Qual a diferença de azeite de abacate para óleo de abacate

Qual a diferença de azeite de abacate para óleo de abacate?

A utilização de abacate vem sendo cada vez mais utilizada. O Brasil é considerado um dos maiores produtores de abacate, sendo o oitavo na posição mundial.

A produção de abacate tomou proporções além da cozinha. Ele pode ser consumido como fruta, sobremesas, doces, com leite, mas também pode ser utilizado em preparações salgadas.

Na indústria, o abacate é utilizado para extração de óleo e etanol, para geração de biocombustível.

Esse óleo que é obtido através da extração vem sendo muito utilizado pela indústria farmacêutica e cosmética, visando o potencial de nutrientes do abacate, como um ótimo antioxidante, por suas quantidades de vitamina E.

O Óleo de abacate vem se destacando pela sua composição nutricional, sendo rica em ácidos graxos monoinsaturados, que são gorduras que agem no organismo ajudando na desinflamação do corpo. O óleo de abacate ainda possui compostos fenólicos como fitoesterois, carotenoides e tocoferois que desempenham papel antioxidante, cardioprotetor no organismo.

Esses nutrientes são muito estudados em humanos há alguns anos pelo seu potencial em diminuir e auxiliar contra doenças cardiovasculares.

O consumo de abacate já foi analisado e estudado como uma estratégia para redução de colesterol total, LDL e triglicerídeos. Os estudos que foram feitos observam que estes benefícios atrelados ao abacate se dá pela quantidade de fibras, vitamina E, ácido oleico, sitosterois e tocoferois.

O óleo de abacate pode ser uma estratégia para auxiliar na alimentação de pessoas cujo estão em acompanhamento nutricional e querem melhorar exames por exemplo. Sabemos que um único suplemento isoladamente não tem potencial para prevenir ou curar, no entanto, tendo uma alimentação equilibrada, uma vida menos sedentária, a prática de exercícios físicos, essas suplementos bem encaixadas e sendo conduzidas corretamente podem sim desempenhar bons resultados.

O que e azeite de abacate?

Uma dúvida muito disseminada na internet é sobre a diferença entre o azeite de abacate e o óleo de abacate.

Bom, posso te dizer que muitas empresas estão utilizando do nome “azeite” para talvez dar um ar mais gourmetizado ao óleo.

O azeite é o subproduto das azeitonas, em muitos locais, é utilizado esse nome de azeite justamente para aumentar vendas, porém tecnicamente, o azeite é um termo usado unicamente e exclusivamente para o óleo retirado das azeitonas, os demais óleos obtidos por girassol, canola, até mesmo o próprio abacate é considerado óleo vegetal.

Comparativo: azeite de abacate x óleo de abacate

azeite-ou-oleo-de-abacate

Em alguns locais você vai encontrar como azeite de abacate e outros como óleo de abacate. Em alguns locais de pesquisa, o “azeite” pode ser o subproduto feito através da poupa de vegetais, e o óleo é um subproduto das sementes.

Para entender melhor, a produção de azeite é diferente da produção de óleo vegetal. O processo de extração entre um óleo e um azeite é diferente. Os óleos no geral são extraídos das sementes, grãos como de soja, do milho, canola, prímula etc. Já no caso do azeite, essa extração acontece pela polpa, tanto que atualmente temos azeite de oliva, que é a extração das azeitonas, azeite de dendê.

Bom agora que você já tem uma opinião mais técnica e outra opinião retirada de artigos, você pode estar se perguntando: qual vai ser melhor pra mim, azeite ou óleo de abacate? E a resposta é simples: os dois ou nenhum.

Tanto o óleo quanto o azeite de abacate possui benefícios, mas o que vai realmente servir pra você é aquele que você ver mais confiança da marca, será aquele que o seu nutri ou médico prescrever, sendo o nome de óleo ou azeite, sabemos que essa extração vindo do abacate te trará benefícios se acaso você necessitar dessa suplementação.

Uma coisa está clara, sua alimentação precisa ter certa, você precisa estar bebendo a quantidade certa de água, você precisa estar consumindo mais vegetais, porque caso contrário, nem óleo, nem azeite vai conseguir fazer milagres.

Dito isso, abaixo temos alguns dos benefícios do óleo de abacate para você entender melhor:

Função anti-inflamatória: o óleo de abacate possui gorduras boas, gorduras mono e poli-insaturadas. Essas gorduras também conhecidas como ômega 3 e ômega 6. Elas ajudam o seu sistema imunológico contra inflamações no corpo e dessa forma contribui ajudando tanto na desinflamação quanto na função antioxidante.

Estudos em humanos mostram que o óleo extraído do abacate possuem essas propriedades, tanto antioxidante quanto antiinflamatórios, pela presença de esteróis, compostos fenólicos e alta taxa de ácidos graxos linoleico, α-linolênico e oleico, sendo esses responsáveis pela proteção cardiovascular, função hepatoprotetora também.

Rico em Vitamina E: já falamos como a vitamina E é importante para combater os radicais livres do organismo certo? Essa função antioxidante é importante inclusive para a saúde do cabelo e da pele.

O óleo de abacate não possui efeitos colaterais, mas é importante seguir a orientação vinda do médico ou nutricionista.

Além disso, passar diretamente na pele pode causar irritações e vermelhidão, por isso, tome cuidado.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN 49635

Referências bibliográficas

DA SILVA, Anna Cláudia Paiva; BALDÃO, Caroline Bertasso; HALLVASS, Andrea Emanuela Chaud. Análise de ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados presentes no óleo e azeite de abacate e possíveis aplicações dietéticas–uma revisão integrativa. Anais do EVINCI-UniBrasil, v. 6, n. 1, p. 232-232, 2020.

FLORES, Marcos et al. Avocado oil: Characteristics, properties, and applications. Molecules, v. 24, n. 11, p. 2172, 2019.

MÁRQUEZ-RAMÍREZ, Cristian Adrián et al. Comparative effects of avocado oil and losartan on blood pressure, renal vascular function, and mitochondrial oxidative stress in hypertensive rats. Nutrition, v. 54, p. 60-67, 2018.

NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, Carlos Alberto et al. Perfil nutricional e benefícios do azeite de abacate (Persea americana): uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Food Technology, v. 21, 2018.

QIN, Xiaoli; ZHONG, Jinfeng. A review of extraction techniques for avocado oil. Journal of Oleo Science, p. ess16063, 2016.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos