tomar oleo de cartamo para emagrecer

Como tomar o Óleo de Cártamo para emagrecer?

A procura por produtos que emagreçam nas redes sociais, na internet é imensa.

Hoje existem diversos produtos que podem ajudar o seu processo de emagrecimento.

Mas você precisa entender que o processo de emagrecimento não acontece pela suplementação de um produto e sim pela seu equilíbrio alimentar, prática de atividades físicas, ingestão de água e sono.

Hoje você consegue ter equilíbrio nessas áreas? Se sua resposta é sim, nesse artigo vou te mostrar os benefícios do óleo de Cártamo e porque ele pode ser um complemento da sua alimentação, um aliado ao processo de emagrecimento.

O Óleo de Cártamo conhecida também como açafrão-bastardo, é extraído a partir das sementes da planta Carthamustinctorius.

Pode ser encontrado em suplementos para facilitar sua ingestão.

Alguns estudos já foram realizados para saber sobre os seus benefícios atrelados a saúde e ao emagrecimento.

As sementes de Cártamo são ricas em óleo, que são predominantes os ácidos graxos mono e poli-insaturados (PUFA/SFA), sendo principalmente o ácido oleico e ácido linoleico, gorduras do tipo ômega 9 e 6.

Essas gorduras muitas vezes classificadas como “boas” são um dos nutrientes responsáveis pelos processos de anti-inflamatórios no organismo. Além disso, as sementes de Cártamo é fonte em á-tocoferóis, que desempenham um papel antioxidante no organismo. 

O organismo por diversas vezes precisa estar no controle de certas substancias que agem contra ele, um exemplo dessas são os radicais livres, que em excesso podem gerar problemas e distúrbios que na sua evolução pode piorar uma doença ou iniciar uma.

Então, a presença de antioxidante no óleo de Cártamo tem grande importância para diminuir a concentração de radicais livres no organismo.

Qual a importância do óleo de Cártamo para o organismo?

O óleo de Cártamo pode ser um ótimo aliado a alimentação, isso porque ele contém gorduras boas contribuem com a saúde e com o bem estar do organismo, agindo juntamente com o sistema imunológico.

Na literatura podemos encontrar alguns benefícios associados a redução dos níveis de triglicerídeos, LDL colesterol.

Os estudos reforçam a importância de se ter uma alimentação saudável, pois a suplementação é um método para complementar os nutrientes.

Pela quantidade de gorduras presentes no óleo de cártamo, este benefício pode ser utilizado como inibidor de apetite.

Alguns estudos mostram que a suplementação de óleo de Cártamo teve benefício associado a redução de apetite.

Isso porque as gorduras são macronutrientes que tem o potencial de aumentar a saciedade. Aumentando a saciedade, pode-se sugerir que você irá consumir menos calorias e alimentos naquela refeição, então, dessa forma contribuindo com o emagrecimento.

A relação fome e saciedade é um dos fatores mais trabalhados no processo de emagrecimento.

Esses dois fatores devem ser bem sinalizados pelo seu organismo. Quando você está em equilíbrio com os seus sinais de fome e saciedade, a tendência é você conseguir comer até a saciedade, sem se encher de comida desnecessariamente.

Estes sinais são liberados por dois hormônios importantes no organismo que são leptina e grelina.

Enquanto a leptina é um hormônio que gera saciedade, a grelina é o hormônio da fome.

Esses hormônios em muitos casos começam a se desregular, causando muita fome, e consequentemente menos saciedade.

Para regular eles, é preciso começar a aprestar atenção no seu corpo, ter uma alimentação equilibra, dormir bem, beber a quantidade certa de água e complementar a alimentação com suplementos que possam ajudar, como o óleo de Cártamo.

Benefícios do óleo de cartamo

Antioxidante: por possuir tocoferóis em sua composição, o óleo de Cártamo pode ser tutilziado como mais uma fonte de antioxidantes, atuando contra os efeitos deletérios dos radicais livres. Os radicais livres em excesso, danificam as células, modificam o DNA da célula, causando distúrbios e pode levar a célula a envelhecimento e morte. Os antioxidantes conseguem inibir essas substancias, evitando esses efeitos.

Perfil lipídico:o óleo de Cártamo possui ácidos graxos que atuam no controle do LDL (colesterol “ruim”) e TG (triglicerídeos) alguns estudos, sugere-se que o óleo de Cártamo poderia ter este benefício. É importante salientar que esses benefícios são visualizados em estudos científicos e precisa-se de muito mais estudos para provar sua eficiência.

Praticantes de musculação: O óleo de Cártamo foi associado em alguns estudos como suplemento para diminuir a inflamação gerada por treinos intensos, como musculação. Por ser um anti-inflamatório, ele age na diminuição da dor pós treino. É importante ressaltar que, para pessoas que estão iniciam treinos de musculação, o processo de adaptação vai existir a dor e ela precisa acontecer para gerar o aumento do músculo. Se houver a ingestão de alimentos antiinflamatórios, pode afetar o processo adaptativo. Por isso, é importante buscar a ajuda de um profissional para acompanhar esse processo e ver qual seria o melhor momento para a inclusão de alimentos e suplementos que possui função antioxidante e anti-inflamatória.

O óleo de Cártamo é uma suplementação que ainda tem um potencial muito grande quanto pesquisas.

Além desses benefícios citados acima, alguns artigos sugerem que o Óleo de Cártamo poderia ter uma relação com o aumento do hormônio adiponectina.

A adiponectina é um hormônio liberado para controle da insulina (hormônio anabólico).

A insulina é um hormônio que tem como objetivo estimular as células a captarem o açúcar do sangue, dessa forma no excesso de açúcar, as células transformam ele em gordura.

Picos de insulina são correlacionados com resistência insulina e também com o aumento de estoque de gordura. Entretanto, é importante salientar que por mais que age um controle da insulina pela suplementação, precisa-se primeiramente ter um controle alimentar, e neste caso, ter uma alimentação equilibrada.

Quantas cápsulas de Óleo de Cártamo tomar por dia?

Por legislação não existe uma quantidade especifica de óleo de Cártamo ou alguma recomendação. É recomendado seguir orientações vindas de médico ou nutricionista.

Alguns estudos sugerem de 2 a 3 cápsulas por dia, mas isso vai depender da avaliação do seu médico ou nutricionista.

Essa quantidade varia de acordo com a individualidade de cada paciente. Para cada caso ou benefício que se queira adquirir existe uma recomendação que é atrelada junto com alimentação.

A suplementação de Óleo de Cártamo é segura, não tem contraindicações. No entanto, é recomendado seguir as quantidades sugeridas, visto que o excesso de qualquer suplemento pode causar efeitos negativos a saúde.

Esse produto deve ser evitado por grávidas, lactantes e crianças, as quais devem consultar o médico ou nutricionista antes do consumo.

Para saber mais sobre o óleo de Cártamo e outros benefícios associados com sua ingestão, clique aqui e veja esse artigo completíssimo no blog da Nutriblue.

Se você ainda tem dúvidas sobre o Óleo de Cártamo, sempre verifique a composição do produto. Composições sem aditivos químicos por exemplo.

Sempre busque por produtos de qualidade e certificados pela ANVISA.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

HANN, Vitória Boelter et al. ERMOGÊNICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE ÓLEO DE COCO, ÓLEO DE CÁRTAMO E CLA. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 43, n. 8, p. 10-19, fev. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/nutricao/Downloads/408-Texto%20do%20artigo-1721-2-10-20140105%20(1).pdf

SANTANA, Lidiani F. Óleo de Cártamo (Carthamustinctorius) Aumenta os Níveis de Colesterol Total e LDL Colesterol em Modelo Experimental de Síndrome Metabólica. InternationalJournalof Cardiovascular Sciences. Vol 30. 6 ed; 476-486, 2017

SILVA, Roberta Cristina de França. “Avaliação dos parâmetros bioquímicos e gordura hepática de ratos wistar suplementados com óleo de cártamo submetidos ou não a exercício aeróbico.” (2014).

XAVIER, D. R. S. (2015). IMPACTO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÓLEO DE CÁRTAMO (CARTHAMUS TINCTORIUS L.) E/OU EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE RATOS WISTAR.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos