melhor suplemento para maiores de 50 anos

Qual o melhor suplemento após os 50 anos?

Por muito tempo, a expectativa de vida dos idosos no Brasil era perto dos 50 anos e conforme as pessoas começaram a cuidar mais da saúde, melhorando assim a alimentação, prática de exercícios, a expectativa de vida vem aumentando cada vez mais.

E não é apenas aumentar a expectativa de vida, até porque, viver mais não garante uma qualidade de vida boa, com saúde e vitalidade.

Para viver bem após os 50 e conseguir aproveitar por fim tudo que você construiu, é preciso cuidar da sua vida agora, sempre pensando na prevenção e não no tratamento.

A nutrição e a alimentação é e vem sendo cada vez mais a melhor forma de não depender de medicamentos no futuro. É com uma alimentação saudável e hábitos de vida mais saudáveis no geral que você consegue aumentar anos de vida.

Se você ainda não chegou nos 50 ou se você já tem 50 ou mais, comece hoje a mudar seus hábitos, comece hoje a melhorar sua vida, rotina e assim com toda certeza você afastará doenças.

E não dá para pensar em nutrição e alimentação e não falar sobre estratégias para facilitar a rotina.

É nesta fase que a maioria dos adultos estão começando a desleixar da alimentação, muitas vezes deixam de comer comida, para comer lanches entre outros alimentos calóricos e menos nutritivos. Muitas vezes, mesmo se alimentando, existem deficiências nutricionais, porque a alimentação nutritiva para de ser “prioridade” e se alimentar começa a ser um hobby, matar a fome, ou até mesmo comer em momentos sociais. Poucas pessoas pensam sobre a importância dos nutrientes dentro dos alimentos para a saúde não é mesmo?

E justamente por conta dessas deficiências que acometem a população tanto na fase adulta quanto na fase na senescência, a suplementação é uma das estratégias muito interessante para se colocar em prática.

Visto que é a partir dos 50 anos começa mudanças na fisiologia do corpo, e a tendência é que isso se perpetue até os 60,70,80 anos.

A diminuição da massa muscular, a perda gradativa da memória, diminuição da construção óssea, todas essas condições entre outras, podem diminuir a qualidade de vida dos idosos e/ou pessoas acima dos 50 anos.

A suplementação não é o milagre dentro do pote, pelo contrário, você precisa ter uma alimentação bem balanceada, com a prática de atividades físicas para conseguir a manutenção da massa magra, ossos e outros tecidos, mas é com a suplementação que o médico ou nutricionista consegue melhorar algumas deficiências nutrientes e até mesmo melhora resultados de exames.

De toda forma, deu pra perceber que o quanto antes você começar a cuidar da sua rotina, da sua alimentação, você terá uma qualidade de vida muito melhor após os 50 anos.

Os Melhores suplementos e vitaminas para quem tem mais de 50 anos de idade!

Quais suplementos então poderiam ser interessantes para o público maior de 50 anos? Bom, pensando em deficiências que fazem parte da senescência e das mudanças nas células nesta fase, alguns suplementos podem agregar a alimentação, são estes:

– Cálcio: O cálcio auxilia na formação e manutenção de ossos e dentes, na coagulação do sangue, no funcionamento muscular, no funcionamento neuromuscular. É através do cálcio que os ossos são construídos e tem manutenção diariamente.

– Magnésio: o magnésio é precursor de mais de 300 reações, uma das suas funções no organismo é no auxílio do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras para geração de energia, além disso ele auxilia na formação de ossos e dentes.

– Ômega 3: além de ser um ótimo anti-inflamatório, e melhorar e participar no sistema imunológico. O ômega 3 ele também atua nas células do sistema nervoso central, os neurônios. Alguns estudos há muitos anos já demostram a influência do consumo de ômega 3 e na melhora da concentração, memória, aprendizado.

– Complexo B: As vitaminas do complexo B fazem todo o controle do metabolismo, da energia do organismo, auxiliam na formação das células sanguíneas, na divisão celular, entre diversas outras funções.     

– Proteína concentrada: os adultos e maiores de 50 anos começam a ter uma diminuição no consumi principalmente de alimentos de fontes animais, como carnes. Além disso, ao envelhecer o corpo começa a diminuir a produção de massa muscular, e justamente por esses dois aspectos, o uso de proteína na alimentação vai ajudar na prevenção da perda de massa magra. Umas das opções no mercado, é o Whey protein, existem diversas marcas e sabores. O melhor whey é aquele que possui acima de 80% de proteína.

– Vitamina D: A vitamina D auxilia na formação de ossos e dentes, na absorção de cálcio e fósforo, no funcionamento do sistema imune, no funcionamento muscular, na manutenção de níveis de cálcio no sangue e por fim no processo de divisão celular.

– Vitaminas Antioxidantes – além da vitamina C, vitamina E que são ótimas vitaminas antioxidantes, temos também outros compostos que vão neutralizar os radicais livres, principalmente nos olhos, como a luteína e a zeaxantina. A luteína assim como a zeaxantina ajudam na diminuição de uma doença ocular, que é degenerativa por conta da idade, causada pelos radicais livres que ficam danificando a visão conforme a idade vai se avançando.

– Vitamina K: Auxilia na coagulação do sangue e na manutenção dos ossos.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN349635

Referências bibliográficas

MALTA, Maíra Barreto; PAPINI, Silvia Justina; CORRENTE, José Eduardo. Avaliação da alimentação de idosos de município paulista: aplicação do Índice de Alimentação Saudável. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, p. 377-384, 2013.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos