Quais_beneficios_do_própolis_verde

Qual os benefícios do própolis verde?

Alimentos funcionais vêm sendo estudos a muito tempo pelos seus benefícios na saúde humana. Alimentos esses que podem melhorar alguns sinais e sintomas e diminuir a incidência de alguns tipos de doenças metabólicas.

O Própolis Verdeé um alimento sintetizado pelas abelhas a partir da extração de diferentes plantas. Há documentos em que se prova a existência da utilização do própolis há anos, como um agente antisséptico, cicatrizante e antipirético utilizados por incas.

Essas funções se dão pela variedade de compostos bioativos como flavonoides presentes no própolis. Os compostos bioativos são substancias que são biologicamente ativas e desempenham funções no organismo humano. Algumas dessas funções são: antioxidante, cicatrizante, antifúngica, antiviral, anti-inflamatória e anticarcinogenica.

Além da presença de compostos fenólicos, como os flavonoides, o própolis conta com vitaminas como B1, B2, B6, C e E, e minerais, como manganês, zinco, cálcio, fósforo e cobre. Aumentando sua ação dentro do organismo.

Dessa forma o própolis é um alimento que ajuda e modula o sistema imunológico, melhora função hepática, atua como substrato na destoxificação no fígado, reduz processos inflamatórios, diminui radicais livres e consequentemente envelhecimento celular entre outros.

Quais são os benefícios do Própolis Verde:

O Própolis é um alimento capaz de melhor além de processos como resfriados e gripes, ajudar a diminuir inflamação, auxiliar na recuperação muscular, melhorar o processo de destoxificação de toxinas no corpo, ele dá um suporte para os hepatócitos (células do fígado). Além de ser indicado para melhorar sintomas gastrointestinais como disbiose, gastrite, esofagite.

Algumas vezes o própolis é prescrito voltado para área estética como dar uma ajudinha no emagrecimento e composição corporal, melhorar a pele e celulite.

Lista de benefícios do Própolis Verde

  1. Antioxidante: O extrato de própolis é um agente antioxidante, ou seja, ele reduz a formação de radicais livres. Os radicais livres são substancias que se formam no nosso organismo e são prejudicais para as células. A longo prazo podem trazer um desiquilíbrio no organismo, podendo agravar a saúde e/ou agravar algum processo patológico que já esteja acontecendo. Os antioxidantes são substancias que bloqueiam esses radicais livres, dessa forma eles não atuam contra as células.
  • Destoxificante: No dia a dia temos uma exposição muito grande de toxinas, elas são parte de produtos cosméticos, farmacológicos, ambiente, plásticos. Essas substancias em contato com o corpo podem se acumular e trazer diversos malefícios. O fígado faz o trabalho de neutralizar essas toxinas e elimina-las na urina. Todo esse processo necessita de vitaminas, mineiras e compostos bioativos. Esse processo é chamado de destoxificação. O própolis verde auxilia como um suporte para este processo, melhorando a capacidade das células do fígado em eliminarem essas toxinas. O própolis é útil contra o acúmulo de mercúrio no organismo.
  • Anti-inflamatório: Pela sua composição, o própolis atua na redução deprocessos inflamatórios que podem ser iniciados por agentes patológicos como vírus e bactérias. Tem sido muito utilizado para tratar a dor de garganta, resfriados, gripes e a tratar problemas respiratórios. Sua atuação pode ser feita tanto local: machucado que esteja inflamado ou inflamações internas: gastrite.
  • Atua contra H. pylori: A H. pylori é uma bactéria que pode ser contraída e que vive no estomago, prejudicando o processo digestivo de quem a tem, causando gastrite, úlceras e em casos mais graves dessa bactéria pode gerar um tumor na região. Essa bactéria causa uma inflamação no estomago, dificulta a absorção de vitaminas e minerais e causa muita dor. Pela função de modular atividades das enzimas, e atuar como antioxidante e antimicrobiano e anti-inflamatório o própolis é útil e eficaz no tratamento contra essa bactéria.
  • Alvo de estudos para tratamento de câncer:Estudos vêm sendo realizados para identificar as funções do própolis em tratamento complementar contra o câncer. Alguns já apresentam resultados positivos. Isso por foi visto que os efeitos anticancerígenos do própolis inibem a replicação de células danificadas, ou seja, células tumorais.
  • Reduz episódios de aftas: as propriedades antimicrobianas do própolis reduz os episódios do aparecimento de aftas. Deve-se priorizar o uso todos os dias para o própolis fazer efeitos.
  • Cicatrização: os processos que envolvem recuperação mucosa, pele, queimaduras são locais em que o própolis tem uma ação comprovada. O própolis age sobre lesões de pele, diminuo a entrada de bactérias ou outros microrganismos e melhorando a velocidade de cicatrização do machucado. É muito utilizado por pacientes que possuem diabetes. Nesses casos, os machucados de pessoas diabéticas demoram a ser cicatrizados e o própolis acelera essa cicatrização, promovendo o bem-estar.

É bom tomar própolis todos os dias?

OPrópolis Verdepode ser tomado diariamente tanto em cápsulas quanto em gotas. Pensando no própolis em cápsulas e em gotas, seu uso é utilizado tanto como prevenção de alguma patologia a longo prazo, ou para processos inflamatórios que já estão acontecendo.

Por conta disso, o uso do própolis verde deve ser utilizado todos os dias ou conforme a orientação do médico ou nutricionista, para determinação do início e do final do uso do própolis.

Quantas gotas de extrato de própolis para imunidade?

Pode-se encontrar o própolis de diferentes formas a venda: pomada, inalação, em gotas, spray, cápsulas.

Para melhorar a imunidade, diminuir respostas inflamatórias, melhorar resposta antioxidante, ou qualquer outro sinal e sintoma endógeno (dentro do organismo) é recomendo o uso de própolis cápsulas ou em gotas.

Normalmente é utilizado de 15 a 30 gotas dependendo de cada caso. Para pessoas que buscam apenas modulação de imunidade, é recomendando em torno de 20 gotas por dia diluídas em 2ml de água.

Para pessoas que estão com processos inflamatórios,gripes, resfriados entre outros é recomenda-se o uso de 25 a 30 gotas por dia.

Conclusão

O uso de própolis pode trazer diversos benefícios para o organismo, tanto para manter o corpo em equilíbrio quanto para diminuir processos inflamatórios e infecciosos.

O seu uso está sendo apontado como um dos alimentos funcionais que podem trazer melhoras para alguns tipos de câncer com um tratamento complementar.

É recomendado o uso de 15 a 30 gotas por dia, salvo os casos mais específicos ou pela orientação de um médico ou nutricionista.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

ARRUDA, Daniela Évilla Gomes et al. Efeitos antioxidantes da própolis. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 8, n. 4, p. 09-15, 2018. Disponível em: https://editoraverde.org/gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6330

 

BERNARDO, Cecília de Lourdes E. et al. Própolis: cicatrizante e antibiótico natural. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 43, n. 1-2-3-4, p. 101-106, 1990. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71671990000100016&script=sci_arttext&tlng=pt

 

DE-MELO, Adriane Alexandre Machado et al. Capacidade antioxidante da própolis. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 44, n. 3, p. 341-348, 2014. Disponível: https://www.scielo.br/pdf/pat/v44n3/a04v44n3.pdf

 

GONÇALVES, Juliane. As propriedades farmacológicas da própolis e seus benefícios para a saúde humana. 2019. Disponível em: http://200.150.122.211:8080/jspui/handle/23102004/127

 

HEALTHLINE. The Benefits and Uses ofPropolis. Disponível em: https://www.healthline.com/health/propolis-an-ancient-healer.

 

PINTO, Luciana de Matos Alves; DO PRADO, Ney Robson Taironi; DE CARVALHO, Lucas Bragança. PROPRIEDADES, USOS E APLICAÇÕES DA PRÓPOLIS. Revista Eletrônica de farmácia, v. 8, n. 3, p. 25-25, 2011.

 

SHAPLA, UmmayMahfuza, et al. Propolis: The future therapyagainstHelicobacter pylori-mediated gastrointestinal diseases. JournalofAppliedBiomedicine. Vol. 16. 81-99, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320927023_Propolis_The_future_therapy_against_Helicobacter_pylori-mediated_gastrointestinal_diseases

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos