colageno_tipo_2

Colágeno tipo 2

O colágeno tipo 2 é a principal proteína estrutural presente na cartilagem, responsável pela sua firmeza, resistência e tração.

Conforme envelhecemos, a capacidade de síntese de colágeno pelo organismo diminui e, com isso, surgem as dores nas articulações e enfraquecimento dos ossos.

Apesar da degradação da cartilagem fazer parte do processo natural de envelhecimento, micro traumas de repetição e sedentarismo podem aumentar essa degradação e levar à chamada artrose precoce em pessoas jovens.

Diversas patologias estão relacionadas à cartilagem articular. O colágeno poderia ser um tratamento complementar para manutenção da cartilagem. A suplementação de colágeno tipo II seria um método natural para ajudar no tratamento de patologias associadas aos ossos e articulações.

O colágeno tipo II é um suplemento que ajudar a complementar o tratamento de patologias relacionadas a baixos níveis de colágeno, auxiliando na melhora da qualidade de vida de indivíduos que apresentam dores, desconfortos e falta de mobilidade articular. Com isso, a suplementação de colágeno seria um método que agrega outros tratamentos.

Seu uso contínuo e nas doses corretas ajuda a diminuir o desgaste nas articulações e estimula a reconstrução das cartilagens.

Principais benefícios do Suplemento de Colágeno Tipo 2:

– Ajuda na manutenção das articulações;

– Participa da reconstrução da cartilagem articular;

– Auxilia no alívio da dor e inflamação nas articulações;

– Participa no aumentoda mobilidade e flexibilidade das articulações;

– Ajuda a lubrificar as articulações;

– Contribui com a saúde das articulações;

Para que serve o colágeno tipo 2?

O colágeno tipo 2, também conhecido como colágeno UC-II (ou UC2), representa cerca de 80-90% da proteína estrutural da cartilagem.

A cartilagem articular está presente nas articulações e impede o contato e atrito direto entre os ossos, permitindo que o corpo se movimente sem desconfortos e dores.

O uso do suplemento de colágeno tipo 2 ajuda na manutenção e melhora da saúde das articulações.

Seu poder anti-inflamatório, antioxidante e regenerativo, age beneficiando o sistema articular e cartilaginoso, diminuindo a inflamação e aumentando a mobilidade, flexibilidade e lubrificação das articulações.

Dessa forma, seu uso melhora a qualidade de vida de pessoas com casos de artrose, osteoartrose, artrite, osteoartrite, artrite reumatoide, entre outros.

Seu uso também é recomendado para praticantes de atividades físicas que sentem dores articulares após atividades e/ou querem aumentar a força das articulações a fim de prevenir de lesões ou amenizar desconfortos.

A suplementação com colágeno tipo 2 não hidrolisado ajuda a repor o colágeno perdido nas cartilagens das articulações, seja pelo processo de envelhecimento, inflamações, exercícios de impacto ou sobrepeso.

Seu uso por via oral atua estimulando a síntese de colágeno pelo organismo auxiliando na diminuição da destruição da cartilagem articular.

Dessa forma, ajuda a restabelecer a homeostase de colágeno na cartilagem, uma vez que atua na recomposição da cartilagem perdida e na redução da inflamação. Com isso, é capaz de melhorar a mobilidade das articulações.

Ele também é pode dessensibilizar o sistema imunológico e assim, diminuir o ataque às cartilagens que ocorre em diversas doenças inflamatórias artríticas.

O colágeno tipo 2 UC II é um produto natural que mantém a proteína na sua forma integra. Dessa forma, ele pode atuar restabelecendo o equilíbrio de colágeno no organismo, em especial nas articulações.

Além de fortalecer as articulações, não existem efeitos colaterais relatados do uso do suplemento de colágeno, sendo altamente tolerável pela maioria das pessoas.


Qual é o colágeno tipo 2?

O Colágeno Tipo 2 está presente no nosso organismo principalmente nas cartilagens, representado a maior parte da proteína existente nesse tecido.

É ele o responsável pela resistência e firmeza do tecido cartilaginoso ao formar uma rede fibrilar que mantém a tensão e elasticidade características da cartilagem.

Embora seja sintetizado pelo próprio organismo, ocorre uma queda natural na sua produção decorrente do processo de envelhecimento.

Inflamações e impactos nas articulações também contribuem para diminuir o colágeno nesses locais.

Para manter a saúde óssea e articular, é imprescindível a suplementação com colágeno tipo 2.

Existem diferentes suplementos de colágeno no mercado, porém, é o colágeno tipo 2 não hidrolisado que irá atuar nas articulações promovendo sua saúde.

O suplemento de Colágeno tipo 2 é feito a partir da cartilagem do frango, mais precisamente do esterno, estrutura rica nesse tipo de colágeno.

A extração é realizada a baixas temperaturas em um processo não enzimático que garante a pureza do colágeno.

Ou seja, ele se encontra na sua forma íntegra, sem alteração molecular, mantendo sua atividade.

Dessa forma, pode agir junto com o sistema imunológico na redução da destruição da cartilagem das articulações.


Alguns colágenos podem ter na sua composição outros nutrientes como vitaminas e minerais que irão auxiliar o colágeno na reconstrução das cartilagens, melhorando os desconfortos e melhorando a mobilidade articular.

Qual a diferença do colágeno hidrolisado para o colágeno tipo 2?

Colágeno é um conjunto de proteínas estruturais encontradas em diferentes tecidos. Só no organismo humano já foram identificadas 27 isoformas.

Assim, o colágeno presente na pele é diferente daquele encontrado nas cartilagens, por exemplo. Isso faz com que também haja diferença nos tipos de suplementos colágenos.

O suplemento de colágeno mais conhecido é o hidrolisado, que recebe esse nome por causa do processo de hidrólise, na qual sua molécula é quebrada em pedaços menores pela água.

Inicialmente acreditava-se que a suplementação com o colágeno hidrolisado funcionaria para repor a perda de colágeno em qualquer região. Porém, foi descoberto que, se por um lado, a quebra aumentava a biodisponibilidade, por outro ela também formava compostos não específicos, ou seja, sem ação determinada no organismo.

Dessa forma, não adiantaria consumir colágeno hidrolisado para melhorar a saúde das articulações, pois ele não atuaria lá.

Sabe-se agora que o suplemento de colágeno hidrolisado tipo 1 é mais indicado para a manutenção da saúde da pele, cabelos e unhas.

Já o colágeno tipo 2 é indicado para melhorar a saúde das articulações, podendo aliviar os sintomas de osteoartrite e artrite, uma vez que auxilia a repor o colágeno perdido nestes locais.

Ao contrário do colágeno hidrolisado, o colágeno tipo 2 não é desnaturado. Sua molécula se mantém sem nenhuma alteração, o que não interfere na sua atividade biológica.

Sendo assim, ele pode atuar em conjunto com o sistema imunológico na melhora da cartilagem articular.

Que horas tomar colágeno tipo 2?

O suplemento de colágeno tipo 2 é indicado para ser um método mais natural ajudando os tratamentos de desordens relacionadas à articulações, como é um método coadjuvante, ele não atua sozinho nas articulações, cartilagens e tendões.

É recomendado também para pessoas que buscam melhorar a força e flexibilidade, articular, bem como amenizar dores e desconfortos.

Não existe um horário comprovadamente melhor para consumir o colágeno, podendo dessa forma, ser consumido a qualquer hora do dia que se adeque melhor a sua rotina.

De modo geral, aconselha-se que pessoas com sensibilidade estomacal evitem o consumo com o estômago totalmente vazio. Nesse caso, pode-se tomar o colágeno tipo 2 cerca de 30 minutos antes ou após as refeições.

A dosagem exata de colágeno a ser utilizada pode variar de pessoa para pessoa, por isso, consulte um médico ou nutricionista.

A recomendação deve ser seguida pelo fabricante ou pela orientação de um profissional da saúde.

Quanto custa o colágeno tipo 2?

Procure sempre por suplementos de qualidade comprovada e registrado na Anvisa. Somente assim saberá da procedência e poderá usufruir todos os seus benefícios.

Revisado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista (CRN-3-49635).

CAMPOS, Lúcia et al. Osteoporosis in childhoodandadolescence. Jornal de pediatria, v. 79, n. 6, p. 481-488, 2003. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572003000600005&script=sci_arttext

FULLER, Ricardo et al. Colágenos II e XI e 4-hydroxiprolina na cartilagem da cabeça do fêmur de portadores de osteoartrose nodal. Rev. bras. reumatol, p. 131-6, 1999. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-296500

JORGE, Pedro Baches et al. Diferença na degeneração articular de acordo com o tipo de esporte. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 54, n. 5, p. 509-515, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-36162019000500509&script=sci_arttext&tlng=pt

VARGAS, D. M.; AUDÍ, L.; CARRASCOSA, A. Peptídeos derivados do colágeno: novos marcadores bioquímicos do metabolismo ósseo. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 43, n. 4, p. 367-370, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42301997000400016&script=sci_arttext&tlng=pt

VELOSA, Ana Paula P.; TEODORO, Walcy R.; YOSHINARI, Natalino H. Colágeno na cartilagem osteoartrótica. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 43, n. 3, p. 160-166, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0482-50042003000300006&script=sci_arttext&tlng=pt

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos