Qual é a diferença entre Dimalato e Malato de Magnésio

Qual é a diferença entre Dimalato e Malato de Magnésio?

  O malato de magnésio e o dimalato são dois compostos associados ao magnésio, cada um com propriedades e benefícios distintos. 

Compreender as diferenças entre essas formas e seus benefícios te ajuda a fazer uma escolher a mais adequada às necessidades individuais de suplementação.

Prossiga com a leitura para descobrir como estes dois suplementos se diferem e quais benefícios eles promovem.

Entenda as diferenças entre Malato e Dimalato de Magnésio

  O dimalato de magnésio e o malato de magnésio são formas diferentes de suplementos de magnésio, cada um com suas próprias características e benefícios. 

O malato de magnésio é uma combinação do mineral magnésio com ácido málico, uma substância natural encontrada em frutas.

O ácido málico atua na produção de energia no corpo, sendo usado por algumas pessoas para ajudar na fadiga e no desempenho físico.

Além disso, o malato de magnésio pode ser mais suave para o sistema digestivo, sendo uma opção preferida por indivíduos com sensibilidade gástrica.

Já o dimalato de magnésio é uma forma mais específica de suplemento, onde o magnésio está ligado ao ácido málico em uma proporção específica de 2:1, ou seja, duas moléculas de ácido málico para cada molécula de magnésio.

Essa relação é considerada benéfica para a produção de energia nas células do corpo, principalmente no ciclo de Krebs, que é parte fundamental do processo de produção de energia celular.

A escolha entre o dimalato e o malato de magnésio muitas vezes depende das necessidades individuais, sensibilidades pessoais e preferências.

Por exemplo, alguém que busca especificamente um suplemento para auxiliar na produção de energia celular pode preferir o dimalato, enquanto aqueles com sensibilidades digestivas podem optar pelo malato por ser mais suave para o estômago.

Ambos os tipos de suplementos de magnésio são considerados seguros quando tomados nas doses recomendadas.

No entanto, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação, especialmente se houver preocupações de saúde pré-existentes ou se estiver tomando outros medicamentos.

Quais os benefícios de cada tipo de suplemento?

Em termos de benefícios, ambos os suplementos podem ajudar a aumentar os níveis de magnésio no corpo, contribuindo para funções musculares saudáveis, saúde óssea, função cardíaca adequada e até mesmo para ajudar a aliviar cãibras musculares e melhorar o sono.

No entanto, existem pequenas diferenças nos benefícios que estes dois suplementos podem entregar. Veja:

Malato de Magnésio

O ácido málico, presente no malato de magnésio, atua na produção de energia no corpo.

Ele está envolvido no ciclo de Krebs, onde ajuda a converter alimentos em energia utilizável pelas células.

Isso pode ajudar na redução da fadiga e no aumento dos níveis de energia.

Devido ao seu papel na produção de energia, o malato de magnésio pode ser benéfico para atletas e pessoas ativas, ajudando a melhorar o desempenho físico e reduzir a sensação de fadiga durante atividades extenuantes.

Muitas pessoas encontram no malato de magnésio uma opção mais suave para o estômago em comparação com outras formas de suplementação de magnésio.

Isso pode ser vantajoso para indivíduos com sensibilidade gastrointestinal.

Dimalato de Magnésio

A proporção específica de ácido málico para magnésio no dimalato pode ter um impacto mais direto no ciclo de Krebs e na produção de energia nas células.

Isso pode resultar em uma maior eficiência energética celular, ajudando a reduzir a fadiga e melhorar a vitalidade.

O dimalato de magnésio pode ter efeitos benéficos no metabolismo, auxiliando na quebra de nutrientes para a produção de energia e no funcionamento adequado das células.

A combinação específica de magnésio e ácido málico no dimalato pode potencializar os efeitos de ambos os componentes, criando uma sinergia que contribui para um aumento maior nos níveis de energia e no suporte metabólico.

Qual é melhor?

O malato de magnésio é conhecido por seu potencial em melhorar a produção de energia devido ao papel do ácido málico no ciclo de Krebs.

Seu uso pode ser vantajoso para quem busca aumentar os níveis de energia e reduzir a fadiga.

Por outro lado, o dimalato de magnésio, por sua concentração e estrutura molecular específica, oferecendo uma absorção mais eficiente, garantindo uma quantidade maior de magnésio disponível para o organismo.

Em termos de segurança, ambos são geralmente considerados seguros quando consumidos conforme as instruções e doses recomendadas.

Efeitos colaterais costumam ser leves e pouco frequentes.

A escolha entre os dois pode depender das necessidades específicas de cada pessoa, sua capacidade de absorção de nutrientes, condições de saúde preexistentes e resposta individual aos diferentes tipos de suplementação.

Como você viu, tanto o malato de magnésio quanto o dimalato oferecem vantagens específicas para a saúde, e a escolha entre eles dependerá das preferências pessoais e das necessidades específicas de cada pessoa.

Consultar um profissional de saúde pode auxiliar na decisão mais apropriada para obter os benefícios desejados do magnésio.

Revisado por: Taynara Caroline – Nutricionista

REFERÊNCIAS:

Tahiri M, Tressol JC, Arnaud J, Bornet F, Bouteloup-Demange C, Feillet-Coudray C, et al. Five-week intake of short chain fructoolgosaccharides increases intestinal absorption and status of magnesium in postmenopausa women. J Bone Miner Res. 2001.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos