Para que serve a vitamina K no cabelo?

Quando pensamos em cabelo, logo pensamentos em cosméticos como shampoo, condicionar, mascaras de hidratação, nutrição e restauração, mas é importante pensar que a nutrição do fio é de dentro pra fora, ou seja, sua alimentação precisa ser a base para ter um cabelo bem hidratado, forte.

As vitaminas tem funções nos fios capilares, sendo eles hidratação, construção das proteínas responsáveis pela estrutura do fio, fortificar esse fio e levar nutrientes para que ele seja forte, e menos quebradiço.

A vitamina K também tem sua participação no couro cabeludo. A vitamina K é um conjunto de dois tipos de vitaminas, fitoquinona e menaquinona.

A fitoquinona é a vitamina K que está presente no reino vegetal, em vegetais, legumes, leguminosas, já a menaquinonas são produzidas pelas bactérias no intestino, os alimentos de origem animal como carnes, leites e derivados, ovos, contém vitamina K2 menaquinona.

Mas qual é o papel da vitamina K no cabelo? Bom, a vitamina K tem um papel da coagulação, ela é necessária para a produção das proteínas que fazem o papel na coagulação do sangue, como trombina, protrombina, tromboxinanos.

Essas proteínas são encarregadas de gerar a cicatrização em lesões e machucados.

No cabelo, a vitamina K participa no fortalecimento dos fios, assim como outras vitaminas que são responsáveis pela produção da queratina – principal proteína que dá a estrutura do fio capilar.

Mas esse é um benefício secundário da vitamina K. Sabemos que o seu maior papel no corpo é a coagulação.

Para que é indicada a vitamina K2?

A deficiência de vitamina K2 é uma realidade. Por mais que seja uma vitamina que seja tanto encontrada no reino vegetal quanto sintetizada pelas bactérias no intestino, as pesquisas apontam diversos países onde as pessoas são deficiências de vitamina K.

Algumas causas para a existência dessas deficiências são: envelhecimento, baixo consumo dos alimentos fontes, desnutrição, doenças intestinais.

Além disso, as escolhas alimentares de hoje em dia são cada vez mais longes de hábitos saudáveis, e o consumo dos alimentos fontes de vitamina K são cada vez mais baixos.

A vitamina K é indicada dm casos de prevenção a doenças dos ossos como osteoporose, a vitamina K tem ação na manutenção dos ossos, justamente porque ela age na produção de proteínas importantes para a saúde óssea, ela atrai o cálcio para dentro do osso.

É utilizada também em casos de hemorragia, onde sua principal função e na cicatrização e na coagulação sanguínea.

Por ter esse papel de colocar o cálcio para dentro do osso, ela ajuda também na saúde cardiovascular, impedindo a calcificação das artérias. Além de ser antioxidante e anti-inflamatória.

Não deve ser utilizada em pacientes que estão tomando anti coagulante.

Existem alguns suplementos de vitamina K, a ideal para corrigir tanto as deficiências, mas também por sua alta biodisponibilidade, é a vitamina K2 MK7, que vem do nato.

A ação da vitamina K2 MK7 é mais sistêmica, ou seja, ela chega com mais facilidade na corrente sanguínea para desempenhar suas funções nos tecidos e órgãos.

Por que tomar K2 com vitamina D?

A vitamina K tem um papel na prevenção e na saúde óssea, bem como a vitamina D. A vitamina D, pode ser aumentada no sangue pela exposição solar, os raios ultravioletas irão ativar a pro vitamina D que fica na pele.

A vitamina D tem um papel muito importante para a saúde óssea, ela auxilia na absorção de cálcio pelo intestino, ou seja facilita o cálcio para chegada aos ossos.

Além disso, a vitamina D age participa na diferenciação celular, tais como: osteoblastos, enterócitos, entre outros, além de contribuir com o reparo celular do intestino, pele e ossos.

A vitamina D é necessária e essencial para manter o equilíbrio do cálcio e para a mineralização óssea.

Justamente por esse papel nos ossos, muitas orientações médicas, indicam o uso de vitamina D juntamente com a vitamina K.

Entretanto, isso precisa ser indicado e prescrito por um médico ou nutricionista, ele irá verificar através dos exames e fazer a suplementação se houver necessidade.

Não se auto medique ou use suplementações sem saber se realmente você precisa, cada indivíduo possui necessidades diferentes.

Hoje com a facilidade da internet e outros meios de comunicação, o uso de suplementos de uma forma deliberada, e isso não é saudável.

Por isso, busque ajuda profissional.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN 49635

Referências bibliográficas

KLACK, Karin; CARVALHO, Jozélio Freire de. Vitamina K: metabolismo, fontes e interação com o anticoagulante varfarina. Revista Brasileira de reumatologia, v. 46, p. 398-406, 2006.

REZENDE, Jacqueline Rodrigues et al. Diagnóstico da deficiência de vitamina K. Revista Científica do ITPAC, v. 5, n. 1, p. 1-6, 2012.

VILLA, Julia Khéde Dourado. Efeito da suplementação com vitamina K2 (menaquinona-7), vitamina D3 e cálcio na saúde óssea e vascular de ratas ovariectomizadas. 2019.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos