por que tomar colageno antes de dormir

Porque tomar colágeno antes de dormir?

Já ouviu falar que o nosso sono é anabólico? Não? Vou te explicar neste artigo a importância de consumir proteínas antes de dormir.

As proteínas são macronutrientes presentes em alimentos de origem animal como carne vermelha, carne branca como frango, peixe, porco e em alimentos de origem vegetal como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico entre outros.

As proteínas desempenham papeis essenciais para a vida, e sem elas, não teríamos o início da vida, já que é pelas proteínas que o DNA é formado. Além disso, as proteínas são encarregadas de transportar nutrientes no corpo, uma proteína transportadora é a hemoglobina, que tem função de armazenar o ferro dentro da célula vermelha. As proteínas também tem função de manutenção e crescimento da massa muscular, além de serem essenciais para a pele, unhas, cabelo, cicatrização, formação de enzimas. Ou seja, as proteínas são tudo na nossa vida.

Algumas dessas proteínas são bem conhecidas, como o colágeno, que é uma proteína com função estrutural, e confere a nossa pele a elasticidade e firmeza que a pele precisa para ser saudável.

Mas não só isso, o colágeno constitui as articulações, fazendo com que elas funcionem bem, diminuindo o impacto causado pela nossa rotina.

Sendo uma proteína, o colágeno exerce funções e traz benefícios quando consumido da forma certa. Por ser uma proteína, o colágeno é formado no corpo através das fontes proteicas consumidas na dieta. Você não precisa consumir colágeno pra ter colágeno, pois o seu corpo faz esse trabalho e vai ajuntando os aminoácidos para formar novas proteínas.

Agora se você está suplementando colágeno, não é de todo mal, ele será utilizado da mesma forma.

Voltando ao topo do nosso artigo, quando você consome proteínas de modo geral antes de dormir, você terá um sono com mais recuperação, com mais produção de novas proteínas. Esse sono “reparador” muitas vezes chamado dessa forma, irá aumentar a produção de proteína tanto para o músculo quanto para outras áreas do corpo.

É melhor tomar colágeno de manhã ou à noite?

O melhor horário é aquele que você lembra de tomar e também vai depender muito de qual fase você está. Emagrecimento, hipertrofia, manutenção do peso, se é para outros objetivos fora os estéticos. Mas no geral, você precisa consumir a quantidade ideal de proteína no dia, independente do horário que consumir, no total do dia, precisa atender as suas necessidades individualizadas.

E para você saber isso, precisa de um acompanhamento nutricional. Geralmente, o colágeno é indicado a noite ou fracionado de manhã e à noite.

Imagina se o corpo tivesse um relógio e determinasse qual horário pra casa coisa, seria um pouco difícil né? Pois então. O mais importante é você estar consumindo as quantidades certas de proteína durante o dia, tanto através da alimentação quanto se precisar da suplementação para complementar a alimentação por alguma deficiência.

Porque colágeno dá sono?

Alguns estudos vem correlacionando o colágeno como o sono, até porque ele é rico em glicina e isso “ajudaria” a dormir. No entanto, apenas em algumas pessoas que isso acontece e não se sabe ao certo os motivos porque em algumas acontece e em outras não.

Um estudo peloJournalofPharmacologicalSciencesmostrou que o aumento de glicina no corpo pela alimentação faz com que se tenha uma maior liberação de serotonina, sendo essa hormônio relacionado com humor e sono. No entanto, esse estudo foi realizado em animais, não podendo fechar conclusão se isso ocorre da mesma forma no corpo humano.

Quanto tempo o colágeno começa a fazer efeito no corpo?

Por se tratar de uma proteína, logo quando você ingere o colágeno, ele será quebrado em aminoácidos e o corpo vai formar outra proteína ou próprio colágeno. É importante entender que o colágeno depende da ingestão adequada de proteínas na alimentação. Só ele pode demorar muito mais tempo, já que o corpo precisa de uma quantidade alta de proteína diariamente para desempenhar as funções.

Uma pesquisa realizada com atletas verificou que a dosagem de 5g de colágeno por 12 semanas foi capaz da melhora na dor por conta dos treinos de alta intensidade.

Outro estudo realizado com pessoas que tinham osteoartrite fizeram o uso do colágeno tipo II e em 180 dias de suplementação houve melhorar no quando clínico com diminuição de dor, rigidez e melhora na função física destes pacientes.

É importante entender que cada caso terá um tempo para o colágeno fazer efeito e esse tempo vai depender de como estará a alimentação, a rotina de treinos, regulação de sono entre outros.

Além disso, para cada pessoa existe uma quantidade ideal para a suplementação de colágeno, essa quantidade vai depender do estado clínico, objetivo, metabolismo e rotina. Por isso, a melhor coisa a se fazer neste caso se você quer iniciar uma suplementação de colágeno é buscar uma orientação médica ou ao nutricionista.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN349635

Referências bibliográficas

FigueresJuher T, Basés Pérez E. REVISIÓN DE LOS EFECTOS BENEFICIOSOS DE LA INGESTA DE COLÁGENO HIDROLIZADO SOBRE LA SALUD OSTEOARTICULAR Y EL ENVEJECIMIENTO DÉRMICO [Uma visão geral dos efeitos benéficos da ingestão de colágeno hidrolisado na saúde das articulações e ossos e no envelhecimento da pele]. Nutri Hosp. 18 de julho de 2015;32 Supl 1:62-6. Espanhol. doi: 10.3305/nh.2015.32.sup1.9482. PMID: 26267777.

Anek A, Kanungsukasem V, Bunyaratavej N. Efeitos da etapa aeróbica combinada com treinamento de resistência em marcadores ósseos bioquímicos, aptidão física relacionada à saúde e equilíbrio em mulheres trabalhadoras. J MedAssocThai. 2015 Set;98 Supl 8:S42-51. PMID: 26529814.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos