Quanto tempo leva para o magnésio Treonato fazer efeito

Quanto tempo leva para o magnésio Treonato fazer efeito?

Já sabemos que o magnésio é um mineral extremamente importante para o organismo, entre suas principais funções, está sua atuação no metabolismo energético, auxilio na manutenção dos ossos, no relaxamento da musculatura esquelética e muitas outras funções.

O magnésio treonato, que é um tipo de magnésio quelato que adiciona o l treonato, é um magnésio que tem funções mais relacionadas ao sistema nervoso. Como sua passagem pela barreira hematoencefálica é facilitado, esse tipo de magnésio pode ser utilizado por algumas condições como enxaqueca, irritabilidade, oscilações de humor.

Essa suplementação ainda vem sendo muito estudada, na sua atuação no organismo, no sistema nervoso. Muitas pesquisas já foram feitas em países como Japão, Estados Unidos, poucas foram feitas com idosos.

Um estudo feito com idosos que estavam consumindo a suplementação de magnésio treonato, conseguiu verificar uma melhora na memória em animais idosos.  Outros estudos mostrando o magnésio treonato atuando em animais com Mal de Alzheimer.

Visto isso, e sabendo que os estudos ainda são escassos, é importante entender não existe um tempo para o magnésio treonato fazer efeito no seu organismo. Isso vai depender de outros critérios, como uma alimentação como um todo.

A suplementação tem o propósito de melhorar e complementar a sua alimentação, bem como diminuir as deficiências nutricionais. É por isso, que o importante, não somente a suplementação, mas também a alimentação por inteiro.

Quais os efeitos colaterais do magnésio Treonato?

O magnésio treonato, é uma suplementação significativamente nova, vem sendo estudada, para realmente confirmar seus benefícios, funções, e se existe efeitos colaterais para saúde.

Embora existam estudos e correlações que não existem efeitos colaterais com a suplementação de magnésio l treonato, é preciso entender que existem poucos estudos conferem um nível de evidencia alta, e por conta disso, essa suplementação ainda não foi liberada na lista de suplementos liberados pela ANVISA. Ou seja, a venda dessa suplementação ainda não foi liberada para comercialização. Por isso, não há como confirmar realmente se existe ou não efeitos colaterais.

Pensando primeiramente pelos componentes separadamente, tanto o magnésio quando o l treonato só terão efeitos colaterais se o consumo for acima das recomendações.

A suplementação por mais segura que seja, precisa ter a orientação médica. As doses são individualizadas, para realmente fazer efeito no corpo de cada pessoa. Levando em consideração a saúde, sinais e sintomas, e alimentos que já fazem parte da rotina.

Como a suplementação do magnésio L treonato ainda é nova, e não teve uma liberação concedida pelos órgão de saúde, é preciso ter cautela quando comprar essa suplementação sem orientação médica. 

Qual é a melhor marca de magnésio l Treonato?

A ANVISA não liberou a comercialização do magnésio l treonato, por isso, não existe uma marca ou uma melhor marca pensando nessa suplementação.

Visto que os suplementos para serem comercializados devem ser liberados pelos órgão de saúde e que só assim podemos avaliar as marcas que venderão este produto.

A Instrução Normativa n. 28/2018 e suas atualizações, conforme artigo 4o da RDC n. 243/2018 são a maneira de verificar quais os suplementos e lista de ingredientes liberados para venda aqui no brasil, tanto comercialização quanto importação.

Além disso, é importante saber que, mesmo não sendo liberado, ao procurar esse produto na internet, podemos encontrar diversas empresas, estão continuando com a venda irregular.

Em resumo, pode se entender a partir desse artigo que por mais que existam estudos que estão analisando as funções do magnésio l treonato e seus benefícios no organismo, não podemos avaliar realmente sobre sua eficiência, eficácia e se seu uso é seguro.

Ainda mais se tratando de uma suplementação que não foi regularizada no nosso Pais e que sua venda é ilegal diante das instruções normativas.

Todavia, sabemos que a suplementação de magnésio quelato pode ser uma estratégia segura e eficaz para melhorar os níveis de magnésio no organismo, que pode ajudar no relaxamento da musculatura, na atuação do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, que auxilia na manutenção dos ossos juntamente com o cálcio.

O magnésio dimalato e quelato são liberados para venda no Brasil e pode ser utilizados para melhorar e aumentar as quantidades de magnésio no organismo se acaso houver orientação medica por deficiência ou necessidade.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista

Referencias

Wang J, Liu Y, Zhou LJ, Wu Y, Li F, Shen KF, Pang RP, Wei XH, Li YY, Liu XG. Magnesium L-threonate prevents and restores memory deficits associated with neuropathic pain by inhibition of TNF-α. PainPhysician. 2013 Sep-Oct;16(5):E563-75. PMID: 24077207.

Instrução Normativa n. 28/2018>https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiM2M3NjkzYmMtODY0ZS00YzYzLTlhNGItM2M2NGNjZjk2YjlhIiwidCI6ImI2N2FmMjNmLWMzZjMtNGQzNS04MGM3LWI3MDg1ZjVlZGQ4MSJ9<

Xiong Y, Ruan YT, Zhao J, Yang YW, Chen LP, Mai YR, Yu Q, Cao ZY, Liu FF, Liao W, Liu J. Magnésio-L-treonato exibiu um efeito neuroprotetor contra danos de estresse oxidativo em células HT22 e Modelo de camundongo da doença de Alzheimer. Psiquiatria Mundial J. 19 de março de 2022;12(3):410-424. doi: 10.5498/wjp.v12.i3.410. PMID: 35433327; PMCID: PMC8968501.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos