Cúrcuma em gotas funciona

Cúrcuma em gotas funciona?

A cúrcuma é uma especiaria utilizada há muitos anos, mas começou a ter muito mais visibilidade nos últimos tempos pelo seu poder antioxidante, antiinflamatórios.

Você já deve ter notado como a cúrcuma é associada a um melhor sistema imunológico, diminuição do envelhecimento celular, melhora da inflamação do corpo.

Mas será que a suplementação de cúrcuma funciona? Bom, já te adianto que qualquer suplementação sendo bem orientada é uma ótima estratégia e com a cúrcuma não seria diferente.

Os shots matinais tomaram uma proporção muito alta nos últimos três anos, justamente pela época que estávamosenfrentand006F e ainda estamos – COVID. Esses shots tem sim benefícios, mas como tudo na nutrição existe o “pra quem, para que, quando e como”.

Não adianta fazer shots matinais ou até mesmo utilizar cúrcuma em gotas se você não tem uma alimentação equilibrada, contendo alimentos mais in natura, a prática de atividades físicas.

Claro que a cúrcuma age no corpo, isso não temos dúvidas, mas não da forma que é divulgado. É preciso entender que as suplementações são formas de complementar o que você já vem fazendo. A suplementação vai proporcionar melhorias para o corpo e vai contribuir como um suporte antioxidante, ajudando principalmente como suporte para o sistema imunológico.

A cúrcuma em gotas é utilizada principalmente com o objetivo de fornecer todos os benefícios da cúrcuma em pó, porém de uma forma mais prática para incluir no dia a dia.

Você pode utilizar a cúrcuma em gotas nos shots, você pode continuar utilizando a cúrcuma nos temperos.

A pimenta preta utilizada juntamente com a cúrcuma, aumenta a biodisponibilidade da curcumina que é o composto bioativos que contém dentro da cúrcuma.

Qual os benefícios da cúrcuma em gotas?

A cúrcuma de diversos benefícios já identificados em artigos científicos e estudos realizados tanto com animais quanto humanos.

Os benefícios vão desde suas funções para neutralizar os radicais livres até sua capacidade de melhorar o sistema imunológico.

Os radicais livres são substâncias produzidas a todo momento no nosso corpo, são espécies reativas de oxigênio, por serem tóxicas o corpo precisa tentar elimina-las, e ele só consegue fazer isso com os antioxidantes.

Os antioxidantes são substâncias que “grudam” nos radicais livres e consegue eliminá-los sem prejudicar o organismo com a toxicidade dos radicais livres.

Outra função da cúrcuma é ser auxiliar na destoxificação do fígado. O próprio fígado já faz a destoxificação do corpo, e esse processo tem 3 etapas, cada etapa existem nutrientes que vão auxiliando na destoxificação de substâncias tóxicas, xenobióticos, metais pesados entre outras substâncias que estamos em contato diariamente.

A curcumina auxilia o fígado na destoxificação de xenobióticos estranhar para o corpo.

Estudos realizados com diversos compostos antiinflamatórios viu que a cúrcuma é um dos mais poderosos do mundo, capaz de diminuir a inflamação e auxiliar no sistema imunológico.

Um exemplo de inflamação é no caso de mulheres com endometriose, um estudo verificou que a curcumina foi capaz de reduzir fatores inflamatórios.

A cúrcuma ainda é muito utilizada para diminuição de gripes, alergias como rinite, sinusite. Ela tem um papel antiviral, antifúngica e antibacteriana.

A cúrcuma vem sendo estudada também em caso de pacientes com diabetes, mal de Alzheimer e alguns tipos de canceres. No entanto, os estudos não são conclusivos.

Por isso a cúrcuma pode ser adicionada na sua vida, com objetivo de agregar sua saúde. Ela vai melhorar diversos aspectos, no entanto, milagres ela não faz. Então é preciso cuidar da sua alimentação e principalmente da sua saúde.

Como a cúrcuma em gotas age no organismo?

A cúrcuma age através do seu composto bioativos, a curcumina. É este composto que trás todos os benefícios da cúrcuma.

A cúrcuma auxilia tanto no sistema imunológico quanto no sistema hepático, auxiliando o fígado na destoxificação.

Além disso, a cúrcuma melhora sintomas gastrointestinais como azia e gastrite, auxilia na digestão, melhora a flora intestinal entre outros.

Tem várias maneiras de usar a cúrcuma, todas essas formas vai ajudar na sua saúde, dar um suporte para o seu fígado e sistema imunológico.

A cúrcuma na forma em gotas pode facilitar sua rotina, já que com apenas 15 gotas ao dia ou a recomendação do seu médico ou nutri, você já consegue ter os benefícios da cúrcuma.

E sua ação melhora quando utilizada junto com a pimenta preta, que tem composto bioativos a piperina.

Vale ressaltar que a cúrcuma na sua forma in natura, pode ser utilizada como tempero, em preparações salgadas, saladas, legumes, no caso da suplementação em gotas, se utiliza em água ou junto com um shot com própolis entre outros compostos.

Você pode contribuir com sua saúde utilizando a cúrcuma, mas precisa entender que ela não resolverá seus problemas de saúde se sua alimentação não estiver fazendo a grande parte dela.

Então, antes de tudo, organize sua casa, organize sua semana com alimentos mais in natura, vegetais, legumes frutas, e com certeza a cúrcuma será muito bem aproveita pelo seu corpo, uma vez que seu organismo já estiver recebendo nutrientes vindos da alimentação.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN349635

Referências bibliográficas

Zia A, Farkhondeh T, Pourbagher-Shahri AM, Samarghandian S. O papel da curcumina no envelhecimento e senescência: Mecanismos moleculares. Farmacêutico Biomed. 2021 fev;134:111119. doi: 10.1016/j.biopha.2020.111119. Epub 2020 24 de dezembro. PMID: 33360051.

He Y, Yue Y, Zheng X, Zhang K, Chen S, Du Z. Curcumina, inflamação e doenças crônicas: como eles estão ligados? Moléculas. 20 de maio de 2015;20(5):9183-213. doi: 10.3390/molecules20059183. PMID: 26007179; PMCID: PMC6272784.

Jabczyk M, Nowak J, Hudzik B, Zubelewicz-Szkodzińska B. Curcumin in Metabolic Health andDisease. Nutrientes. 11 de dezembro de 2021;13(12):4440. doi: 10.3390/nu13124440. PMID: 34959992; PMCID: PMC8706619.

Vallée A, Lecarpentier Y. Curcumina e endometriose. Int J Mol Sci. 31 de março de 2020;21(7):2440. doi: 10.3390/ijms21072440. PMID: 32244563; PMCID: PMC7177778.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos