melhores suplementos para unhas

Uma alimentação saudável e uma adequada ingestão de nutrientes, está relacionada diretamente com a saúde do organismo.

O nosso corpo dá sinais para nos mostrar que as coisas não estão indo tão bem.

As deficiências de vitaminas e minerais, podem ocasionar no aparecimento de sintomas como: dor de cabeça, cansaço, fadiga, inchaço, olheiras, pele seca, unhas quebradiças.

Uma alimentação rica em nutrientes, diminui as deficiências relacionadas as vitaminas e minerais. Muitas doenças se dão início por essas deficiências, que acomete o corpo por inteiro.

Nenhum alimento terá todas as vitaminas e nem todos os minerais, por isso, que a alimentação deve entregar a maior parte de alimentos, variando sempre,quanto mais diversidade, melhor.

E por este motivo, hoje em dia, é muito fácil ter deficiências dos nutrientes. Porque a maioria das pessoas não estão conseguindo alimentos naturais, vindos da terra.

A alimentação está sendo baseada em industrializados, que são ricos em calorias, açúcar e gorduras, e não contém quase nada dos nutrientes importantes para a saúde.

O corpo depende dessa entrega dos micronutrientes para funcionar, na falta deles, podemos apresentar diversos sintomas já citados.

Uma das respostas do corpo pela carência de nutrientes, é o aparecimento de manchas nas unhas, ou as unhas ficam fracas, ou muito fácil de quebrarem.

As unhas são estruturas formadas por uma proteína chamada de queratina. Para a “fabricação” de queratina, o organismo precisa de algumas vitaminas, sendo elas, as vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C entre outras.

Quais as melhores vitaminas para as unhas?

Confira abaixo a lista com os melhores suplementos para as unhas:

1-Vitamina A

Também conhecida como Retinol, a vitamina A está presente em alimentos como manteiga, leite, gema de ovo, queijo e peixes. Já as fontes de caroteno estão presentes na cenoura, abobrinha, batata-doce, manga entre outros.

A função da vitamina A está relacionada com o crescimento dos tecidos, ação antioxidante, reparo celular, disfunções visuais, pele, neste caso da pele, melhora aspectos de acne, ajuda no crescimento das unhas.

A vitamina A auxilia contra o enfraquecimento das unhas.

Além das unhas, a vitamina A auxilia na circulação sanguínea do couro cabeludo, o que ajuda na manutenção dos fios capilares.

2-Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são formadas por várias vitaminas hidrossolúveis e todas atuam em processos metabólicos. São elas: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico), B12 (cobalamina).

De modo geral, as vitaminas do complexo B auxiliam na produção de energia, fazem o metabolismo funcionar, sem elas, não há formação e trocas de energia.

Todo o nosso organismo precisa da formação de energia para funcionar. Todos os órgãos gastam energia para conseguir realizar suas funções básicas. Então, o complexo B são vitaminas que não podem faltar. Na deficiência dessas vitaminas, todos os sistemas do organismos não conseguem exercer suas funções de forma correta, como sistema nervoso, sistema cardíaco,sistema imunológico, sistema hepático entre outros.

A deficiência do complexo B, gera alguns sinais clínicos como: irritabilidade, dor de cabeça, cansaço, fadiga. Essa deficiência pode também estar correlacionada com algumas condições de saúde como anemia, memória ruim, falta de concentração.

Em resumo, as vitaminas do complexo B quando em quantidades adequadas no organismo, auxiliam na diminuição da quebra das unhas, auxiliam no crescimento, principalmente as tiamina, ácido pantotênico e biotina.

3-Vitamina C

A Vitamina C, é uma das principais vitaminas antioxidantes que temos na nossa alimentação. Para ter a quantidade recomendada dessa vitamina diariamente, não é difícil. As fontes de vitamina C são: laranja, mexerica, morango, acerola, limão, abacaxi. Essas frutas são de fácil acesso e devem ser incluídas diariamente. 

Pensando em vitamina C já vem na cabeça o sistema imunológico, mas a vitamina C é muito mais do que auxiliar na defesa do Ela é importante para absorção de ferro, auxilia na formação de colágeno, auxilia contra doenças cardiovasculares, pressão alta.

A suplementação de vitamina C só será feita quando houver deficiências dessa vitamina. Não há necessidade de uma suplementação se já houver o consumo de alimentos fontes. O nutricionista ou médico irá orientar se acaso for necessário.

4-Vitamina D

A vitamina D é uma das principais vitaminas que auxiliam na divisão celular e DNA. É responsável por estimular a diferenciação das células do tecido epitelial, importante para síntese da queratina.

 A maior fonte de vitamina D é a exposição do sol, porém, a maior parte das pessoas não ficam o tempo mínimo expostos ao sol (15 minutos).

A exposição solar é a principal fonte de vitamina D, é justamente essa exposição do sol, que aumenta a síntese de vitamina D. Os protetores solares inibem essa exposição solar.

Com isso, atualmente, a deficiência de vitamina D é uma das maiores deficiências vitamínicas aqui no Brasil. Mais da metade da população tem deficiência de vitamina D e precisa fazer a suplementação.

A suplementação de vitamina D pode variar muito. Os médicos ou nutricionistas irão verificar o grau dessa deficiência e fazer a suplementação necessária.

Lembrando que, exames precisam ser feitos para verificar a deficiência de vitamina D. Não suplemente sem orientação de um profissional.

É importante ressaltar que a suplementação só será bem feita quando se tem uma base de uma alimentação equilibrada, com uma diversidade de alimentos que te proporcione e te entrega a maior parte de vitaminas, minerais e macronutrientes como proteínas, carboidratos e lipídeos.

As vitaminas agem em equilíbrio e por isso precisam todas serem consumidas. Na ausência de uma, a outra não exerce corretamente o seu papel.

Os suplementos alimentares devem ser orientados por um nutricionista, para saber as reais quantidades que o seu corpo precisaria nessa suplementação. Cada pessoa tem sua individualidade.

Confie em suplementos com selos de garantia de qualidade.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN3-49635

ADDOR, Flavia Alvim S. Influência da suplementação de nutrientes no metabolismo dos queratinócitos: estudo in vitro. Surgical&CosmeticDermatology, v. 4, n. 2, p. 150-154, 2012.

NASSIF, PRISCILA WOLF et al. VITAMINAS E MINERAIS–UMA REVISÃO SOBRE EFEITOS COLATERAIS. UNINGÁ Review, v. 12, n. 2, 2012.

TOLEDO, Rodrigo S.; NASCIMENTO, Adriana H. Vitaminas e minerais. SIMPÓSIO BRASIL SUL DE AVICULTURA E BRASIL SUL POULTRY FAIR, v. 11, p. 73-84, 2010.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos