quais os beneficios do colageno hidrolisado

Quais os benefícios do colágeno hidrolisado?

O colágeno é uma proteína feita da junção de vários aminoácidos. Por ser constituído de aminoácidos é reconhecido como um alimento muito seguro de ser consumido. Possui efeitos adversos mínimos.

O colágeno hidrolisado possui aminoácidos que quando ingeridos se acumulam na cartilagem, como a glicina e a prolina.

O colágeno tem sua produção em queda após aos 30 anos. As proteínas são nutrientes extremamente importantes para o corpo, desde o DNA até as estruturas da pele, músculos, todos os órgãos precisam das proteínas.

Por conta dessa alta demanda, o organismo passa a dar menos prioridade para as estruturas como unhas, cabelos, pele e passa a dar mais prioridade ossos, músculos, órgãos e tecidos.

Conforme essa diminuição na produção de colágeno ocorre no organismo, é preciso aumentar a ingestão de aminoácidos para aumentar a síntese de colágeno.

Dessa forma a ingestão alimentar as vezes se torna insuficiente e por isso a suplementação em alguns casos é necessária para aumentar o aporte de colágeno.

Algumas patologias necessitam de uma ingestão maior de colágeno como osteoporose, osteopenia entre outras.

Por todas essas razões, o colágeno representa 30% de toda as proteínas do organismo, sua atuação é visível nos tecidos e estruturais como dentes, ossos, pele, tendões, ligamentos, veias, cartilagens. Todo o processo de cicatrização necessita do colágeno.

Pela diminuição na síntese de colágeno, é perceptível o aumento de rugas, enfraquecimento ósseo, queda de cabelo, unhas quebradiças e processos mais patológicos que necessitam de suplementação.

Existem diversos tipos de colágeno, é conhecido 29 tipos de colágenos que se diferenciam, composição de aminoácidos, nos arranjos, no diâmetro e na localização dos tecidos.

Os tipos de colágeno são:

  • Tipo I: é o tipo mais abundante dos colágenos, representa aproximadamente 90% de todo o colágeno corporal. Encontrado em: tendões, na derme, ossos e dentes.
  • Tipo II: é encontrado na cartilagem das articulações e discos intervertebrais, diminuindo o atrito causado nas articulações, gerando uma proteção.
  • Tipo III: é o segundo mais abundante, presente nos músculos lisos tais como vasos sanguíneos, estômago, intestinos, baço, fígado, rins, pulmões e coração.
  • Tipo IV: esse tipo tem função de sustentação e revestimento, presente principalmente no tecido epitelial. Encontrado na pele, no revestimento estomacal, na bexiga, na uretra, nas paredes da cavidade torácica, em glândulas endócrinas, como a tireoide.

Um dos mais utilizados na clínica é o colágeno hidrolisado pelas suas funções e estudos relacionados ao seu uso e os benefícios que traz.

O colágeno hidrolisado (CH), o colágeno que passa pelo processo de hidrólise. Ou seja, ele já está na sua forma quebrada em partículas menores, facilitando na digestão e absorção.

O CH vêm sendo estudado pelos seus efeitos nas estruturas do corpo como pele, unhas, cabelos, ossos, cartilagens entre outros.

O que o colágeno hidrolisado faz no corpo?

O colágeno hidrolisado (CH), nos últimos anos vem sendo estudado e tem apresentando efeitos positivos, funcionais e promissores na pele, especialmente na população idosa com a diminuição dos sinais clínicos do envelhecimento.

O uso da suplementação de CH está sendo considerada uma fonte promissora de proteínas como prolina, glicina e hidroxiprolina, que possuem como função uma atividade antioxidante, anti-hipertensiva e estimula o metabolismo de diferentes tecidos conjuntivos como a cartilagem.

Segundo alguns estudos, a biodisponibilidade de um nutriente é o fator limitante para sua eficiência nos órgãos.

O colágeno hidrolisado quando ingerido via oral é absorvido em aminoácidos livres e na forma de peptídeos.

Esses peptídeos depois de serem absorvidos são biologicamente ativos, ou seja, podem ser distribuídos e acumulados em tecidos como cartilagem e pele.

Os benefícios do Colágeno hidrolisado podem melhorar as estruturas da pele, dando mais firmeza, ajudando na diminuição do aparecimento de rugas. Além da pele, é notado alterações nas unhas e estrutura capilar.

Ambos sexos são acometidos pela diminuição da produção de colágeno no organismo, entretanto, as mulheres são mais afetadas por essa diminuição de colágeno. O que ainda piora na fase da menopausa e modulações hormonais que podem agravar o déficit da síntese de colágeno.

Alguns fatores podem piorar a síntese de colágeno como:

  • Estilo de vida;
  • Má alimentação;
  • Consumo excessivo de alimentos industrializados;
  • Sedentarismo;
  • Uso de cigarro;
  • Alto consumo de bebida alcoólica
  • Alta exposição solar

A suplementação de colágeno irá melhorar a síntese de colágeno no organismo, considerando que o indivíduo esteja evitando todos os inibidores da síntese de colágeno e que além de tudo possua uma alimentação saudável.

Alguns estudos foram realizados para verificar quais são os benefícios da suplementação de colágeno hidrolisado.

Kim et al. fez um estudo com células in vitro de humanos. No estudo foi verificado que a suplementação de colágeno aumentou a diferenciação osteoblástica, ou seja, teve como resultado uma ação osteoprotetora, proteção dos ossos.

Já no estudo realizado por Sugihara et al. com cinco indivíduos com a suplementação de colágeno hidrolisado.

Foi verificado como conclusão do estudo pelas amostras de sangue um aumento de aminoácidos di e tripeptideos, aumentando a proliferação e crescimento celular, e proteção da cartilagem.

O estudo de Guillerminet et al., mostram que para o efeito do colágeno ser efetivo no organismo precisa ser o colágeno hidrolisado.

Em seus estudos em camundongos eles observaram que os resultados da administração oral de colágeno para a diferenciação celular de osteoblásticas e a redução das células osteoclásticas não importa somente a quantidade de peptídeos e sim o tamanho molecular do colágeno.

Ou seja, em toda molécula de colágeno dependendo do seu tamanho interage com as células ósseas, o colágeno na sua forma hidrolisada por ter peptídeos menores consegue essa interação e possibilita os resultados na região óssea.

Entre estudos sendo realizados até o momento já foram verificados os benefícios relacionadas a suplementação de colágeno:

  • Melhora na qualidade da pele,
  • Diminuição das rugas;
  • Melhora na elasticidade da pele;
  • Efeito antioxidante;
  • Redução nas celulites e estrias.
  • Saúde óssea
  • Proteção dos ossos
  • Proliferação e crescimento celular;
  • Proteção das articulações;
  • Diminuição da dor
  • Melhora nos aspectos conjuntivos da cartilagem, tecidos e músculos.
  • Composição estrutural
  • Fortalece fios capilares;
  • Unhas.
  • Manutenção de peso e massa muscular

Tem contraindicação tomar colágeno?

Colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar seguro, possui aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como alimento/ novo ingrediente.

Por ser constituído apenas de proteínas, o seu uso não possui efeitos colaterais.

Por mais que seja seguro, é importante que seu consumo seja orientado um nutricionista ou médico.

Além disso, mulheres grávidas ou que estão amamentando é importante que sejam orientadas quanto a quantidade da suplementação. Tudo que é em excesso pode ser prejudicial à saúde.

Pode tomar colágeno todos os dias?

Pode. Entretanto é importante seguir um planejamento do tratamento com colágeno em questão de quantidade por dia.

Isso porque já temos a ingestão de proteínas vinda da alimentação e o excesso de qualquer suplementação pode fazer mal a saúde. Procure orientação de um profissional da saúde.

Quanto tempo devo tomar colágeno?

Os efeitos e benefícios do colágeno hidrolisado surgem após dois a três meses com o uso da suplementação.

O seu consumo pode ser prologando quando aliado a tratamentos de patologias como osteoporose e doenças relacionadas aos ossos.

Resumindo, ocolágeno hidrolisado é uma proteína essencial para os tecidos e cartilagem do organismo. Ocorre a queda da sua síntese endógena na fase adulta.

Nesse período a suplementação pode ser feita para evitar alguns sinais clínicos que surgem com a queda da produção de colágeno como rugas, estrias, celulites, enfraquecimento ósseo entre outros.

É recomendado a partir dos 30 anos e fundamental após os 50. Mas seu uso não tem idade.

Pessoas que possuem hábitos pouco saudáveis ou que querem prevenir desde já os efeitos da falta do colágeno podem iniciar o uso sem problemas antes dessa idade.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

Guillerminet F, Beaupied H, Fabien-SouléV, Tomé D, Benhamou CL, Roux C, et al. A. Hydrolyzed collagen improves bone metabolism and biomechanical parameters in ovariectomized mice: an in vitro and in vivo study. Bone 2010;46(3):827-34. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19895915/

KIM HK, KIM MG, LEEM KH. Osteogenic activity of collagen peptide via ERK/MAPK pathway mediated boosting of collagen synthesis and its therapeutic efficacy in osteoporotic bone by backscattered electron imaging and microarchitecture analysis. Molecules [Internet] 2013 [acesso em 15 maio 2014];18(12):15474-89. Disponível em: http:// www.mdpi.com/1420-3049/18/12/15474.

Sugihara F, Inoue N, Kuwamori M, Taniguchi M. Quantification of hydroxyprolyl-glycine (Hyp-Gly) in human blood after ingestion of collagen hydrolysate. J Biosci Bioeng 2012;113(2):202-3. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22040651/.

PORFÍRIO, Elisângela; FANARO, Gustavo Bernardes. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 19, n. 1, p. 153-164, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbgg/v19n1/pt_1809-9823-rbgg-19-01-00153.pdf

RICHELLE, M.; SABATIER, M.; STEILING, H. et al. Skin bioavailability of dietary vitamin E, carotenoids, polyphenols, vitamin C, zincand selenium. Brit J Nutr; 96 (2): 227-38, 2006.

ZAGUE, V.; MACHADO-SANTELLI, G. M. Bases Científicas Dos Efeitos da Suplementação Oral com Colágeno Hidrolisado na Pele. Revista Brasileira de Nutrição Funcional, v. 5, n. 65, p. 19-25, 2016. Disponível em: https://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/60f70519d95198c164a1ea01eb85f156.pdf

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos

Fechar Menu
15585

Inscreva-se agora e ganhe 5% de desconto em nossa loja!

15856
15585

Parabéns!
Use agora o cupom informado abaixo em nossa loja virtual!

vimdoblog

× Precisa de Ajuda?