Para que serve o óleo de abacate

Para que serve o óleo de abacate?

Você já ouviu falar do óleo de abacate? Então neste artigo você vai entender o que é este produto que tem despertado um interesse nos consumidores devido as suas características.

O abacate é uma fruta de origem subtropical, possui 30% de gorduras, rico em vitaminas com vitamina A, C, E e vitamina B6, além de possuir ferro e magnésio.

O óleo de abacate é um produto extraído do abacate, sendo uma gordura boa e saudável. Possui gorduras mono e poli-insaturadas, sendo essas ômega 3,6 e 9 e possui ainda compostos bioativos que podem ajudar no processo anti-inflamatório e antioxidante como a vitamina E que exerce papel no corpo de neutralizar os radicais livres.

O óleo de abacate tem sido relacionado com estratégia nutricional em doenças cardiovasculares, porém os estudos ainda não muito recentes. O abacate é uma fruta muito indicada nas dietas para pacientes com alterações nos exames de colesterol, triglicerídeos.

Já o óleo de abacate, os estudos precisam ser conclusivos para tal afirmação, no entanto, a utilização de óleo de abacate pode fazer parte de uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista, assim como outras suplementações como óleo de peixe.

No diabetes tipo 2, o abacate também é utilizado como estratégia, pois ele tem uma maior concentração de gorduras e por isso tem pouca estimulação da insulina. Já que para pacientes diabéticos tipo 2 a insulina tem uma incapacidade de se conectar na célula, fazendo com que a glicose fica na corrente sanguínea.

Um estudo feito com mulheres com DM tipo 2 verificou que o consumo de abacate exerceu efeito hipoglicemiante, além de ter reduzido os níveis de insulina no sangue.

Outros estudos realizados com animais pode verificar funções cardioprotetora do óleo de abacate, pela sua atividade anti-inflamatória, pela vitamina E presente, juntamente com a luteína, o óleo de abacate tem propriedades antioxidante, além de quantidades de fitoesterois

Podemos notar que o óleo de abacate é um suplemento que pode ser incluído de forma complementar a alimentação, afim de ajudar ou melhorar aspectos de saúde. No entanto, ainda é muito vago os estudos que se referem ao óleo de abacate em humanos, uma vez que a maioria dos estudos são analisados a interação do óleo de abacate em animais.

Outra característica do óleo de abacate é sua quantidade de compostos bioativos, os mais presentes neste suplemento são os compostos fenólicos, como catequinas, asprocianidinas, vanilinas entre outros. Esses compostos são correlacionados positivamente em alguns casos como diabetes, hipertensão, Mal de Alzheimer e doenças do coração. Porém a atuação do óleo de abacate nestas doenças ainda não foi comprovada cientificamente.

É importante que acha uma estratégia dietética por trás da suplementação de óleo de abacate, bem como para todas as suplementações. A orientação do nutricionista é muito criteriosa e vai alinhar as expectativas do paciente junto ao tratamento ou não com a suplementação de óleo de abacate.

O ideal é que sempre se respeite uma orientação vinda de um médico ou de um nutricionista, pois os suplementos tem a função de complementar a alimentação, adicionar benefícios, mas se for suplementado sem orientação, pode ter feito contrário.

Lista com benefícios do óleo de abacate:

Estes são alguns dos benefícios da composição do óleo de abacate.

1-Rico em gorduras mono e poli-insaturadas

O abacate já é uma fruta rica em gorduras poli-insaturadas. No caso do óleo, existe uma parcela grande também dessas gorduras poli-insaturadas, e também possuem uma pequena quantidade de gordura saturada. Com essa composição temos funções anti-inflamatórias e antioxidantes, já que o óleo de abacate possui vitamina E que é um potente antioxidante capaz de neutralizar os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento celular e por danificar as células quando estão em altas quantidades e não se tem muitos antioxidantes para combatê-los.

2-Estratégia nutricional em caso de colesterol alto

Uma das gorduras presentes no óleo de abacate é o ácido oleico (ômega 9), sendo uma das gorduras que desempenham funções anti-inflamatórias no organismo humano. Umas das propriedades dessa gordura é que ela auxilia na redução do colesterol LDL, e colesterol total, sendo extremamente importante para pacientes com risco cardiovascular ou risco de síndrome metabólica. Além do ômega 9, a vitamina E desempe há papel muito importante para diminuição do risco cardiovascular, além de ser antioxidante, a vitamina E é cardioprotetora, com isso contribui positivamente para diminuição de doenças cardiovasculares.

-Tratamento nutricional coadjuvante no diabetes

Já foi verificado que o abacate é uma ótima fruta para controle glicêmico, justamente por sua quantidade de fibras, gorduras anti-inflamatórias, por não aumentar a carga glicêmica e com isso não causar uma liberação de insulina. No caso do óleo de abacate, por se tratar de um óleo, não temos essa quantidade de fibras que tem a fruta in natura, no entanto, pensando nos fatores antiinflamatórios, e antioxidantes, se for orientado por um nutricionista o uso de óleo de abacate participando do plano dietoterápico do paciente pode o beneficiá-lo.

-Saúde pele e cabelo

Algumas pessoas, principalmente mulheres tem utilizado o óleo de abacate nos cabelos e na pele. Pela composição nutricional do óleo de abacate, por possuir antioxidantes, ele talvez poderia melhorar aspectos do fio do cabelo e da saúde da pele, no entanto, é importante entender que nem todas as peles serão beneficiadas, justamente por se tratar de um óleo, mesmo que seja natural.

O ideal para saúde tanto do cabelo quanto da pele, que se utilize produtos individualizados para cada tipo de pele e de cabelo, nem tudo que é natural pode passar nesses tecidos, nem tudo que é natural vai fazer bem para todo mundo.

Em resumo, o óleo de abacate é um suplemento novo que está em ascensão. Todavia, ainda precisam de muitos estudos que comprovem sua eficácia em algumas doenças, no entanto, o seu uso é seguro. Não compre suplementos por “achar que precisa”, verifica com um profissional se realmente tem necessidade para o seu caso.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CR349635

Referencias

NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, Carlos Alberto et al. Perfil nutricional e benefícios do azeite de abacate (Persea americana): uma revisão integrativa. BrazilianJournalofFood Technology, v. 21, 2018.

QUINTAES, Késia Diego. Benefícios nutricionais do abacate. Energia, v. 171, p. 3Kcal.

VAFEIADOU, Katerina et al. Replacement of saturated with unsaturated fats had no impact on vascular function but beneficial effects on lipid biomarkers, E-selectin, and blood pressure: results from the randomized, controlled Dietary Intervention and VAScular function (DIVAS) study. The American journalofclinicalnutrition, v. 102, n. 1, p. 40-48, 2015.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos