MANTEIGA GHEE

Manteiga Ghee

A Manteiga Ghee, também conhecida como manteiga clarificada, é uma alternativa saudável a outras formas de gordura, podendo ser utilizada como substituta da manteiga comum do dia a dia no preparo dos alimentos e consumo geral.

Seu nome remete à sua textura e cor após ser purificada da manteiga comum, onde se elimina os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite, resultando em um produto concentrado, com muito sabor e mais saudável.

Conhecida mundialmente por seus usos na culinária, a manteiga ghee auxilia na melhoria da saúde em geral por conta de suas propriedades. Tanto que se tornou um símbolo de um estilo de vida mais saudável e da nutrição.

Ao utilizar a manteiga ghee nas preparações dos alimentos, estará utilizando uma gordura mais purificada, sem a presença de elementos que possam ser prejudiciais à sua saúde.

O ghee vendido pela Nutriblue não possui lactose, é sem gordura trans, sem conservantes, sem sódio e sem colesterol oxidado.

É uma gordura ótima para frituras, pois não satura e nem queima e ainda contém antioxidantes, é fonte de vitaminas A, E, D e K e fonte de ômega 3 e 9.

Além do uso culinário, a manteiga clarificada ghee também é utilizada para fins medicinais na medicina Ayurveda, bem como em práticas de ioga, utilizado como auxiliar na imunidade e promoção de saúde física e mental, alívio muscular, entre outros.

O ghee é um alimento originário da Índia, onde é considerado pela cultura local um superalimento que promove a saúde e vitalidade, sendo o óleo de cozinha mais utilizado.

Sua fama é tanta que essa manteiga é considerada um alimento sagrado, apelidada de “ouro líquido” e utilizada em tradições milenares na Índia, como rituais religiosos, casamentos e purificação.

A disseminação do ghee para a cultura ocidente se deve principalmente a busca de um estilo de vida mais saudável e por novos alimentos que possam substituir as formas nocivas que se consome atualmente.

No Brasil, a manteiga ghee vem conquistando cada vez mais adeptos, sendo inclusive indicada por nutricionistas em substituição à manteiga tradicional e às margarinas.


O que é manteiga ghee e para que serve?

Ghee é uma manteiga purificada onde são retirados todos os resíduos sólidos do leite e água até sobrar somente o óleo dourado para o uso.

Por conta desse processo, ela se tornou uma opção mais saudável e pura da manteiga comum.

A manteiga ghee, ou clarificada é um produto gorduroso comercializado nos estados líquido e pastoso que pode ser utilizada diretamente nos alimentos ou na sua preparação, principalmente em substituição à manteiga comum, margarina e demais gorduras.

A primeira manteiga clarificada foi produzida há milhares de anos na Índia, onde recebeu a denominação de manteiga Ghee.

Embora o produto tenha ganhado popularidade no ocidente, a Índia ainda é o maior produtor e consumidor de Ghee.

A manteiga Ghee é preparada a partir da manteiga comum mediante processo de fervura e sem a adição de conservantes.

Por conta dessa preparação, o produto adquire uma cor mais dourada e sabor levemente adocicado, que pode ser usado na preparação de pratos como refogados, carnes, molhos ou até para passar no pão.

Espalhe nas suas torradas, use para preparar sua pipoca, como substituto de óleos refinados ou manteiga em qualquer receita, até mesmo em frituras, já que suas propriedades não são alteradas mesmo em alta temperatura, o que é ótimo para a saúde.

No site da Nutriblue você encontra manteiga ghee tradicional e a manteiga ghee com sal do himalaia, para escolher aquela que melhor agrada seu paladar.

Elas podem ser conservadas dentro ou fora da geladeira, mas para adquirir uma textura mais sólida devem ser refrigeradas.


Qual a diferença entre manteiga e ghee?

Embora a manteiga ghee seja preparada a partir da manteiga comum, suas propriedades diferem muito da manteiga em si, se tornando um produto mais concentrado, com mais nutrientes e sem resíduos sólidos ou toxinas, desde que preparada cuidadosamente.

Quando o processo de fabricação da manteiga ghee é feito de acordo com as normas e seguindo as temperaturas e tempos de fervuras indicados, resta apenas a gordura da manteiga comum.

Ou seja, são retirados a água, sal e as proteínas do leite que causam reações em muitas pessoas.

Como resultado, tem-se um produto cor dourado brilhante e transparente que pode ser utilizado diretamente nos alimentos ou no seu preparo com o intuito de utilizar uma gordura mais saudável.

Uma vez que o processo de preparo do ghee retira os resíduos sólidos da manteiga, o resultado é um produto muito mais concentrado do que a manteiga comum.

Por ser apenas gordura, é também um alimento mais calórico. Para se ter uma ideia, uma colher de sopa de ghee contém cerca de 9 gramas de gordura saturada, já a mesma quantidade de manteiga tradicional possui aproximadamente 7 gramas.

Mesmo assim, a ghee é uma alternativa mais saudável, pois contém menos toxinas, menor teor de sódio e é rica em vitaminas lipossolúveis que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.

Por isso, se torna uma alternativa de substituto da manteiga comum e da margarina, principalmente para aquelas pessoas precisam controlar o consumo de sal, lactose, proteínas do leite, ou simplesmente procuram uma opção mais saudável.

Quanto ao sabor, o ghee tem um gosto mais intenso do que a manteiga comum e que pode agradar diversos paladares.

Outra grande vantagem da manteiga ghee é que ela aguenta temperaturas de até 252°C, podendo ser usada seguramente em preparos culinários, inclusive frituras.

Embora a manteiga ghee seja a melhor alternativa em comparação a margarina e a manteiga tradicional, se aconselha o seu consumo moderado, pois continua sendo uma fonte de gordura, que, quando em excesso, pode trazer prejuízos para a saúde assim como as outras formas.

 
Como é feita a manteiga ghee?

A manteiga Ghee é produzida a partir da manteiga sem sal, a qual é cozida em fogo baixo por horas, em temperatura controlada, até que se alcance o ponto certo que fique com aparência transparente e cor semelhante a ouro líquido.

Como o ingrediente é apenas manteiga sem sal, deve ser feita com uma manteiga de boa qualidade.

A preparação do Ghee pode ser diferente entre cada empresa quanto ao tempo de preparo, porém, essas alterações comprometem as características e qualidades do alimento.

Por isso, consuma apenas produtos de qualidade, que sigam todas as normativas oficiais.

Os produtos da Nutriblue possuem certificação nacional selo SIF, sendo elaborado em padrão internacional.

Para a obtenção da manteiga clarificada, a manteiga deve ser aquecida à temperatura de ± 110 °C até que se funda completamente formando bolhas e precipitação dos sólidos não gordurosos.

Após, a fase oleosa e líquida deve ser separada por filtragem e envasada em recipientes previamente higienizados.

No processo há a perda de aproximadamente 25% da manteiga, correspondente a água e proteínas do leite, como a lactose e a caseína.

Além da produção industrial, a manteiga ghee também pode ser feita em casa. Para isso, a manteiga sem sal deve ser colocada em um recipiente de vidro em banho-maria e a fogo baixo para evitar que queime. Evite mexer ou misturar a manteiga durante o processo.

Aguarde derreter e levantar levemente fervura formando uma espuma branca. Com o auxílio de uma escumadeira ou peneira fina, retire sempre a espuma e o soro que se forma na superfície até que sobre apenas o óleo dourado e sem impurezas.

Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco. Notará que os sólidos da manteiga irão decantar. Coe o líquido em uma peneira fina revestida com algodão ou tecido limpo.

Depois, é só armazenar em recipiente de vidro fechado e devidamente higienizado.

O produto que pode ser mantido à temperatura ambiente por até três meses. Para aumentar a validade sem o risco de perder o produto, armazene na geladeira.

Embora a preparação caseira seja teoricamente simples ela não é recomendada, uma vez que é difícil controlar os pontos exatos de aquecimento e a utilização de utensílios adequados.

Além disso, não é totalmente garantido que a preparação caseira elimine totalmente a lactose. Dessa forma, pessoas intolerantes a essa proteína podem apresentar sintomas.

Por isso, evite fazer o Ghee em casa. Ao invés disso, compre manteiga ghee no site da Nutriblue. Nossos produtos não possuem lactose, nem gordura trans ou conservantes.

Eles seguem padrões de produção com temperatura, tempo e velocidade de aquecimento e resfriamento controlados, resultando em um produto mais puro e homogêneo.

Manteiga ghee engorda?

A manteiga ghee é um tipo de gordura pode auxiliar no emagrecimento, pois embora seja calórico, possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a controlar o apetite.

Ghee de boa qualidade promove a saciedade, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, sua atividade anti-inflamatória ajuda na redução da inflamação crônica ocasionada pelo excesso de peso e que prejudica o emagrecimento. Dessa forma, com o organismo mais saudável, a perda de peso pode ser intensificada.

Possui ainda ação antioxidante que age protegendo o organismo de danos dos radicais livres. 

Em sua composição estão gorduras boas e ácidos graxos de cadeia curta, facilmente metabolizados pelo organismo. Possui também ácido butírico, auxiliar na saúde intestinal e para o aumento da imunidade, além da vitamina A, D, E e K.

Mesmo assim, deve-se evitar o consumo excessivo do ghee, devido ao seu alto teor de gordura e de calorias. Por isso, assim como qualquer tipo de gordura, a manteiga ghee deve ser consumida com moderação.

Manteiga ghee: benefícios e malefícios

A manteiga ghee é composta de ácidos graxos de cadeia curta e ácidos graxos poli-insaturados, fonte de ômega 3 e 9 e ótimas vitaminas  como a A, E, D e K que ajudam no equilíbrio do organismo e no fortalecimento do sistema imunológico.

Além de fortalecer as defesas naturais do organismo, possui ainda grande ação antioxidante, que ajuda a proteger todo o organismo e ação anti-inflamatória, traz benefícios para o trato gastrointestinal com melhora da digestão.

Os principais benefícios da manteiga Ghee são:

– Auxiliar do sistema gastrointestinal;

– Ajuda a aumentar a energia;
– Ajuda a reduzir inflamações;
– Promove a melhora do sistema imune;
– Protege de diversas doenças crônicas;
– Estimulante da saúde física e mental;

– Agrega mais sabor e aroma aos alimentos e preparações;

– Resistente a altas temperaturas;

– Auxilia na redução da obesidade;

A preparação da manteiga Ghee comercializada na Nutriblue é sem lactose, sem gordura trans, sem conservantes, sem sódio e sem colesterol oxidado.

Por isso, seu uso é permitido para pessoas com intolerância ou alergias ao leite e seus compostos.

Ainda sobre seus nutrientes, a ghee contém ácido linoleico conjugado, que ajuda a proteger contra alguns tipos de câncer como o colorretal e o de mama.

Por se composto demoléculas de gordura menores que as presentes em outras gorduras, sua digestão se torna mais fácil.  A manteiga ghee possui um tipo de ácido graxo de cadeia curta chamado butirato, o qual tem papel importante para a nutrição da mucosa intestinal e como auxiliar na digestão estimulando  a produção de enzimas digestivas.

Todas essas vitaminas e ácidos graxos presentes na Ghee podem ser muito benéficos para a sua saúde, em especial a vitamina A. Embora esteja também está presente na manteiga e na margarina, não pode ser deixada de ser mencionada como um dos benefícios do ghee.

Além disso, é um antioxidante, auxiliando no combate os radicais livres no corpo, prevenindo assim o envelhecimento precoce e o surgimento de diversas doenças relacionadas aos danos celulares que causa.

Esse alimento é livre de lactose, isso significa que mesmo os intolerantes à lactose e alérgicos às proteínas do leite podem fazer o uso da manteiga ghee, já que todos os componentes sólidos, incluindo a lactose, são removidos durante o processo.

Para ter certeza da ausência de lactose, caseína e demais proteínas do leite, prefira a manteiga ghee industrializada, de uma marca confiável e que esteja especificada na embalagem essa ausência.

Mesmo com tantos benefícios, incluindo ácidos graxos que ajudam a aumentar o colesterol bom, o consumo em excesso de ghee pode elevar o colesterol também ruim e assim, contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Para evitar possíveis malefícios, a recomendação é consumir com moderação.

Conclusão

A manteiga ghee ganhou espaço nas prateleiras brasileiras e já pode ser facilmente encontrada em supermercados, casas de produtos naturais, farmácias e sites na internet.

Porém, assim como todo produto consumido, deve-se comprar uma manteiga de boa procedência e observar atentamente a composição nos rótulos, uma vez que pode haver misturas com outros óleos.

Verifique tambémas características do produto e cheque se a embalagem está intacta e dentro do prazo de validade.

Em geral, o ghee é bastante estável desde que armazenado em local fresco, seco e longe da luz.

Encontre no site da Nutriblue Manteiga Ghee elaborada em padrão internacional, com Certificação Nacional selo SIF e receita original da antiga Índia.

Garanta um produto zero lactose e zero caseína que podem ser consumido por qualquer pessoa.

Veja os produtos disponíveis no link: https://www.nutriblue.com.br/manteiga-ghee

Mortensen, B. K. Butter and Other Milk Fat Products – Anhydrous Milk Fat/Butter Oil and Ghee. Disponível em: 

https://www.researchgate.net/publication/291288724_Butter_and_Other_Milk_Fat_Products_Anhydrous_Milk_FatButter_Oil_and_Ghee

Girolando Lorrayne de Souza Araújo Martins, L de S et al. Elaboração e avaliação físico-química e sensorial da manteiga de leite e da manteiga clarificada produzidas a partir do leite de vacas Girolando. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Rodrigo_Motta3/publication/339664600_Elaboracao_e_avaliacao_fisico-quimica_e_sensorial_da_manteiga_de_leite_e_da_manteiga_clarificada_produzidas_a_partir_do_leite_de_vacas_Girolando/links/5e652710299bf1744f6b7c36/Elaboracao-e-avaliacao-fisico-quimica-e-sensorial-da-manteiga-de-leite-e-da-manteiga-clarificada-produzidas-a-partir-do-leite-de-vacas-Girolando.pdf

BRASIL. Ministério Agricultura e do Abastecimento. Instrução Normativa nº 30, de 26 de junho de 2001. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 138, n. 136, p. 13-15, 16 jul. 2001. http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/29896222/do1-2018-07-13-instrucao-normativa-n-30-de-26-de-junho-de-2018-29896212

Efeito do ghee (manteiga clarificada) nos níveis séricos de lipídios e na peroxidação lipossômica microssomal. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3215354/

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos