-uma revisão da literatura. RevBrasNeurol, v. 44, n. 1, p. 5-11, 2008.

ZAWILSKA, J. B.; SKENE, D. J.; ARENDT, J. Physiology and pharmacology of melatonin in relation to biological rhythms. Pharmacol Rep. 61. 3; 383-410, 2009

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos