Para que serve cúrcuma com colágeno tipo 2

Para que serve cúrcuma com colágeno tipo 2?

Por que será que a cúrcuma é um super alimento? Ou o colágeno é necessário para a qualidade e vitalidade das articulações? Será que os dos nutrientes juntos possuem benefícios para a saúde? Neste artigo você vai verificar em qual contexto seria interessante o uso desses nutrientes.

A cúrcuma e o colágeno são nutrientes que exercem funções separadas no nosso organismo, ambos podem ser relacionados com a diminuição de inflamação, ambos podem agir ajudando na recuperação de tecidos, porém um não depende do outro.

A cúrcuma é uma especiaria amplamente utilizada na culinária asiática e indiana, conhecida por sua cor amarelo-alaranjada vibrante e sabor amargo. Também é conhecida como açafrão-da-terra, açafrão-da-terra ou cúrcuma longa, e é originária do sul da Ásia.

Pesquisas recentes sugerem que a cúrcuma pode ter efeitos positivos na prevenção e tratamento de várias doenças, como artrite, diabetes, doenças cardíacas e câncer. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar esses benefícios.

A curcumina é o principal composto ativo da cúrcuma e é responsável por muitos dos seus benefícios à saúde. É antioxidante e anti-inflamatória natural, ajudando a combater o estresse oxidativo e a inflamação crônica, que são fatores que apresentaram muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes, câncer e Alzheimer.

Uma pesquisa mostrou que a cúrcuma e a curcumina podem ter muitos benefícios à saúde. Além de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a cúrcuma também pode ajudar a melhorar o metabolismo, reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos, melhorar a função cerebral, aliviar a dor e a artrite, prevenir o câncer e melhorar a saúde da pele.

O colágeno tipo II é uma proteína estrutural importante encontrada nas cartilagens e articulações do corpo. É encontrado principalmente as cartilagens, especialmente nas articulações. Suas principais funções incluem:

Suporte estrutural: O colágeno tipo II é um componente importante da matriz extracelular da cartilagem, fornecendo suporte e estabilidade para as articulações.

Resistência à tração: O colágeno tipo II é responsável por conferir resistência à tração às cartilagens, o que é importante para garantir que elas possam suportar cargas e movimentos sem se romperem.

Flexibilidade: O colágeno tipo II ajuda a manter a flexibilidade das cartilagens, permitindo que elas se movam suavemente e sem atrito.

Lubrificação: O colágeno tipo II também ajuda a manter a lubrificação das articulações, o que é importante para reduzir o atrito entre as superfícies articulares durante o movimento.

Regeneração: O colágeno tipo II também desempenha um papel importante na proteção e proteção das cartilagens, ajudando a manter a integridade estrutural e a função das articulações.

Veja quais são os benefícios da cúrcuma e do colágeno

A combinação de cúrcuma e colágeno pode ter benefícios sinérgicos para a saúde. Alguns desses benefícios incluem:

Antioxidantes: A curcumina e o colágeno são antioxidantes natural, o que significa que podem ajudar a proteger as células do corpo contra danos causados ​​por radicais livres, que podem ocasionar em doenças.

Anti-inflamatórias: Ambos tem propriedades anti-inflamatórias, o que significa que pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo. Tais inflamações causadas por doenças articulares, musculares, ósseas entre outras.

Suporte ao sistema imunológico: A curcumina pode ajudar a apoiar o sistema imunológico do corpo, o que pode ajudar a prevenir a sobrevivência e doenças.

Saúde das articulações: A curcumina, um composto encontrado na cúrcuma, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação e dor nas articulações, enquanto o colágeno fornece suporte estrutural para as cartilagens.

Saúde da pele: O colágeno é um componente importante da pele, e a combinação com a curcumina pode ajudar a melhorar a aparência da pele, bem como reduzir os sinais de envelhecimento. A curcumina também tem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger a pele contra danos causados ​​pelo estresse oxidativo.

Saúde digestiva: A curcumina pode ajudar a melhorar a saúde digestiva, estimulando a inflamação no trato gastrointestinal, enquanto o colágeno pode ajudar a fortalecer o revestimento do trato gastrointestinal.

Saúde do coração: A curcumina pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, sofrer a inflamação e melhorar a função endotelial, enquanto o colágeno pode ajudar a melhorar a saúde das artérias e reduzir a pressão arterial.

No entanto, é importante notar que mais estudos são necessários para determinar a eficácia e os benefícios específicos da combinação de curcumina e colágeno.

Resumidamente, os estudos ainda são escassos quando usamos a cúrcuma concomitante ao colágeno, mas o que não é escasso é a quantidade de estudos que temos sobre os benefícios de ambos nutrientes no corpo.

Por isso vale ressaltar que a suplementação precisa ser orientada por um médico ou nutricionista, afim de facilitar e verificar as quantidades de cada nutrientes para o seu caso.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN349635

Referência Bibliográfica

König D, Oesser S, Scharla S, Zdzieblik D, Gollhofer A. Specific Collagen Peptides Improve Bone Mineral Density and Bone Markers in Postmenopausal Women-A Randomized Controlled Study. Nutrients. 2018 Jan 16;10(1):97.

Sütő G. A nem denaturált 2-es típusúkollagénhatása az arthrosisra [Colágeno tipo II não desnaturado no tratamento da osteoartrite.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informações Sistematizadas da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS :Curcuma longa L., Zingiberaceae – Açafrão-da-terra. 2020. 

 Nelson KM, Dahlin JL, Bisson J, Graham J, Pauli GF, Walters MA. A Química Medicinal Essencial da Curcumina. J MedChem. 9 de março de 2017;60(5):1620-1637. doi: 10.1021/acs.jmedchem.6b00975.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos