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Qual suplemento tomar para imunidade baixa?

Hoje em dia a maior parte das doenças metabólicas que temos, é ocasionada pelo estilo de vida, que acompanham má alimentação, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo.

A genética em alguns pode contribuir com a incidência dessas doenças, mas não deve se esquecer que a maioria das vezes a influência maior é por essas escolhas que podem modificar e danificar nosso DNA e consequentemente trazer doenças.

Este fato contribui diretamente com o nosso sistema imunológico, fazendo com que ele não aja de forma rápida e eficiente contra vírus, bactérias, fungos e em casos mais graves.

A imunidade baixa é dos fatores de risco para diversas doenças, pois o organismo passa a não combater mais aquela doença ou outras que podem chega.

Os nutrientes como proteínas, carboidratos e lipídeos são extremamente essenciais para manter o sistema imunológico funcionando.

Algumas dietas restritivas como zerar a quantidade de carboidratos pode ser um gatilho inicial para o desencadeamento de uma baixa no sistema imunológico, bem como dietas pobres em proteínas.

Além dos macronutrientes, os micronutrientes também são fundamentais para manter o equilíbrio do sistema imunológico.

Vitaminas como A, D e E podem alterar diretamente a resposta das células do sistema imune ao combate contra invasores.

A suplementação é uma das alternativas que temos hoje para facilitar a entrada de nutrientes para o organismo.

Hoje já contamos com inúmeras evidências cientificas que mostram a suplementação de nutrientes e compostos bioativos sendo um dos melhores métodos utilizados para modular a atividade do sistema imunológico. Todavia, hábitos alimentares e o estilo de vida ainda continuam sendo a base principal para o fortalecimento do sistema imune.

A suplementação que irá aumentar a imunidade é composta por vitaminas e nutrientes que atuam no sistema imunológico, alguns desses nutrientes agem indiretamente melhorando a célula de defesas, barreiras da mucosa ou agem diretamente, agindo contra infecções dos vírus, fungos ou bactérias.

Suplementos para aumentar a imunidade

Dessa forma, iremos relatar algunsnutrientes e compostos bioativos importantes para se der na suplementação, que iram aumentar a tolerância imunológica e fortalecimento do sistema imunológico:

  • Vitaminas A, D e E

As vitaminas lipossolúveis possuem papel fundamental na modulação do sistema imunológico. Isso porque todas atual no intestino, que é um dos órgãos mais importantes para a saúde do sistema imunológico. O intestino é a porta de entrada para diversos microoganismo, por isso deve ser saudável para expulsar esses invasores e manter o corpo em equilíbrio.

A Vitamina A contribui com a saúde da mucosa, participando da diferenciação e desenvolvimento das células do sistema imune, como as células T.

A Vitamina D tem papel primordial na regulação das células do sistema imune. Pesquisadores vem estudando muito sobre a relação de baixos níveis de vitamina D com doenças autoimune e intestinais. Isso porque, a célula de defesa tem na sua membrana (parede celular) receptores de vitamina D, ou seja, essa comunicação entre as células e a vitamina D desencadeia processos para aumentar o controle e impedimento de vírus, bactérias e fungos.

Dessa forma, a vitamina D atua melhorando essa barreira no trato gastrointestinal, pele, trato respiratório, impedindo infecções.

Além disso, a vitamina D ajuda no controle da permeabilidade intestinal aumentando a barreira da mucosa, impedindo que os microrganismos entrem na nossa circulação.

A Vitamina E é um antioxidante potente que otimiza e melhora a resposta imunológica pela inibição de radicas livres.

  • Vitaminas C, Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12)

A Vitamina C é altamente concentrada leucócitos (células de defesa) que ajudam diretamente na infecção. Em estudos, tem sido mostrado que a vitamina C melhora a função do sistema imunológico por estimular a proliferação de linfócitos T.  Além disso, a vitamina C é antioxidante, que dá mesma maneira atua contra os radicais livres.

O complexo B é um conjunto de vitaminas que tem funções prioritariamente de vias metabólicas, entretanto, atuam no sistema imunológico.

Vitamina B1auxilia no metabolismo energético e tem papel no bom funcionamento das células nervosas e do cérebro.

Vitamina B2 auxilia na formação de células vermelhas do sangue (hemoglobina), e metabolismo do ferro. Além disso é antioxidante e protege as células contra os radicais livres.

  • A vitamina B3 (Niacina) age na manutenção de mucosas.

Vitamina B5participa da síntese de hormônios esteroides, neurotransmissores, glóbulos vermelhos. Baixos níveis de vitamina B5 pode levar a menor resposta do sistema imune.

A vitamina B6 é essencial para a formação e crescimento celular. Consequentemente, a deficiência dessa vitamina pode levar a diminuição na formação das células de defesa, anticorpos, citocinas e diminuição na proliferação de linfócitos T.

Vitamina B7 auxilia no fortalecimento das mucosas e contribui com a sinergia das outras vitaminas.

Vitamina B9 desempenha papel importante na formação do ácido nucleotídeo para formação das proteínas. Dessa maneira, age indiretamente na produção das células. Um estudo realizado com mulheres pós menopausa que tinham uma dieta pobre em ácido fólico e as outras sendo suplementadas com essa vitamina tiveram uma diferença bem considerativa na resposta imunológica, com uma diminuição nas respostas infecciosas.

Vitamina B12 tem a função parecida com a B9, agindo na formação e proliferação das células imunológicas.

  • Minerais (Zinco, Magnésio e Selênio)

O zinco é um dos micronutrientes mais importantes para o sistema imune, isso se deve ao seu potencial imunomodulador e antioxidante. Atua na síntese proteica, na produção das citocinas, participa da constituição das proteínas que fazem parte da barreira da mucosa intestinal, proliferação e diferenciação celular.

O Magnésio tem sido evidenciado como um cofator para a formação de imunoglobulinas IgA, IgM, etc. A deficiência desse mineral pode gerar prejuízos na ativação do sistema imunológico.

O selênio é um mineral antioxidante que está envolvido na redução do estresse oxidativo, reações de redoz e envolvimento na resposta inata e celular do sistema imune.

  • Ômega 3

O EPA e DHA fazem parte das membranas plasmáticas, com isso, conduzindo a formação de ácido araquidônico que é um dos responsáveis pela cascata inflamatória.

  • Compostos bioativos (curcumina) e Produtos Apícolas (Própolis)

A curcumina presente na Cúrcuma longa, é utilizada como tratamento coadjuvante em diversas doenças imunológicas como alergias, doenças crônicas, autoimune, inflamatórias, câncer entre outas. Ela tem a função de aumentar a tolerância imunológica.

A Própolis atua na proteção da colmeia contra insetos invasores e microrganismos. Ela apresenta atividade antimicrobiana, antifúngicas, anti-inflamatórias e antivirais.

Possui efeitos imunomoduladores estimulando as células do sistema imune e por conta disso é utilizado contra alergias, doenças crônicas como sinusite, rinite e doenças inflamatórias.

Resumidamente, os suplementos que irão melhorar o sistema imunológico precisam ter alguns desses nutrientes ou a junção deles para ter maiores efeitos na modulação do sistema imune. Procure opções de suplementos que entregam ao seu organismo maiores quantidades desses nutrientes.

O que fazer para aumentar a imunidade rápido?

Para ajudar a aumentar a imunidade rápido, é necessário a modificação de hábitos de vida e adequação da alimentação e exercícios.

  • Aumentar consumo de alimentos in natura e minimamente processados.
  • Evitar ou retirar alimentos industrializados como fast-foods, massas, alimentos com alto teor de sódio (molhos, salgadinhos, embutidos) e alto teor de açúcar (bolachas recheadas, scos de saquinho, etc).
  • Aumentar a prática de atividades físicas. Pode ser qualquer atividade que você goste e se sinta bem em fazer, o importante é fazer.
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e cigarro, pois ambos aumentam o estresse oxidativo e inflamação.
  • Aumentar exposição solar, para melhorar a síntese de Vitamina D.
  • Evitar o excesso de medicamentos, pois diminuem a permeabilidade intestinal, ajudando vírus, bactérias a passar pela barreira da mucosa.
  • Aumente o consumo de água.

Conclusão

Essas foram algumas dicas para melhorar e aumentar sistema imunológico. É importante saber que um sistema imunológico forte é capaz de diminuir a incidência de doenças extremamente danosas para o organismo.

Se alimente bem, diminuía ingestão de alimentos nocivos, procure suplementos que deem um aporte de compostos bioativos, vitaminas e minerais.

Dessa forma o sistema imunológico irá responder mais rápido e de maneira assertiva.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 330-331; 379-381; 417-418; 712-713; 726; 917-943.

KUSSMANN Martin. Nutrition and Immunity. RSC Food Analysis Monographs. 9. 268- 308, 2010

SOUZA, Marcio Leandro Ribeiro de et al. Defesa e Reparo. In: SOUZA, Marcio Leandro Ribeiro de et alNutrientes aplicados a prática clínica. São Paulo: Valeria Paschoal, 2018. Cap. 10. p. 2-576.

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Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

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Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

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