beneficios colageno pele

Qual a função do colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é um suplemento muito comercializado no Brasil e no mundo, mas você sabe todos os benefícios que seu uso trás?

Conhecido por dar mais firmeza à pele, o colágeno também auxilia na manutenção da estrutura dos fios de cabelo, unhas, dentes e ajuda até na perda de peso.

O colágeno é uma proteína que dá estrutura e sustentação a diversos tecidos e órgãos do corpo humano, como a pele, articulações e ligamentos.

Produzido pelo organismo, a partir dos 30 anos de idade sua síntese começa a diminuir em um ritmo de aproximadamente 1% ao ano. Essa perda de colágeno pelo organismo é o principal fator do envelhecimento.

Com isso começam a surgir as linhas de expressão, as rugas, a flacidez, unhas mais fracas, redução da densidade óssea, diminuição da elasticidade, perda força motora das articulações e diminuições dos ligamentos.

As mulheres são as mais afetadas por essa falta de colágeno. Além da preocupação estética, a redução na síntese de colágeno é mais acentuada principalmente após a menopausa.

Além do processo natural de envelhecimento, fatores como estilo de vida, fumo, excesso de exposição solar, também contribuem para a redução da síntese do colágeno pelo corpo.

A melhor maneira de auxiliar na saúde da pele, deixar ela mais viçosa, lisa e firme é apostar na suplementação com colágeno hidrolisado.

O suplemento alimentar de colágeno hidrolisado é feito a partir de ossos e de cartilagem bovina, que passam por um processo de hidrólise, ou seja, a quebra das suas moléculas em pedaços menores para que assim, possa ser mais facilmente absorvido pelo organismo humano.

O suplemento de colágeno hidrolisado atua promovendo a produção de colágeno pelo organismo. Dessa forma, ajuda a evitar o envelhecimento precoce, ajuda a melhorar o aspeto da pele, fortalecer articulações, unhas, cabelo e auxilia para deixar as curvas em dia.

Dizemos que a suplementação com colágeno hidrolisado é recomendada a partir dos 30 anos e fundamental após os 50. Mas seu uso não tem idade. Pessoas que possuem hábitos pouco saudáveis ou que querem prevenir desde já os efeitos da falta do colágeno podem iniciar o uso sem problemas antes dessa idade.

Quais os benefícios do colágeno hidrolisado?

Funções do colágeno hidrolisado no organismo

O uso do suplemento de colágeno hidrolisado auxilia a equilibrar os níveis de colágeno. Uma vez consumido, ele se torna biodisponível, ou seja, pode ser aproveitado pelo organismo e estimular a síntese de colágeno tipo 2.

O colágeno é uma proteína que faz parte da formação de vários tecidos, como cartilagens, ossos, tendões e principalmente, a pele.

Na derme suas fibras formam uma espécie de rede fibrosa que mantém as células unidas e assim, auxilia a tonificar a pele, evitar rugas, celulites.

Dentre os principais benefícios do colágeno hidrolisado estão:

-Maior firmeza e elasticidade da pele;

– Previne o envelhecimento precoce;

– Previne e reduz as celulites, estrias e rugas;

– Protege as articulações;

-Fortalece os cabelos e unhas;

– Melhora a construção muscular;

– Auxilia no emagrecimento.

Ajuda a emagrecer

O suplemento de colágeno hidrolisado é constituído basicamente por proteína, vitaminas e minerais, é livre de gorduras e açúcares. Portanto, seu valor calórico por porção é muito baixo e pode ser consumido sem preocupações.

Ao consumi-lo antes das principais refeições, preenche o estômago e promove a sensação de saciedade fazendo com que se coma menos.

Ele por si só não é um emagrecedor, mas aliado a uma dieta saudável e prática de exercícios pode ajudar.

Melhora a saúde da pele, ossos e tendões

O colágeno faz parte da composição de diversos tecidos, como ossos, tendões, ligamentos, cartilagens e pele, auxiliando na manutenção da saúde destas estruturas.

Repõe a perda natural da substância

O corpo humano diminui a capacidade de fabricar colágeno conforme vai envelhecendo. O uso regular do suplemento de colágeno hidrolisado ajuda a manter os níveis de colágeno no organismo ao estimular sua síntese.

Melhora a saúde dos cabelos

A falta de colágeno resulta em um cabelo quebradiço, com pontas duplas, além de queda.

Ao consumir colágeno hidrolisado e garantir os níveis de colágeno no corpo, o cabelo fica mais forte e bonito.

Fortalece as unhas

A proteína de colágeno é o bloco de construção das unhas, na sua falta, as unhas tentem a ficar fracas e quebradiças.

Ajuda na cicatrização

O colágeno desempenha um papel importante na produção de novas células e pode acelerar o processo de cicatrização de pequenos cortes, arranhões e até contusões.

Previne o envelhecimento precoce

Ao promover a renovação celular, o colágeno melhora a elasticidade da pele, evitando assim, a formação de rugas e flacidez.

Ele pode ainda ajudar na reparação dos danos causados ​​pelo sol, melhorar os níveis de oleosidade e hidratação da pele.

Esses são só alguns dos benefícios que fazem com que o suplemento de colágeno hidrolisado seja tão procurado.

A maneira mais efetiva de conseguir melhorar a saúde da sua pele, articulações, cabelos e únicas seria o uso da suplementação de colágeno. Visto que o colágeno é mais biodisponivel na sua forma suplementada. Além do colágeno, algumas cápsulas possuem vitaminas e minerais tais como: vitamina C, que melhoram ainda mais a absorção do colágeno.

Quando falamos em suplementação, é essencial orientar sobre a qualidade dos suplementos. Sempre adquiria marcas de qualidade e com segurança, é assim para o colágeno hidrolisado, mas também para outros tipos de suplementação.

Revisado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista (CRN-3-49635).

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos