para que serve o colageno

Para que serve o colágeno tipo 2?

O colágeno é uma proteína que faz parte das estruturas do corpo, exemplos são músculos, tendões, cartilagens, estrutura da pele, estrutura das unhas e cabelo.

Existem diversas variações do colágeno, entretanto dois tipos são mais estudados pelas suas funções e disseminados no mercado, são Colágeno Tipo I e II.

O Colágeno tipo 2 é uma das principais proteínas de formação estrutural no organismo, pode chegar a 30% das proteínas totais do corpo.

Dessa forma é corresponde a um papel muito importante para o organismo.

Seus benefícios estão ligados a manutenção e saudade das cartilagens.

O envelhecimento é uma das fases da vida que requer mais cuidados, tanto pela diminuição do metabolismo, neste caso englobando a diminuição da produção de alguns nutrientes importantes.

Tanto o envelhecimento quanto a má alimentação podem prejudicar os níveis de colágeno no corpo. Essas alterações podem não ser perceptíveis na infância e adolescência, mas à medida que se tornam adultos é possível ver como isso pode acarretar desde problemas estéticos até patologias.

O organismo na senescência passa a produzir proteínas para função vitais e para a produção de proteínas para as estruturais.

Por conta disso, na senescência o consumo de colágeno passa ser uma das prioridades afim de melhorar a síntese de colágeno tipo 2.

A diminuição de proteínas estruturais na fase do envelhecimento acarreta patologias associadas a perda da articulação, diminuição da cartilagem e flexibilidade e enfraquecimento dos ossos.

Todos esses processos podem ser inflamatórios e gerar dor.

Apesar desses motivos serem ocasionados pelo processo do envelhecimento, o quadro piora quando pensamos nas quedas e sedentarismo. Esses processos podem gerar uma série de doenças e ocasionar por exemplo a artrose.

Outras doenças também podem ser ocasionadas nos adultos entre 45 a 55 anos como osteopenia, osteoporose, artrite, fibromialgia entre outras.

A suplementação de colágeno tipo 2 seria uma opção afim de maximizar a síntese de colágeno e melhorar as reservas do mesmo.

Dessa maneira, seria possível a formação de proteínas estruturais para ser um tratamento complementar na saúde da cartilagem e manutenção.

Um tratamento natural não invasivo para melhor os níveis de colágeno, e consequentemente melhor os resultados dos tratamentos medicamentosos e dietoterápicos.

É cientificamente comprovado que o envelhecimento nas mulheres contribui com a maior parcela dosnúmeros de indivíduos acometidos com doenças como osteoporose e artrite reumatoide.

Segundo um estudo realizado em 2015, a suplementação de cálcio seria ideal para esse grupo de mulheres na menopausa, para diminuir as taxas de osteoporose, no entanto, foi visto que apenas o cálcio não demostrou ser o suficiente para melhorar a formação óssea, mas a suplementação de cálcio juntamente com o colágeno obteve melhores taxas de formação óssea.

O colágeno tipo II é um suplemento que ajudar a complementar o tratamento de patologias relacionadas a baixos níveis de colágeno, auxiliando na melhora da qualidade de vida de indivíduos que apresentam dores, desconfortos e falta de mobilidade articular.

Com isso, a suplementação de colágeno seria um método que agrega outros tratamentos.

Lista de finalidades e benefícios

Várias pesquisas têm mostrado a importância do colágeno namanutenção e reconstituição da pele, ossos, tecidos cartilaginosos e matrizextracelular.

O Colágeno tipo 2 é uma suplementação que irá influenciar no aumento da síntese de colágeno endógeno, aumenta dessa forma seus níveis na corrente sanguínea e posteriormente nas cartilagens, tendões, articulações e ossos.

Além da perda que ocorre com o envelhecimento, o colágeno pode ser perdido pela má alimentação, prática de exercícios físicos pelos impactos e pelo sobrepeso.

Principais benefícios do Suplemento de Colágeno Tipo 2:

  • Cartilagem articular: As cartilagens possuem função essencial nas articulações, realizam a estabilidade, proteção e sustentação. São encarregadas de revestir as extremidades dos ossos, impedindo que eles se choquem uns com os outros ossos durante a movimentação. A cartilagem é um composto por células e um conjunto de macromoléculas, como o colágeno. A função do colágeno é garantir a resistência ao tecido.
  • Inflamação nas articulações: pela função do colágeno nas articulações de aumentar a resistência do tecido, a inflamação causada pelo atrito, impacto entre outros pode ser reduzida.
  • Flexibilidade das articulações:  o colágeno é uma proteína fibrosa e estrutural, dando sustentação, resistência e elasticidade aos locais onde se encontram, como tecidos conjuntivos, ósseos, músculo liso, tendões, cartilagens entre outros locais.

Dessa forma o Colágeno II tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e regenerativas, age beneficiando o sistema articular e cartilaginoso, diminuindo a inflamação e aumentando a mobilidade, flexibilidade e lubrificação das articulações

Conclusão

A suplementação de Colágeno tipo II contribui para uma melhor estabilidade da cartilagem, além disso proporciona o aumento da síntese de colágeno endógeno.

Pelas suas funções pode ser um tratamento coadjuvante natural e não medicamentoso para doenças dos ossos e problemas articulares.

Por ser feito apenas de proteína, a suplementação não possui efeitos colaterais iguais aos medicamentos que vemos no mercado.

Hoje pode-se encontrar diversos tipos de Colágeno Tipo II com diferentes matérias primas (animal ou vegetal). Sempre verifica a qualidade do produto e se são certificados e regularizados pela ANVISA.

No Blog da Nutriblue pode-se encontrar diversos artigos sobre o Colágeno Tipo 2 e o Colágeno hidrolisado. Para saber mais sobre o Colágeno Tipo 2 clique aqui.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635

ADRIAENSSENS, Karl Alves. Suplementação de colágeno hidrolisado e seu impacto no tratamento de osteoartrite e reumatoide: uma revisão da literatura. 2015. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/7155/1/21217389.pdf

DA SILVA, Daniele Rodrigues et al. Suplementação de colágeno e vitamina D no tratamento da osteoporose e artrite reumatoide. Revista Interdisciplinar em Violência e Saúde, v. 3, n. 2, 2020. Disponível em: https://editoraverde.org/portal/revistas/index.php/revis/article/view/153

PORFÍRIO, Elisângela; FANARO, Gustavo Bernardes. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 19, n. 1, p. 153-164, 2016.Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1809-98232016000100153&script=sci_arttext&tlng=pt

VARGAS, D. M.; AUDÍ, L.; CARRASCOSA, A. Peptídeos derivados do colágeno: novos marcadores bioquímicos do metabolismo ósseo. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 43, n. 4, p. 367-370, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42301997000400016&script=sci_arttext&tlng=pt

VELOSA, Ana Paula P.; TEODORO, Walcy R.; YOSHINARI, Natalino H. Colágeno na cartilagem osteoartrótica. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 43, n. 3, p. 160-166, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0482-50042003000300006&script=sci_arttext&tlng=pt

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos

Fechar Menu
15585

Inscreva-se agora e ganhe 5% de desconto em nossa loja!

15856
15585

Parabéns!
Use agora o cupom informado abaixo em nossa loja virtual!

vimdoblog

× Precisa de Ajuda?