o que e vitamina e para que serve

O que é vitamina E para que serve?

A vitamina E, conhecida também como a-tocoferol, é uma das vitaminas mais antioxidantes que temos entre as vitaminas. É uma vitamina lipossolúvel, absorvida juntamente com as gorduras.

Este nome “Vitamina E” é na verdade uma denominação genérica de oito compostos (oito compostos lipossolúveis, os a, b, g e d tocoferóis e a, b, g e d tocotrienóis), cada um desses oito terão sua atividade no organismo. Um dos oito componentes mais antioxidantes é a-tocoferol.

Por todos os efeitos que a Vitamina E tem, ela é muito investigada nos estudos, justamente pela sua função antioxidante. Essa função acarreta em uma diminuição do envelhecimento das células, ajuda na proteção celular e auxilia contra doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, doenças cardiovasculares e Parkinson Alzheimer.

A função antioxidante é a única forma de diminuir a ação dos radicais livres. Os radicais livres são substâncias altamente danosas para o organismo, para o funcionamento correto das células, para o DNA dentro da célula. Quando existe alto níveis de radicais livres no organismo e não tem uma compensação pelos mesmos níveis de antioxidantes, as células são as primeiras a ser prejudicadas. Os radicais livres podem levar ao envelhecimento precoce, danificam o DNA das células e com isso pode gerar uma piora dos quadros de saúde, levar a célula a morte celular ou ao início de doenças crônicas não transmissíveis.

A vitamina E é um dos antioxidantes mais potentes que temos, justamente por eliminar os radicais livres do organismo.

As funções da vitamina E também englobam seus benefícios ao sistema imunológico, na diminuição de processos inflamatórios e seus benefícios atrelados na prevenção de doenças aterosclerótica.

Na alimentação, a vitamina E é encontrada em alimentos de origem vegetal, como os óleos vegetais como azeite, óleo vegetal nos frutos secos.

Abaixo uma tabela com a quantidade de vitamina E nos top 5 alimentos mais ricos nesta vitamina:

AlimentoVitamina E em 100g de alimento
Semente de girassol52mg
Óleo de girassol51,48mg
Avelã24mg
Óleo de milho21,32mg
Óleo de canola12,5mg

Por mais que a vitamina E esteja presente principalmente nos óleos vegetais, é importante salientar que, na maiorias dos óleos vegetais como milho e de canola existe uma grande quantidade também de gorduras trans, sendo hoje, uma das causas de doenças cardiovasculares.

Por outro lado, a semente de girassol, é um alimento extremamente saudável, que contém boas quantidades de vitamina E, mas também outras gorduras boas para nossa saúde. Outros alimentos como nozes, abacate, azeite, amêndoas, terão suas quantidades de vitamina E, no entanto em menor quantidade.

Para que serve a Vitamina E?

A vitamina E tem alguns benefícios estabelecidos por lei, como na Anvisa e tem outros benefícios evidenciados em estudos.

Antioxidante: como já falado a vitamina E é um potente antioxidante, por essa função podemos beneficiar tanto o sistema imune, mas também os sistema nervoso, musculatura, pele, cabelo entre outros órgãos que se beneficiam com os antioxidantes. Na pele, essa função da vitamina E pode auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce, na redução do aparecimento de rugas. É indicada para algumas situações como dermatite atópica. No cabelo, cuida da integridade dos fios.

Doenças cardiovasculares: a vitamina E é indicada tanto na prevenção de doenças cardiovasculares como quando já é existe. Utilizada para o controle de colesterol alto, diminuição do estresse oxidativo gerado por essas doenças, diminui a inflamação e diminui agregação plaquetária, ajudando na prevenção contra trombose.

Esteatose hepática: a suplementação de vitamina E pode ser um tratamento coadjuvante para reduzir a gordura do fígado e diminuir os níveis das enzimas que ficam aumentadas na corrente sanguínea nessas condições.

Doenças neurológicas: altos níveis de radicais livres tendem a prejudicas células neurais e ocasionando em um estresse oxidativo nessas células. Alguns estudos ainda estão verificando a deficiência de vitamina E com alterações neurais. Na doença de Alzheimer, foi verificado que a vitamina E pode auxiliar os processos que degeneram os neurônios ocasionando esse quadro patológico.

A suplementação será bem-vinda nos casos citados acima. Além disso, a suplementação é indicada quando o consumo da vitamina E é menor do que as recomendações diárias, o nutricionista poderá orientar a suplementação de vitamina E para casos aonde haja a necessidade desta suplementação.

Quem deve tomar vitamina E?

A vitamina E não é uma vitamina que é difícil de se alcançar os níveis recomendados, no entanto, existem casos em que precisa da suplementação, como por exemplo, doenças cardiovasculares.

A recomendação de vitamina E é de 15mg por dia. No entanto existe a recomendação de vitamina E de acordo com idade. Para idosos, essa recomendação pode chegar até 200mg.

A suplementação de vitamina E deve ser orientada para as pessoas que não conseguem atingir as recomendação pela alimentação, e nos casos de doenças como cardiovasculares. Além disso, o nutricionista ou médico pode orientar a suplementação de vitamina E em casos de:

  • Crianças recém nascidas que tiveram complicações no parto como prematuridade. A deficiência de vitamina E pode causar anemia hemolítica.
  • Como a vitamina E é lipossolúvel, ela precisa ser absorvida em meio gorduroso. No entanto, em casos que não há uma absorção correta de vitamina E pode levar a deficiências, como em cirurgia bariátrica, SII (síndrome do intestino irritável), retirada da vesícula biliar ou pancreática.
  • Pessoas que já tenham disfunções lipídicas como colesterol alto, TG alto.
  • Para pessoas idosas que queiram fortalecer o sistema imunológico, bem como ter os benefícios da vitamina E com a pele.

O que a vitamina E faz na pele?

A vitamina E por ser um antioxidante muito potente pode auxiliar na saúde da pele. Podemos suplementar a vitamina E quando já existe uma base alimentar equilibrada, com o consumo de vitaminas e minerais para atuar nessa pele também.

No entanto, a vitamina E age contra o envelhecimento precoce, atua diminuindo os níveis de radicais livres que são os responsáveis pelo aparecimento das características de uma pele mais envelhecida como rugas, manchas e linhas de expressão.

Para se teros benefícios da vitamina E é importante incluir alimentos fontes dela na sua rotina, em casos mais precisos pode ser suplementada com a orientação do médico ou nutricionista ou até mesmo do dermatologista.

Em diversos cosméticos, a indústria já inclui na composição de cremes a vitamina E Por isso, é muito importante ter uma alimentação balanceada para se ter um melhor aproveitamento desses produtos.

Além disso, a aplicação de protetor solar e filtros são imperdíveis para se ter uma pele saudável. Em conjunto com a vitamina E, a vitamina A, C e D também são importantes para os cuidados da pele.

Em resumo, a suplementação de vitamina E pode ser uma ótima estratégia para minimizar os danos ocasionados pela ação dos radicais livres.

É preciso ter uma orientação médica ou nutricional quanto as quantidades. Cada pessoa tem uma individualizada que precisa ser considerada para não gerar prejuízos na saúde.

Sempre verifica as marcas das suplementações compradas, por se tratar de um óleo, é muito fácil obter falsas suplementação de vitamina E Busque marcas regristradas na ANVISA com certificados.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CR3-49635

BATISTA, Ellencristina da Silva; COSTA, André Gustavo Vasconcelos; PINHEIRO-SANT’ANA, Helena Maria. Adding vitamin E to foods: implications for the foods and for human health. Revista de Nutrição, v. 20, n. 5, p. 525-535, 2007. https://www.scielo.br/j/rn/a/7svXx6XyTHW7vPPDJRtWcvL/?lang=pt

 

NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Vitamin E fact sheet for health professionals. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminE-HealthProfessional/>. Acesso em 23 Set 2020

COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 365-385.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos

Fechar Menu
15585

Inscreva-se agora e ganhe 5% de desconto em nossa loja!

15856
15585

Parabéns!
Use agora o cupom informado abaixo em nossa loja virtual!

vimdoblog

× Precisa de Ajuda?