O que é Resveratrol e para que serve

Já faz um tempo que o Resveratrol vem sendo amplamente falado e divulgado como composto capaz de melhorar e ajudar no sistema cardiovascular.

E se você são sabe o que é esse composto, este artigo vai te ensinar.

O resveratrol foi visualizado pela primeira vez em 1939, desde lá estudos atrás de estudos vem demostrando seus benefícios para a saúde do ser humano. Essa substância é um composto fenólico, encontrado dentro de alimentos como uva, vinho, cacau, amendoim, soja, outras frutas vermelhas, como goiaba, amora entre outras.

Na forma de alimentação, você pode consumir os alimentos que possuem o resveratrol e incluindo na sua rotina, como as frutas vermelhas, o cacau (não o chocolate ao leite) entre outros alimentos fontes.

O vinho de forma cautelosa e bem orientado também pode fazer parte de uma alimentação saudável, mas em quantidades adequadas.

Existe também a possibilidade de suplementar o resveratrol, sendo uma das opções para ter esse super composto bioativos presente nos seus dias.

A suplementação de resveratrol pode ser orientado por um nutricionista ou médico, o que vai depender é por qual motivo essa suplementação, e quais ações ele desempenhará na sua vida. As quantidades devem ser individualizadas.

Sua atividade no corpo se dá pelo sua potente ação antioxidante, anti-inflamatória, neutralizando e diminuído a ação dos radicais livres que em grandes quantidades podem danificar as células, iniciar patologias e levar elas à apoptose (morte celular).

Alguns estudos mostram outros benefícios do resveratrol para saúde do ser humano, sendo sua capacidade antienvelhecimento e efeito contra o câncer observado em animais.

Alguns estudos em camundongos verificou que o resveratrol atrasou as mudanças que a idade trás, porém não alterou ou modificou o tempo de vida.

Por ser encontrado na alimentação, o resveratrol é muito tolerado, e não possui efeitos colaterais, a não ser que a dose de ingestão seja inferior as recomendações. Se isso ocorrer, pode levar desconfortos intestinais.

Sobre a absorção do resveratrol, ele é mais biodisponivel quando é absorvido juntamente com a piperina, que é o composto bioativos da pimenta preta.

Um dos benefícios mais falados do resveratrol é suas funções no sistema cardiovascular. Estudos mostram que o resveratrol possui mecanismos que incluem seu efeito antioxidante, protegendo as células, diminuindo o efeito o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.

Dessa forma, o resveratrol auxiliava como um cardioprotetor, diminuindo a ação danosa dos radicais livres no sistema cardiovascular, diminuía a inflamação e agia como antioxidante.

Outra função do resveratrol é sua capacidade de prever o envelhecimento celular, porém ainda precisam ser feitos outros estudos para investigar corretamente esses efeitos do resveratrol.

O resveratrol assim como qualquer outro composto ativo, precisa ter uma base, não adianta utilizar a suplementação como resolução de todos os problemas de saúde. A alimentação, uma vida mais saudável, uma rotina de treino te fará ficar mais distante de doenças metabólicas.

Resveratrol benefícios

Você já conseguiu notar alguns dos benefícios do resveratrol, mas agora vou listar outros benefícios que você ainda não conhece do resveratrol.

Saúde cardiovascular

O resveratrol ele age como um cardioprotetor, com a sua ação antioxidante e anti-inflamatória, ele protege tanto coração quanto as artérias, diminuindo respostas negativas dos radicais livres.

Sistema imunológico

Como as atividades do resveratrol são justamente a de proteção, antioxidante, anti-inflamatória, ele melhora o sistema imunológico.

Diabetes

Alguns estudos tem mostrado que o resveratrol pode ser uma estratégia para o tratamento do diabetes. Estudos mostraram que o consumo diário de um extrato de uva enriquecido com resveratrol por um ano conseguiu diminuir algumas substancias que desencadeiam respostas negativas no corpo, gerando inflamação essas substâncias são conhecidas como “citocinas”.

Outro estudo realizado com humanos, com duração de 30 dias verificou que o resveratrol melhorou os níveis de alguns hormônios envolvidos no metabolismo dos carboidratos, e ainda melhorou a pressão arterial sistólica e os níveis de colesterol total, e pôr fim a dosagem de 1g por dia de resveratrol conseguiu reduzir os níveis da glicose no sangue. 

Colesterol LDL

O resveratrol pode contribuir com a diminuição dos níveis de LDL (colesterol) e facilitar os níveis de colesterol HDL

Pele

Por ser antioxidante, o resveratrol pode contribuir de forma indireta na melhoria da saúde da pele, justamente porque os radicais livres são produzidos em grandes quantidades nessa região, tanto pela exposição aos raios ultravioletas, quanto por outros fatores que aumentam a produção dessas substâncias. O resveratrol neutraliza esses radicais livres, neutralizando, dessa forma melhora diminui as chances dos radicais danificarem as células.

Câncer

Ainda falta muitos estudos e comprovações cientificas da ação do resveratrol em casos de câncer, porém já temos muitos estudos mostrando sua eficiência em câncer de cólon e próstata, como tratamento coadjuvante. O resveratrol pode suprimir a proliferação, ou seja, o aumento da quantidade de células.

Bom, como você pode ter visto, o resveratrol pode trazer diversos benefícios pra saúde por sua capacidade de ser antioxidante, antiinflamatório.

Esses benefícios são mais visualizados quando existe a suplementação do composto, visto que na alimentação existe pouca quantidade de resveratrol e acaba sendo muito difícil bater a quantidade mínima para alcançar esses benefícios ao longo do tratamento com o resveratrol.

Cabe ao nutricionista ou ao seu médico a prescrever a suplementação, e as quantidades. Cada pessoa tem uma individualidade, por isso, é necessário ter a orientação.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista

Referências bibliográficas

Breuss JM, Atanasov AG, Uhrin P. Resveratrol e seus efeitos no sistema vascular. Int J Mol Sci. 2019 27 de março;20(7):1523. doi: 10.3390/ijms20071523. PMID: 30934670; PMCID: PMC6479680.

Malaguarnera L. Influência do Resveratrol na Resposta Imune. Nutrientes. 26 de abril de 2019;11(5):946. doi: 10.3390/nu11050946. PMID: 31035454; PMCID: PMC6566902.

Meng T, Xiao D, Muhammed A, Deng J, Chen L, He J. Ação antiinflamatória e mecanismos do resveratrol. Moléculas. 5 de janeiro de 2021;26(1):229. doi: 10.3390/molecules26010229. PMID: 33466247; PMCID: PMC7796143.

Zhou DD, Luo M, Huang SY, Saimaiti A, Shang A, Gan RY, Li HB. Efeitos e Mecanismos do Resveratrol no Envelhecimento e Doenças Relacionadas à Idade. OxidMedCellLongev. 11 de julho de 2021;2021:9932218. doi: 10.1155/2021/9932218. PMID: 34336123; PMCID: PMC8289612.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos