pode usar curcuma todos os dias

Pode usar cúrcuma todos os dias?

Quem nunca ouviu falar sobre a cúrcuma ou açafrão da terra que atire a primeira pedra. Nos últimos anos essa especiaria tem chamado a atenção de muitas pessoas pelos seus benefícios relacionados a saúde e como é fácil utiliza-la de várias formas na nossa alimentação.

A cúrcuma é uma especiaria, de cor alaranjada, rica em polifenóis que são em sua maioria responsáveis pelos benefícios da cúrcuma.

O seu composto ativo mais estudado é a curcumina, sendo estudada em milhares artigos científicos com seus benefícios que são relacionados desde sistema imunológico até mais graves como câncer.

Claro que se tratando de um único alimento, sabemos que a forma preventiva dos alimentos é a longo prazo e não acontece só pela ingestão de um único alimento. Quando falamos sobre auxiliar em doenças, estamos falando sobre seus benefícios combatendo de forma coadjuvante.

No caso da cúrcuma ela vem sendo estudada em diversos condições como mal de Alzheimer, câncer, hepatoprotetora, neuroprotetora. Funções essas que ainda não podemos afirmar com toda certeza, mas que nos estudos ela tem resultados positivos.

E é por isso, pensando na saúde no geral, o uso da cúrcuma na alimentação é algo totalmente positivo, e que com certeza vai ajudar sua saúde. Você pode utilizar a cúrcuma como tempero nas preparações como frango, arroz, carnes ou você pode incluir em shots matinais com própolis por exemplo.

Você pode estar se perguntando, shot vai ajudar? E novamente eu te respondo, ele ajuda mas não é ele que vai ter uma grande interferência na sua saúde, de uma forma de tratamento, é como se fosse uma dose de saúde diariamente que não tem prazo de validade ou de resultados, mas que a longo prazo te ajuda.

Você pode usar a cúrcuma todos os dias, tanto na sua comida, quanto na forma de shot ou até mesmo como suplementação se acaso não gostar do sabor, mas quer os benefícios dela.

Na forma de suplementação, o próprio fabricante coloca uma quantidade diária da dose, mas se seu nutricionista prescrever pra você, você terá doses individualizadas.

Pensando na suplementação, ela é uma ótima estratégia pra você que não tem tempo, ou que não gosta do sabor da cúrcuma na comida, mas quer ter os benefícios do seu consumo.

A cúrcuma por ser uma raiz forte, tem um sabor muito característico e um cheiro também, o que facilita a suplementação, já que é só tomar a cápsula.

Nutri todo mundo pode tomar? Depende. Depende da idade, liberação médica, o porquê deseja começar, quais objetivos com a suplementação, para analisar inclusive as doses ideias para o seu caso.

Cúrcuma benefícios e malefícios

A cúrcuma é um super alimento, considerando um dos alimentos funcionais mais benéficos do mundo. Suas funções no sistema imunológico, a sua ação no fígado na parte de destoxificação de substâncias, seu poder antioxidante faz com que haja muita procura de super alimento. Além disso possui função anti viral, anti fúngica e anti bacteriana, o que auxilia ainda mais o sistema imunológica.

Sua potente ação antioxidante neutraliza os radicais livres, que são substâncias capazes de modificar as células, e iniciar condições de saúde, além de levar as células a apoptose (morte celular). Por essa ação antioxidante, a cúrcuma auxilia no equilíbrio do colesterol LDL e HDL.

A cúrcuma também é frequentemente utilizada em problemas de pele por possuir funções antiinflamatórias e anti microbiana. Pode ser utilizada como cápsula ou como gel de cúrcuma. As condições de pele que são beneficiadas são: dermatite, alopecia, psoríase.

Sua função anti-inflamatória auxilia na diminuição de dores que ocorrem em doenças como artrite, dores de cabeça, articulações, incluindo dores musculares no pós treino.

Por ser uma especiaria natural, a cúrcuma não tem malefícios, claro que o excesso pode ocasionar irritação no estomago e enjoo. No geral ela é bem tolerada nas quantidades certas.

Mesmo sendo natural, é contra indicada em gestantes e lactantes, devendo ser usada somente com a autorização médica.

Como se deve tomar a cúrcuma?

A cúrcuma pode ser usada através do seu pó, que é extraído da raiz, dessa forma in natura você pode acrescentar como temperos, e preparações como carnes, sopas, arroz e em vegetais.

Algumas pessoas tem utilizado o chá da cúrcuma para aliviar dores por exemplo.

Se for optar pela a cúrcuma em cápsula, você pode toma-la de manhã ou após as refeições como café da manhã e almoço.

O ideal é evitar tomar de noite, pois algumas pessoas sugerem que a cúrcuma dá energia e isso acaba prejudicando o sono.

No geral, a cúrcuma não tem contra indicações, no entanto gestantes, crianças e lactantes não podem utiliza-la.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN349635

Referências bibliográficas

KAHKHAIE, R, KOLSOUM et al. Curcumin: a modulator of infammatory signaling pathways in the immune system. Inflammopharmacology. 885-900, 2019

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informações Sistematizadas da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS : Curcuma longa L., Zingiberaceae – Açafrão-da-terra. 2020. 

Nelson KM, Dahlin JL, Bisson J, Graham J, Pauli GF, Walters MA. A Química Medicinal Essencial da Curcumina. J Med Chem. 9 de março de 2017;60(5):1620-1637. doi: 10.1021/acs.jmedchem.6b00975. Epub 2017 11 de janeiro. PMID: 28074653; PMCID: PMC5346970.

Vollono L, Falconi M, Gaziano R, Iacovelli F, Dika E, Terracciano C, Bianchi L, Campione E. Potencial da Curcumina em Distúrbios da Pele. Nutrientes. 10 de setembro de 2019;11(9):2169. doi: 10.3390/nu11092169. PMID: 31509968; PMCID: PMC6770633.

Unlu A, Nayir E, Dogukan Kalenderoglu M, Kirca O, Ozdogan M. Curcumina (cúrcuma) e câncer. J BON. 2016 set-out;21(5):1050-1060. PMID: 27837604.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos