Para que serve cúrcuma em gotas

Para que serve cúrcuma em gotas?

O envelhecimento é uma característica do ser humano, ele pode ser influenciado por fatores externos como alimentação, hábitos de vida saudáveis, prática regular de exercícios físicos, presença ou não de doenças metabólicas como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outros.

O envelhecimento celular é caracterizado pela diminuição da regeneração das células, fazendo com que elas não consigam ter a mesma facilidade em se “curarem” com rapidez, se comparado uma criança por exemplo, e com isso, as células não se replicam da mesma forma, e dessa forma acontece o envelhecimento.

Como citado anteriormente, a dieta tem um papel crucial como seu corpo vai encarar esse envelhecimento. Todos iremos envelhecer, de um jeito ou de outro, mas através da alimentação conseguimos retardar o processo de envelhecimento, melhorar a saúde celular.

Na nossa alimentação existem diversos nutrientes conhecidos como compostos bioativos que cada vez mais são descobertos pela ciência, sendo eles capazes de serem utilizados como ‘’ antienvelhecimento”.

Alguns desses compostos bioativos são os polifenóis, conhecidos também como compostos flavonoides e ácidos fenólicos.

A cúrcuma, conhecida também como açafrão da terra, é uma especiaria que vem sendo muito estudada nos últimos anos. Ela possui funções que são relacionadas com efeitos medicinais, pelo seu poder anti-inflamatório, antioxidante.

A curcumina que está presente na cúrcuma é um composto amarelado que possui benefícios e atividades biológicas como antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana. Sua função antioxidante, faz com ela consiga neutralizar os radicais livres que são produzidos a todo momento pela nossa produção de energia. Esses radicais livres são tóxicos para o nosso organismo e precisam ser neutralizados pelos antioxidantes, que conseguimos através da nossa alimentação.

É por isso que é extremamente importante que sua alimentação tenha uma variedade alimentar, rica em vegetais, frutas, legumes, para que ela consiga além de nutrir o seu corpo, exercer e melhorar a qualidade de vida e principalmente a saúde e vitalidade celular.

Nos últimos anos, a cúrcuma tomou proporções enormes, justamente pelos seus benefícios correlacionados e estudos como alimento para melhorar o sistema imunológico.

A cúrcuma normalmente utilizada em shots matinais, é um potente antioxidante, capaz de melhorar a resposta do seu organismo contra a produção de radicais livres. Mas ela não precisa ser somente utilizada com essa finalidade. Por ser uma especiaria, ela se adapta muito bem como tempero. Pode ser utilizada na carne, frango, arroz, legumes entre outros.

Quais os benefícios da cúrcuma em gotas?

A cúrcuma já vem sendo estudada pelos seus benefícios a saúde. Na medicina tradicional a cúrcuma é utilizada como tratamento para distúrbios do sistema imune e sistema respiratório como alergia e asma. Outros benefícios iremos ver agora:

Ação antioxidante

Como já falado anteriormente, a cúrcuma, mais especificamente a curcumina age doando uma molécula de oxigênio para os EROS que são as espécies reativas de oxigênio. Quando a curcumina doa esse oxigênio, esses EROS (radicais livres) não são mãos tóxicos par as células e podem ser eliminados.

Eficaz contra processos inflamatórios

A cúrcuma também a apontada como anti-inflamatória, capaz de diminuir a inflamação de células e melhorando os sintomas relacionados a inflamação.

Um estudo realizado com a cúrcuma em pacientes com endometriose, conseguiu verificar que a cúrcuma foi capaz de agir na diminuição dos marcadores de inflamação das células da endometriose.

Um estudo feito em camundongos verificou que a curcumina foi capaz de diminuir a inflamação ao inibir a expressão de fatores inflamatórios, como a via NF-κB, TNF-α, IL-1, em macrófagos de camundongos.

Além da endometriose, outros estudos vem mostrando o papel da curcumina na prevenção e/ou tratamento para alguns tipos de canceres, como gastrointestinal, respiratório, linfático entre outros, sendo a curcumina um potente anti-inflamatório, diminuindo o crescimento de células cancerígenas (angiogênese).

Sistema imunológico: antibacteriana, antiviral, antifúngica

A cúrcuma é eficaz contra infecção de bactérias, utilizada como antiviral, antibactericida e antifúngica.

Processo de destoxificação

Uma das funções do fígado é a destoxificação do corpo. O fígado pega as moléculas que são tóxicas para o nosso corpo e converte elas para não toxicas, e dessa forma o nossos rins conseguem eliminar esses elementos.

Para esse processo de destoxificação, o fígado precisa de nutrientes para cada fase dessa conversão de tóxico para não tóxico.

A curcumina tem ação de auxiliar na eliminação dos xenobióticos, substâncias químicas estranhas ao organismo humano.

Quantas gotas de cúrcuma por dia?

A cúrcuma através da alimentação pode ser utilizada todos os dias, dentro de shots, como também em temperos. Para melhorar a atividade da curcumina, que é o composto bioativos da cúrcuma, você pode acrescentar a pimenta preta junto com a cúrcuma. A pimenta preta vai melhorar e aumentar a biodisponibilidade da curcumina.

Já na forma de suplementação, a cúrcuma ele pode ser utilizada como cápsula ou em gotas. No caso da cúrcuma em cápsula você pode tomar a quantidade de doses que o médico ou nutricionista prescrever, o que vai depender muito da dieta e dos benefícios que você está buscando com essa suplementação.

A cúrcuma em gotas é uma outra forma de suplementar a cúrcuma. A quantidade de gotas também vai depender do que você foi orientado. No geral, quantidades utilizadas pelos fabricantes nas embalagens são de 15 a 30 gotas por dia.

Por isso vale ressaltar que a suplementação de cúrcuma, é benéfica, uma vez que tenha orientações para essa suplementação e motivos pra isso.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN349635

Referências bibliográficas

Zia A, Farkhondeh T, Pourbagher-Shahri AM, Samarghandian S. O papel da curcumina no envelhecimento e senescência: Mecanismos moleculares. Farmacêutico Biomed. 2021 fev;134:111119. doi: 10.1016/j.biopha.2020.111119. Epub 2020 24 de dezembro. PMID: 33360051.

He Y, Yue Y, Zheng X, Zhang K, Chen S, Du Z. Curcumina, inflamação e doenças crônicas: como eles estão ligados? Moléculas. 20 de maio de 2015;20(5):9183-213. doi: 10.3390/molecules20059183. PMID: 26007179; PMCID: PMC6272784.

Jabczyk M, Nowak J, Hudzik B, Zubelewicz-Szkodzińska B. Curcumin in Metabolic Health and Disease. Nutrientes. 11 de dezembro de 2021;13(12):4440. doi: 10.3390/nu13124440. PMID: 34959992; PMCID: PMC8706619.

Vallée A, Lecarpentier Y. Curcumina e endometriose. Int J Mol Sci. 31 de março de 2020;21(7):2440. doi: 10.3390/ijms21072440. PMID: 32244563; PMCID: PMC7177778.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos