Quais benefícios da Coenzima Q 10

Quais benefícios da Coenzima Q 10?

Muito já se fala sobre a coenzima q10 e das suas funções no organismo. Se hoje você está com dúvidas sobre a coenzima 10, encontrou o lugar certo para sana-las.

A Ubiquinona, conhecida como coenzima q10, ubiquinol, é uma substancia lipossolúvel, que é muito confundida com uma vitamina, mas não é.

Por mais que a coenzima desempenhe papel no metabolismo, na formação da energia do corpo, o ATP, a coenzima q10 não é configurada como uma vitamina.

Ela pode ser encontrada em alimentos de origem animal como peixes: salmão, atum, arenques, sardinha. Carnes como carne de porco, carne vermelha. Algumas sementes como gergelim; frutas também são uma boa opção como laranja, morango, laranja, abacate entre outras.

Assim como diversas substancias do organismo, a coenzima q10 vai diminuindo no corpo após os 30 anos, e como ela é uma substâncias necessária para o bom funcionamento das células, a suplementação pode ser uma estratégia adotada para aumentar esses níveis, se necessário.

Uma das principais funções da coenzima q10 é excelente capacidade de doar e receber elétrons, e ela atua dessa forma, dentro da mitocôndria, na formação de ATP, ela consegue retransmitir os elétrons para a adenosina trifosfato, que é a nossa moedinha de troca, o ATP.

Por essa função, a coenzima q10 é uma substância muito potente como antioxidante. A produção elevada de radicais livres na produção de energia, oxigenação, o corpo precisa de maneiras de neutralizar essas substancias, já que em excesso podem danificar as células, modificar o DNA, iniciar processos patológicos, ou seja, iniciar doenças.

Os antioxidantes “se grudam” nos radicais livres, diminuem dessa forma sua ação e eles podem finalmente serem eliminados pelo organismo.

Alguns estudos vem mostrando os benefícios da suplementação de Coenzima q10 em homens idosos, onde ela atua como antioxidante, sendo um potencial cardioprotetor.

Pela sua ampla distribuição em todo o organismo, a coenzima q10 tem uma maior concentração no coração. Por essa similaridade, os estudos demostram uma essa alta concentração no coração com a diminuição de insuficiência cárdica. Ainda faltam estudos conclusivos sobre este fato, mas é notável que a presença da coenzima q10 no coração possibilita que ela seja usada futuramente como um tratamento coadjuvante em casos de doenças cardiovasculares.

Além disso, a coenzima Q10 exerce um papel anti fadiga em atletas e desportista. Um estudo realizado com atletas verificou os benefícios da suplementação de coenzima Q10 como estratégia ergogênica para diminuir a produção de radicais livres e consequentemente diminuir a fadiga durante e pós treino em atividades físicas de alta intensidade.

A coenzima q10 é componente importante para a cadeia de produção de energia, além de ser um ótimo antioxidante. Exercícios físicos no geral, aumentam a produção de radicais livres, quando estão em altas quantidades, são deletérios para as células.

Lista com os principais benefícios da Coenzima Q10

Sabemos que a coenzima q10 ela atua tanto na mitocôndria para geração de energia (ATP), quanto em outros órgãos, abaixo falaremos sobre alguns benefícios do Coenzima Q10

– Produção de ATP

A coenzima q10 participa dentro da mitocôndria na formação de ATP. Ela tem a função de pegar toda energia gerada através de trocas de oxidação e redução e fazer a molécula de ATP ser liberada para o corpo utilizar.

Todas as células do corpo humano, seja no intestino, coração, tem coenzima q10, até na própria célula de gordura.

Baixos níveis de Coenzima Q10 podem causar fadiga, cansaço, assim como a deficiência de outras substancias, como as vitaminas. Por isso a importância de ser avaliado.

Antioxidante

Já sabemos que os EROS – Espécies radioativas de oxigênio são capazes de deteriorar as células, podendo levar aquela célula as modificações do DNA, iniciando diversos tipos de doenças metabólicas.

A sua alimentação precisa entregar quantidades de antioxidantes, que irão neutralizar esses radicais livres e impedir que eles danifiquem as células. A todo momento estamos produzindo radicais livres, massa cabe a você a incluir alimentos antioxidantes na sua rotina para controlar essa produção de radicais livres.

Saúde cardiovascular

A coenzima Q10 está em maior quantidade no coração e dessa forma existe uma correlação em uma maior proteção cardíaca justamente por essa quantidade. Entretanto, tal afirmação precisa ser validada através dos estudos e com isso, a coenzima q10 possa ser um tratamento complementar as doenças do coração.

Exercício Físico

Sabe-se que em treinos de alta intensidade e curta duração, o nosso corpo produz muitos ions H+, sendo esses os maiores causadores da diminuição do pH e com isso fazendo com que o músculo fique fadigado.

A coenzima q10 atua na produção de energia, dessa forma, existe uma correlação direta entre a fadiga muscular e a coenzima Q10. Alguns estudos já demostram a coenzima q10 sendo um ótimo antioxidante e diminuindo a fadiga muscular.

A suplementação de coenzima Q10 deve ser orientada por um profissional.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – CRN349635

Referências bibliográficas:

JACOBS, Mônica Amadio Piazza; ACCURSIO, Wilmar. Coenzima Q10: Aplicações clínicas. BWS Journal, v. 3, p. 1-7, 2020.

ALVARENGA, Leonardo Ferreira. Os efeitos da suplementação de coenzima q10 na terapêutica da insuficiência cardíaca: uma revisão bibliográfica. 2020.

DOS SANTOS SILVA, Jaqueline et al. Importância da suplementação com coenzima Q10 no combate aos radicais livres obtidos na atividade física de alta intensidade: uma revisão de literatura. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. e453101523056-e453101523056, 2021.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos