O que acontece com a falta de vitamina K2

O que acontece com a falta de vitamina K2?

A vitamina K é poucas vezes falada nas mídias sociais, e pouco abordada né? Parece que é uma vitamina não muito importante. Mas isso não é real, a vitamina K é uma vitamina tão importante quantos as outras e precisa de atenção.

Também conhecida como fitoquinona ou menaquinonas, ambas são formas de vitamina K, porém cada uma é encontrada em um lugar. As fitoquininonas, também chamadas de vitamina K1, são encontradas em plantas, como hortaliças, óleos vegetais.

Já a menaquinonas, também chamadas de vitamina K2, são produzidas através das bactérias e encontradas em fontes de origem animal.

A função da vitamina K estão muito vinculada na coagulação no organismo, ou seja ela auxilia na produção das proteínas que ajudam a diminuir o sangramento em caso de lesões ou machucados, seja lesões grandes, que podem levar a hemorragias ou um simples machucado, a cicatrização é dependente da vitamina K.

Por isso, o consumo de alimentos fontes de vitamina K vão ajudar nesse processos.

E não ache que essa é a única função, é a mais importante, mas não a única. A vitamina K é essencial para manter a saúde dos ossos.

A vitamina K é essencial para a saúde óssea e para diminuir e prevenir algumas doenças relacionadas aos ossos. A osteocalcina é uma proteína que tem como objetivo fazer com que o cálcio se fixe nos ossos e dentes, e essa proteína precisa de vitamina K para ser produzida.

Dá para perceber que ambas funções são muito importantes para a saúde e o equilíbrio do organismo, mas temos mais funções que você verá a seguir.

O que a falta de vitamina K2 causa?

Pelas suas funções únicas, a vitamina K é uma vitamina extremamente importante, e que precisa ter atenção.

A deficiência de vitamina K, pode diminuir os fatores de coagulação, podendo prejudicar a cicatrização de lesões e machucados.

Além disso, a deficiência de vitamina K pode acelerar algumas doenças relacionadas aos ossos como osteopenia e osteoporose, justamente pela sua importante na produção da osteocalcina.

Para a saúde cardiovascular, a vitamina K é uma vitamina importantíssima. Ela diminui a calcificação que ocorre nas artérias, justamente porque auxilia na diminuição do endurecimento das artérias, que normalmente são causadores das doenças cárdicas como arteriosclerose entre outras.

A vitamina K ainda participa na diminuição de hemorragias em bebes em recém nascidos. O recém-nascido tem diversos aspectos que fazem com que suas reservas de vitamina K sejam baixas. A primeira questão é que, a vitamina K tem uma certa dificuldade de chegar até o neném. A vitamina K não atravessa com facilidade a placenta e isso faz com que o neném tenha poucas reservas dessa vitamina. Além disso, no leite materno, a vitamina K está em pequenas quantidades, quase nulas. E ainda tem a questão de que o bebe não tem um intestino com as bactérias que são responsáveis em produzir a vitamina K2, e por isso o risco de hemorragias aumenta nesse período.

Qual a função da vitamina K2 no corpo humano?

A vitamina K2 (menaquinonas) é uma das formas da vitamina K. É produzida através das bactérias intestinais e também é encontrada em alimentos de origem animal tais como:

Leite, queijos, iogurtes, manteiga, ovos, carnes.

Muitas vezes, em casos de deficiências de vitamina K, por alguma doença intestinal ou até mesmo pela diminuição da ingestão dos alimentos fontes, a suplementação é indicada. Pessoas com doenças no fígado ou com doenças intestinaispodem apresentar má absorção dessa vitamina e comprometer o organismo.

As suplementações de vitamina K, visam diminuir as deficiências de vitamina K. Na falta de vitamina K, a coagulação fica comprometida, a saúde óssea e manutenção também.

É importante ressaltar que a vitamina K, assim com outras vitaminas, trabalham em conjunto, e por isso, o ideal é verificar através de exames de sangue.

O próprio envelhecimento pode ocasionar em uma diminuição da produção de vitamina K tanto pelas bactérias intestinais, mas também pela diminuição da ingestão dos alimentos fontes.

As suplementações de vitamina K são feitas após um diagnóstico médico, e através das orientações, o profissional indicará qual será a melhor forma e vitamina K para seu caso. Essa é uma das vitaminas que precisam ter mais atenção. Por isso, não compre sem saber se você realmente precisa, a suplementação indiscriminada da vitamina K pode ocasionar em efeitos adversos e contrários do espero.

É importante ressaltar que a suplementação de vitamina K não pode ser feita com medicamentos anticoagulantes.

Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista 49635

Referências bibliográficas

DÔRES, Sílvia Maria Custódio das; PAIVA, Sergio Alberto Rupp de; CAMPANA, Alvaro Oscar. Vitamina K: metabolismo e nutrição. Revista de Nutrição, v. 14, p. 207-218, 2001.

KLACK, Karin; CARVALHO, Jozélio Freire de. Vitamina K: metabolismo, fontes e interação com o anticoagulante varfarina. Revista Brasileira de reumatologia, v. 46, p. 398-406, 2006.

REZENDE, Jacqueline Rodrigues et al. Diagnóstico da deficiência de vitamina K. Revista Científica do ITPAC, v. 5, n. 1, p. 1-6, 2012.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos