Porque a melatonina dá sono

Porque a melatonina dá sono? Veja como funciona a melatonina para o sono!

Se você ainda tem dúvidas de como a melatonina funciona, neste artigo vou te mostrar detalhadamente as funções da melatonina.

A melatonina é um hormônio que é produzido naturalmente pelo corpo, ela atua como um relógio, sabendo exatamente o que é noite e o que é dia.

Ela é liberada pela glândula pineal no finalzinho da tarde, neste momento, o seu corpo chegando a noite começa a demostrar sinais de que é hora de dormir, justamente porque a melatonina foi liberada e passa um aviso para o corpo inteiro que é hora do metabolismo começar a reduzir, para você descansar. Ao amanhecer, outros hormônios são liberados para te fazer acordar, neste momento, a melatonina já está em quantidades menores na corrente sanguínea, reduzindo o sono.

Algumas pessoas vão ter dificuldades em produzir a melatonina. Geralmente, com o envelhecimento, a produção de melatonina tem uma queda, e com isso tem o surgimento dos distúrbios do sono. Conseguimos notar esses distúrbios do sono mais frequentes em adultos e idosos. Nestes casos, a suplementação de melatonina pode ser indicada por um médico.

É claro que existem diversas formas de você perder o sono, ou ter dificuldades em dormir, por isso é feita uma investigação de sinais clínicos e rotina para mapear os motivos pelos quais você está com dificuldade em dormir.

Como funciona a melatonina para o sono?

A melatonina funciona como se fosse a base, é um momento inicial e crucial para você ter o início do sono, os primeiros sinais de que precisa descansar. Ela atua nos seus órgãos avisando que o seu corpo precisa dormir para descansar e para o dia seguinte acordar.

Por ser um hormônio, a melatonina pode ser prejudicada por ambientes com muita luminosidade bem como exposição a celular e televisão. Existem muitas pessoas que relatam que dorme com celular ligado, justamente para pegar no sono, provavelmente isso já virou um ritual para você conseguir dormir, porém o ideal é não ficar muito tempo ao dormir olhando para o celular.

É importante você ter um entendimento sobre a sua dificuldade de dormir, se realmente pode estar sendo pela diminuição da melatonina por alguns desses fatores citados acima ou você está tendo privação do sono.

A privação do sono é quando você tem a melatonina sendo produzida em níveis adequadas, porém está afastando seu sono por algum motivo externo, trabalho, muito tempo no celular, ignorando o sono.

Tanto na privação do sono quanto por níveis baixos de melatonina você estará prejudicando o seu metabolismo, porém, no primeiro caso, você tem o controle, e no caso de baixos níveis de melatonina você precisa verificar os motivos.

Qual é o melhor horário para tomar melatonina?

A suplementação de melatonina pode te auxiliar na adequar os níveis de melatonina interna. Você precisa verificar se realmente no seu caso, a insônia foi causada por baixos níveis de melatonina.

A insônia pode ser causada por diversos motivos, sendo algum deles: ansiedade, estresse, preocupações, hiperatividade entre outros.

Por isso, antes de iniciar qualquer suplementação, é necessário verificar se realmente no seu caso à necessidade é da melatonina ou existe outra possível causa para o seu caso.

Além disso, a suplementação precisa ser orientada por um médico, para você saber quais seriam as doses necessárias pelo seu caso.

Quanto de melatonina para dar sono?

A melatonina é um hormônio que controla o ciclo circadiano, no entanto, ela não é a única responsável pelo seu sono, existem diversos fatores que podem contribuir ou afastar seu sono. É importante que verifique todos.

Não existe uma quantidade 100% comprovada para todo mundo, é por isso que cada caso é um caso.

Tem pessoas que são sensíveis e que apenas uma dose pode fazer um ótimo efeito, e tem outras que não faz nenhuma diferença.

Não tem como saber com exatidão a quantidade de melatonina para dar sono, justamente porque cada pessoa tem sua individualidade, seu metabolismo, sua rotina, que são muito diferentes de outras pessoas.

E justamente por tantos detalhes que é impossível saber o que dará certo pra você. Só existe uma maneira de você saber essa informação – fazendo uma consulta médica ou nutricional.

Além disso, iniciar uma suplementação de melatonina sem acompanhamento pode te levar a piorar sua situação em outros aspectos metabólicos. Por isso, não faça o uso de suplementos sem orientação médica.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN3-49635

Referências Bibliográficas

FERREIRA, Cecília da Silva et al. Melatonina: modulador de morte celular. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 56, n. 6, p. 715-718, 2010.

NETO, Júlio Anselmo Sousa; CASTRO, Bruno Freire de. Melatonina, ritmos biológicos e sono-uma revisão da literatura. Rev Bras Neurol, v. 44, n. 1, p. 5-11, 2008.

ZAWILSKA, J. B.; SKENE, D. J.; ARENDT, J. Physiology and pharmacology of melatonin in relation to biological rhythms. Pharmacol Rep. 61. 3; 383-410, 2009

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos