Como deixar a pele do corpo bonita e lisinha

Como deixar a pele do corpo bonita e lisinha?

Você já deve ter pesquisado maneiras e formas para melhorar a sua pele, deixar ela com aspecto mais liso e bonita.

A verdade é que, em muitos locais você vai achar práticas complicadas, produtos caros, e muitas vezes não vão ajudar em nada.

A pele do corpo, assim como a do rosto precisa ser cuidada diariamente, para que tenha esses aspectos.

E sempre vai ter algum produto milagroso que você vai querer comprar para acelerar o processo, até porque, parece ser o mais fácil certo?

Mas a realidade é que, para você ter uma pele bonita, saudável, lisinha, você precisa cuidar da base da pirâmide. Os produtos estéticos, irão vir em um determinado momento, porém antes, precisa fazer o básico. E é isso que iremos falar hoje.

O que é bom para a pele ficar bonita?

Já foi falado aqui anteriormente como é importante os cuidados com a pele do rosto, e que de fato, a pele do rosto é diferente da pele do corpo. A pele do rosto, por ser mais exposta costuma a ser mais sensível e ser mais prejudicada diariamente. Já a pele do corpo, nem sempre.

Então podemos pressupor que a pele do corpo é mais simples de cuidar certo? Sim, é mais simples, porém é fato que a maioria das pessoas não cuidam da mesma forma que a pele do rosto. E ai que está o grande problema, é simples, porém não é feito.

A pele do corpo tem pH diferente da pele do rosto, cada parte do corpo tem uma pele de espessuras diferente, um exemplo disso é a pele abaixo dos olhos e a pele das mãos. Muito diferente né? Por isso que os cuidados não são iguais.

A pele é o maior órgão do nosso corpo, sim ela também é um órgão, assim como o pulmão, como o coração. E para cada parte do corpo a pele vai ser adaptada para aquela região ou impacto. A pele do solado do pé é grossa, justamente porque sofre impacto diário e precisa ser mais rígida. Já a pele do rosto, por ter mais exposta a poluição, ela tem mais glândulas e tende a ser mais oleosa.

Os cuidados da pele do rosto devem ser estendidos até o pescoço e colo, porque são expostos também.

Já os cuidados com as pernas, mãos, pés, e outras regiões que tendem a ficar mais cobertas, os cuidados são outros.

Umas das perguntas que são mais feitas no google é se os cuidados com a pele do rosto ou os produtos podem ser os mesmos que para a pele do corpo, e a resposta é não.

Como ter uma pele bonita sendo pobre?

Os produtos para o corpo tendem a ser mais oleosos, como manteigas, óleos e normalmente esses produtos são mais “comedogênicos”.

Os produtos ditos comedogênicos tendem a entupir os poros, isso ocasiona o aumento de cravos e espinhas. Os poros são orifícios que levam até a parte externa da pele o sebo. Por isso que, quando você aplica na pele do rosto um produto que tem essas características, surge o aparecimento de cravos, além de aumentar muito a oleosidade, já que a pele é mais sensíveis e suave.

Por isso, os produtos da pele são mais suaves, não tendem a ser comedogênicos. Ao contrário quando pegamos para analisar os produtos do corpo, e normalmente tem essas características de serem mais comedogênicos, isso é justamente porque a pele do corpo, não tende a inflamar ou a ficar oleosa, como a do rosto.

Então agora você sabe que o ideal não é utilizar os mesmos produtos da pele no restante do corpo.

Agora você irá aprender de fato, as melhores estratégias e dicas para deixar a sua pele do corpo mais bonita, lisinha e saudável.

10 dicas para deixar a pele lisinha e bonita

Você entendeu que os cuidados da sua pele do rosto precisam ser diferentes da pele do corpo, mas eu preciso te dar uma ótima notícia, não é tão diferente assim.

Claro que os produtos que você vai utilizar serão diferentes, como já foi explicado antes, mas o básico serve para o corpo inteiro. A base da pirâmide é a sua alimentação e nutrição.

As dicas a seguir são pensando em deixar sua pele mais saudável, bonita, mas se você tiver alguma queixa ou doenças de pele, suas necessidades são diferentes.

  • Alimentação: vamos recapitular a importância da alimentação para a saúde da pele. Uma alimentação rica em nutrientes como vitaminas, minerais, irão fornecer para o seu corpo recursos para ter uma pele bonita, porque é a partir da sua alimentação que você tem os nutrientes importantes para deixar sua pele lisinha, bonita e saudável.
  • Vitaminas: importantes para a síntese de colágeno, queratina, que são proteínas importantes para estrutura da pele. Além disso, é com essa nutrição que você vai fazer circular antioxidantes, que serão encarregados de diminuir a produção de radicais livres, substancias essas que aceleram o envelhecimento celular e prejudicam as células. Então coma alimentos mais in natura ou minimamente processados, aumente o consumo de vegetais, frutas, legumes, alimentos integrais. Evite ou diminuía o consumo de alimentos ricos em gorduras industrializadas e açúcares.
  • Beba água: você não é um camelo, então beba água. A quantidade de água mínima para seu corpo é uma continha que você pode fazer. É o seu peso multiplicado por 35ml. Esse valor é uma quantidade mínima para manter o seu corpo em equilíbrio. O ideal é de 35 a 40ml por kilo de peso.
  • Limpeza: aquele básico que precisa ser bem feito, o famoso banho. E não é somente se limpar com qualquer sabonete. É importante ter um sabonete que mantenha sua pele limpa e hidratada. O banho é essencial para manter o equilibro da oleosidade e retirar os resíduos que são acumulados pela poluição e outros componentes do seu ambiente. Outra estratégia é não tomar água muito quente, você não está em uma sauna! A água quente agride a sua pele e pode inclusive
  • Hidratação: a utilização de produtos próprios para sua pele do corpo, é importante para repor a água perdida diariamente. Você precisa ter um creme hidratante para as mãos, e outro para os pés, que são regiões que sofrem mais impactos. E um hidrante para o restante do corpo. A hidratação correta da pele vai ajudar a manter o equilíbrio da barreira protetora, que fica sensível quando é exposta pelos raios ultravioletas, e outros resíduos como poluição.
  • Protetor solar: o protetor não protege somente o corpo dos raios ultravioletas, é uma maneira de proteger a pele contra altas temperaturas.
  • Esfoliação: A esfoliação é interessante para a limpeza da pele, mas não faça muito, o ideal é fazer esporadicamente para não agredir a pele.
  • Antioxidantes: Alguns alimentos ricos em Vitamina A, C, E, são ótimos antioxidantes, neutralizam os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento celular. Alguns cremes e hidratantes tem esses antioxidantes.
  • Praticar exercícios físicos: exatamente isso. Sabe aquele aspecto de pele lisinha, firma e brilhosa? Quando você treina e tem músculos bem definidos, esses músculos deixam a pele com aspecto mais firme. Não deixe de fazer.
  • Colágeno: uma das proteínas mais produzidas para a pele, o colágeno é importante para manter uma pele lisinha, firme. Você pode conseguir ele através de fontes proteicas de origem animal e alguns vegetais, ou através da suplementação de colágeno.
  • Cuida-se em todos os locais: vai viajar ou ficar em casa, os cuidados devem ser os momentos, em locais como praias e verão, os cuidados devem ser redobrados.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN349635

Referências bibliográficas

FARIA, Jose Carlos Marques de et al. Envelhecimento da pele e colágeno. Rev. Hosp. Clin. Fac. Med. Univ. Säo Paulo, p. 39-43, 1995.

GERMANO, Maria da Conceição Matos et al. Colágeno e os benefícios para pele. Mostra Científica da Farmácia, v. 3, n. 1, 2017.

PORTAL, V. P. Alimentação saudável pode ajudar a melhorar a saúde da pele.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos