Quais são os benefícios da melatonina

Conheça os benefícios da melatonina

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo. É liberada pela glândula pineal ao anoitecer.

Esse hormônio tem sua produção bem acentuada até a senescência, e é nessa fase que a sua produção começa a diminuir.

Sua produção é feita ao anoitecer e diminui na medida em que o corpo percebe e capta luminosidade através de diversos processos, conexões nervosas entre outras.

A melatonina é sintetizada através do triptofano, um aminoácido que conseguimos obter pela alimentação.

Está presente nas carnes, leites, ovos, algumas frutas como banana, abacate, cacau, algumas sementes como amendoim, amêndoas entre outros.

Para a melatonina conseguir realizar suas funções no organismo, ela precisa ser primeiramente produzida na glândula pineal, precisa do triptofano que será convertido em serotonina e posteriormente em melatonina por uma cascata de reações químicas.

Ao anoitecer, a melatonina é liberada na corrente sanguínea para começar a sinalizar ao organismo o sono.

A melatonina entra em contato com as células sinalizando que daqui um tempo o corpo entrará em jejum, dessa forma, mesmo o indivíduo não se alimentando durante o sono, as células vão utilizando energia armazenada no organismo para obter energia, dessa forma, evitando que organismo pare de funcionar, como coração, cérebro entre outras funções. 

Quando amanhe, e o corpo entra em contato com a luz ou outro tipo de luminosidade, a melatonina volta para o fígado e pode ser eliminada. Neste momento, outros hormônios irão fazer o papel de despertar o organismo.

A melatonina já foi considerada por tempo um hormônio do sono, mas na realidade ela é um hormônio que p tem outros papeis no organismo. Alguns órgãos utilizam a melatonina para o não com finalidade induzir o sono, mas com outros objetivos como os olhos, que usa a melatonina como antioxidante.

A melatonina tem sua ação como proteção celular dos EROS (espécies reativas de oxigênio), também conhecidos como radicais livres. Quando a melatonina está em contanto com a membrana plasmática das células (parede celular das células) neste momento ela consegue eliminar os radicais livres removendo-os, dessa forma, os radicais livres são eliminados antes de entrarem para célula.

Além disso ela consegue fornecer meios indiretos para que a própria membrana celular consiga resistir aos dados oxidativos causados pelos radicais livres.

Em um estudo realizado com melatonina e espermatozoides, foi mostrado a sua eficiência antioxidante em diminuir o estresse oxidativo dessas células masculinas, proporcionando uma melhor preservação da integridade estrutural dos espermatozoides. Este benefício antioxidante é visto ainda em órgãos como a pele e os olhos.

Nos olhos, a melatonina é ainda muito mais utilizada. Os olhos possuem diariamente uma grande quantidade de radicais livres sendo produzidos pelos o contato com de raios ultravioleta e contanto com o meu externo, como poluição.

Dessa forma, para evitar que os radicais livres causam o início de doenças, a melatonina e outros nutrientes como luteína, zeaxantina, vitaminas utilizam sua função antioxidante para proteger esse órgão.

A melatonina já foi comprovada por diversas vezes de seus benefícios, um desses benefícios se refere a cronobiológica regulando os ritmos biológicos).

A melatonina age como um tradutor neuroendócrino do ciclo claro-escuro, ou seja, ela é o hormônio responsável por sinalizar ao organismo que está de noite, dessa forma, o organismo consegue fazer com que o sono apareça. Por conta dessa atuação, a melatonina é utilizada como método para tratar insônia, enxaqueca entre outras condições como depressão sazonal.

O Transtorno Afetivo Sazonal é uma depressão caracterizada pelo aumento de sentimento de tristeza, sono excessivo, aumento do apetite. É causada pela diminuição de hormônios ligados ao humor e ao sono como serotonina e melatonina. Esse tipo depressão é visto em locais que o inverno é mais longo. Casos como este a melatonina deve ser orientada pelo um médico.

A melatonina atua também no despertar do corpo humano, é por conta dela que o cortisol pode ser liberado e assim fazendo com que o corpo desperte.

Além disso, a melatonina pode induzir sonolência durante o dia em humanos saudáveis, ela melhora a qualidade do sono em indivíduos com insônia. No período noturno, a melatonina é responsável por diminuir a temperatura corporal e propiciar o sono.

A melatonina também age como nutriente para melhorar o sistema imunológico com suas funções antioxidantes e anti-inflamatórias.

É perceptível o quanto a melatonina é importante para o bem estar e qualidade de vida dos seres humanos, além disso, é por conta dela que existe o despertar e o adormecer.

Conforme envelhecemos, a produção de melatonina vai diminuindo e nestes casos o médico pode orientar a suplementação de melatonina.

Atualmente, aqui no Brasil, a ANVISA liberou a produção de melatonina como suplementação, anteriormente era um medicamento podendo ser prescrita somente por médicos.

Lista de benefícios e breve descrição

Melhora o sono – A melatonina por ser responsável pelo ciclo de sono, ela é o principal substancia para melhorar o sono e a qualidade do sono.

Auxilia no sistema imunológico – segundo alguns estudos, a melatonina pode aumentar a produção de citocinas e com isso pode neutralizar as imunodeficiências adquiridas. Em outros estudos, a melatonina atua contra doenças infecciosas como vírus e bactérias.

Transtorno Afetivo Sazonal – a serotonina hormônio da felicidade é sintetizada partir do triptofano, tanto a serotonina quanto a melatonina são hormônios com níveis baios nesta doença.

Antioxidante – em diversos estudos foi mostrado a melatonina como potente antioxidante no organismo, principalmente na pele, sistema imunológico, olhos, membrana celular, espermatozoides e sêmen feminino.

Enxaqueca – em alguns estudos com melatonina, foi verificado que ela é capaz de diminuir as crises de enxaqueca.

Pode-se que concluir que a melatonina é um dos principais hormônios para combater a insônia, e outras condições que afetam o sono. Sempre busque orientações de medico para iniciar uma suplementação de melatonina.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista – CRN349635

COSTA, Rui Miguel. Melatonina na insônia primária: Quais as evidências?.RevBrasMedFam Comunidade (Rio de Janeiro). 11. 38; 1-9, 2016CORREA, Rafaela Fortes; CASAGRANDE, Thaís Andrade Costa. O papel da melatonina na redução das citocinas IL-6 e IL-17 na menopausa. Research, SocietyandDevelopment, v. 10, n. 12, p. e63101220074-e63101220074, 2021.

FERREIRA, Cecília da Silva et al. Melatonina: modulador de morte celular. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 56, n. 6, p. 715-718, 2010.

NETO, Júlio Anselmo Sousa; CASTRO, Bruno Freire de. Melatonina, ritmos biológicos e sono-uma revisão da literatura. Rev Bras Neurol, v. 44, n. 1, p. 5-11, 2008.

SOUZA, W. L.; MORAIS, Elenice Andrade. Atividade antioxidante da melatonina sobre o estresse oxidativo em espermatozoides: revisão de literatura. RevistaEletrônicaNutritime, v. 13, p. 4831-4839, 2016.

ZAWILSKA, J. B.; SKENE, D. J.; ARENDT, J. Physiology and pharmacology of melatonin in relation to biological rhythms. Pharmacol Rep. 61. 3; 383-410, 2009

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos