O que é biotina para que serve

O que é biotina para que serve?

A população tem se preocupado cada vez mais com a qualidade alimentar, uma vez que este fator é determinante para a qualidade de vida, menor incidências de doenças e longevidade.

Uma alimentação saudável consiste na entrega de maiores nutrientes como vitaminas e minerais.

A presença destes nutrientes na alimentação é correlacionado com menor incidência de doenças metabólicas, visto que, uma alimentação deficiente em vitaminas e minerais é relacionada com o aumento de distúrbios no organismo.

As vitaminas são elementos essências e necessárias para suprir as necessidades do organismo.

Cada vitamina desempenha um papel fundamental no organismo, entretanto, todas atuam sinergicamente, ou seja, uma depende da outra para executar suas funções adequadamente.

Dentre as vitaminas do complexo B, a Biotina, também conhecida como Vitamina B7 ou vitamina H é uma vitamina essencial para o metabolismo e organismo, por ser uma vitamina hidrossolúvel, não tem toxicidade no organismo, pois o seu excesso pode ser descartado via urina.

Na alimentação, a biotina pode ser encontrada em duas formas:

  • Forma livre: Vegetais e frutas, leite, germe de arroz, e leite materno.
  • Forma ligada à proteína como nos alimentos de origem animal 

A biotina é bem distribuída em alimentos, embora em baixa concentração. A maior fonte alimentar é o fígado bovino. Carnes, cereais, grãos, frutas e vegetais são fontes pobres nessa vitamina.

Alimentos fontes de biotinaQuantidade de Biotina em 100g
Farelo de arroz66 µg
Sementes de girassol66 µg
Lentilhas40 µg
Amendoim37 µg
Nozes37 µg
Cevada31 µg
Ervilha30 µg
Cenoura25 µg
Aveia24 µg

Além de ser eencontrada naturalmente nos alimentos, a biotina pode ser suplementada.

A suplementação deve ser orientada por um médico ou nutricionista quando não é possível alcançar a quantidade ideal de biotina por meio da alimentação.

A prescrição de biotina também pode ser feita quando existem alguns sinais clínicos verificados na deficiência de biotina como queda de cabelo, unhas fraca e perda de apetite.

A biotina não é produzida pelo organismo, por conta disso, é necessário o seu consumo, via alimentação ou suplementação. No entanto, algumas bactérias intestinais conseguem produzir biotina em pequenas quantidades.

A absorção da biotina pode ser prejudicada pela Avidina (uma proteína presente na clara do ovo cru).

A junção de avidina e biotina impede a absorção da biotina, e dessa forma ela não pode ser utilizada no organismo. Neste caso é importante não consumir ovo cru, para não ocasionar

A biotina é uma vitamina que age como uma coenzima no organismo, auxilia no metabolismo de macronutrientes como carboidratos, lipídeos e proteínas.

Dentre suas funções metabólicas, a biotina está envolvida no crescimento capilar, formação das unhas e saúde da pele.

As vitaminas do complexo B são essenciais na mitocôndria celular, onde o metabolismo ocorre.

As trocas de íons são feitas através das vitaminas do complexo B. Todas as formações orgânicas, as vitaminas do complexo B estão presentes.

Para entendermos o processo da biotina no organismo, é importante saber como que o metabolismo funciona.

De maneira geral, as células possuem uma organela que é responsável pelo gasto e produção de energia, conhecida como mitocôndria.

A mitocôndria desempenha papel fundamental na produção e liberação de energia, chamada de ATP (moeda do organismo).

A energia produzida dentro da mitocôndria é feita através da ingestão dos nutrientes, como carboidratos, gorduras e proteínas. Antes destes nutrientes formarem energia, eles precisam ser quebrados em partículas menores e essas partículas menores precisam entrar no Ciclo de Krebs que é a primeira etapa da formação de energia (ATP)

Para realizar transformar estes macronutrientes em moedas de ATP, a mitocôndria precisam das vitaminas, que são peças fundamentais para realizar essa “transformação”.

A biotina é responsável por captar o CO2 (gás carbônico) e doar para um dos nutrientes que são responsáveis por fazer parte do Ciclo de Krebs funcionar.

A deficiência de biotina pode causar dermatite esfoliativa na região de olhos, nariz e boca, conjuntivite, descoloração da pele e mucosas, furunculose, seborreia do couro cabeludo e dores musculares.

Quais são os benefícios da biotina?

A biotina tem diversos benefícios no organismo, e assim como as outras vitaminas do complexo B, sua absorção e funcionalidade é depende das outras vitaminas.

Os benefícios realizados pela biotina com o metabolismo de carboidratos, proteínas e principalmente dos lipídeos (gorduras).

Ela é responsável pelo metabolismo das gorduras, ou seja, quando ingerimos as gorduras, ela tem a função de auxiliar na produção de energia em conjunto com outros nutrientes.

É essencial na produção de glicogênio, que é uma molécula com várias glicoses unidas, e que tem como principal função distribuir energia para o corpo, principalmente fígado e músculos.

A biotina ainda auxilia na produção adequada de proteínas, pelo seu suporte na formação de aminoácidos.

Além das funções primordiais no organismo, metabolismo de nutrientes, que são funções essenciais para organismo e sobrevivência, a biota tem algumas funções que são voltadas mais para estética, como unhas, cabelos e pele.

Pela participação da biotina na formação de proteínas, isso pode possibilitar ao organismo uma manutenção mais adequada de proteínas, visto que na falta de energia ao corpo, o organismo começa a utilizar as proteínas dos músculos como fonte de energia.

Por conta desta função, a biotina pode promover um fortalecimento nas unhas e cabelos, além de melhorar a saúde da pele. Ver

Esses benefícios correlacionados da biotina só serão vistos, se o consumo de proteínas estiver acontecendo de forma correta.

O corpo sempre vai dar prioridade para o uso das proteínas nas funções importantes como músculos do coração, DNA, enzimas, etc.

Quando o consumo de proteínas é baixo, dificilmente o organismo dará prioridade para tecidos periféricos como unhas, cabelos e pele.

Por isso, é importante ter uma alimentação balanceada para se ter todos os benefícios das vitaminas no organismo, incluindo a biotina.

Fora todos esses benefícios vistos da biotina no organismo, ela ainda contribui com o sistema imunológico.

A biotina auxilia na formação das células do sangue, principalmente as células de defesa como os linfócitos e anticorpos.

Como já dito anteriormente, as funções das vitaminas são dependentes de outras vitaminas, isso porque elas agem em sinergia uma com as outras. No caso da biotina, ela auxilia as células do intestino – enterócitos – a aumentar a reabsorção de vitamina B12, B5 e ácido fólico.

O bom funcionamento de todas as vitaminas em conjunto trará ao organismo um funcionamento adequado, aumento do sistema imunológico, suporte enérgico, aumento do metabolismo, entre outras funcionais relacionadas a esses nutrientes.

Outra importe função da biotina é na contribuição na manutenção do sistema nervoso, bem como no tratamento da acne e alopecia.

Tanto a alimentação quanto a suplementação devem estar bem elaboradas afim de evitar deficiências nutricionais ou excessos de doses.

A biotina pode ser um auxílio para algumas condições. Como o seu consumo pode ser feito tanto pela alimentação como pela suplementação, alguns indivíduos podem se beneficiar com a biotina:

  • Indivíduos com dermatite;
  • Fortalecimento cabelo e pele;
  • Anormalidades em sistema nervoso;
  • Gestantes;
  • Candidíase;
  • Dislipidemias;
  • Deficiência de biotinidase.

Porque biotina emagrece?

O emagrecimento é uma condição no organismo em que o corpo está recebendo menos calorias do que está gastando. Essa é a base do emagrecimento, conhecido como déficit calórico.

Para o déficit calórico acontecer, o metabolismo precisa estar funcionando de maneira correta, recebendo todos os nutrientes que irão fazer o metabolismo acontecer e dessa forma conseguir gastar energia.

A biotina não emagrece, ela auxilia o metabolismo a funcionar para te emagrecer.

Nenhuma vitamina ou alimento tem a função de emagrecer. O emagrecimento é um conjunto de ações, que se estiverem todas alinhadas, irão ocasionar no emagrecimento.

As vitaminas são essenciais para o funcionamento mitocondrial, onde ocorre o gasto de energia. 

A biotina por ser cofator da piruvatocarboxilase (enzima responsável por transformar o piruvato em oxaloacetato) é uma aliada no funcionamento do Ciclo de Krebs, onde ocorre a formação de energia. No entanto, a suplementação de biotina não emagrece por si só.

É importante um consumo adequado de todas as vitaminas e minerais de maneira equilibrada, além da base para o emagrecimento, que é o déficit calórico.

Dessa forma a biotina poderia ser uma suplementação para auxiliar no processo metabólico, mas atuaria indiretamente no emagrecimento.

O que a biotina faz no corpo?

As funções da biotina não ficam restritas apenas ao metabolismo energético, sua atuação contribui com o sistema imunológico, sistema nervoso, muscular e extremidades como unhas, cabelo e pele.

A biotina age no mantendo o equilíbrio de zinco na pele, desta forma, auxilia na formação de colágeno, justamente porque o zinco é o mineral que participa dessa formação de colágeno.

Além disso, o zinco é um antioxidante para pele, diminuindo a concentração de radicais livres, substancias que aumentam o envelhecimento celular

Ainda, a biotina ajuda no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas.

Desta forma, evita o ressecamento, o que colabora com a saúde cutânea.

Também, o nutriente, ao agir em sintonia com a vitamina A, melhora ainda mais a hidratação da pele.

Outra função que a biotina desempenha é sua importância na produção de queratina, a proteína que faz parte da composição da pele, cabelo e unhas.

Justamente porque a biotina é uma das vitaminas que atuam na formação de proteínas.

Alguns estudos estão sendo realizados com a suplementação de biotina em casos de alopecia.

Principais benefícios da biotina:

  • Participa da produção de proteínas;
  • Contribui com o retardo do processo de envelhecimento da pele;
  • Ajuda na saúde capitar e das unhas;
  • Cofator de enzimas para o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas;
  • Atua na formação de glicogênio;
  • Auxilia no processo de gasto de energia pelo ciclo de Krebs.
  • Tratamento coadjuvante para dermatite;
  • Tratamento coadjuvante para alopecia.

Quando a biotina começa a fazer efeito?

Todas as vitaminas logo quando são ingeridas via alimentação ou suplementação já são migradas para o fígado para serem distribuídas para os tecidos que as utilizam.

Muitas vezes a ingestão de vitaminas pode ser prejudicada pela saúde intestinal do indivíduo que esteja a ingerindo.

Quando for fazer a suplementação de biotina, é importante ter também a ingestão de outras vitaminas (se for necessário) para melhorar suas atuações, pois as vitaminas agem em sinergia umas com as outras.

Cada indivíduo tem um metabolismo diferente, dessa forma o tempo que a biotina atuará vai ser diferente para cada pessoa.

Existe a influência da absorção, da dose ofertada, se existe deficiência de outras vitaminas, para que qual finalidade está sendo tomada a biotina. Tudo isso era impactar na atuação desta vitamina.

Em alguns estudos para o tratamento com biotina para unhas frágeis, o prazo mínimo para ser verificado os resultados é de 30 dias, sendo observado ainda um tempo de 3 a 6 meses de tratamento com a biotina.

Além disso, para cada caso, a dosagem de biotina será diferente. É importante a orientação e avaliação médica ou do nutricionista para prescrever a dosagem ideal de biotina, visto vários fatores podem contribuir negativamente com sua biodisponibilidade e atrapalhar o processo.

A biodisponibilidade da biotina pode ser melhorada quando existe uma atuação em conjunto de todas as vitaminas do complexo B.

Desta forma, ela pode ser melhor absorvida, aumento sua biodisponibilidade e consequentemente melhorando os resultados.

Quanto tempo a biotina fica no organismo?

A biotina por ser uma vitamina hidrossolúvel o seu excesso pode ser eliminado na urina.

Normalmente as vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água) são eliminadas do organismo de 24 a 48 horas, mas isso pode depender da dose que está sendo suplementada, não há um dado concreto, varia de organismo para organismo.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN3-49635

ANVISA. UNTRAL (biotina). 2016. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=

COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 527-540.

27246612016&pIdAnexo=4180868>.

DITTRICH, João Ricardo. Efeito de niveis suplementares de biotina no crescimento, estrutura e entegridade dos cascos de potros de 1 a 2 anos de idade. 1994.

 

IBEROQUÍMICA. Biotina. 2017. Disponível em: <https://www.iberoquimica.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-115609.pdf>. Acesso em 18 Abr 2019

ROBERTO, Telma Sígolo; MAGNONI, Daniel; CUKIER, Celso. Aplicações Clínicas das Vitaminas do Complexo B. Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN), 2014.Disponível em:https://www.essentialnutrition.com.br/media/artigos/bcaalift/4.pdf

 

RUBERT, Aline et al. Vitaminas do complexo B: uma breve revisão. Revista Jovens Pesquisadores, v. 7, n. 1, p. 30-45, 2017. Disponível em:https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/9332/6112

 

VANNUCCHI, V.; CUNHA, C. F. S. Vitaminas do Complexo B: Tiamina, Riboflavina, Niacina, Piridoxina, Biotina e Ácido Pantotênico. Série de Publicações ILSI Brasil, 2009. Disponível em: http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/09-Complexo-B.pdf

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos

Fechar Menu
15585

Inscreva-se agora e ganhe 5% de desconto em nossa loja!

15856
15585

Parabéns!
Use agora o cupom informado abaixo em nossa loja virtual!

vimdoblog

× Precisa de Ajuda?