Qual a melhor dosagem de coenzima q10 e quanto tempo leva para começar a fazer efeito

Qual a melhor dosagem de coenzima q10 e quanto tempo leva para começar a fazer efeito?

Quando falamos de Coenzima Q10, automaticamente vem algumas funções que a coenzima Q10 desempenha no nosso organismo, como a fonte participar da formação de energia, de diminuir a fadiga durante o treino, participação da proteção cardiovascular entre outras, mas será que a suplementação de coenzima q10 tem um tempo para fazer efeito?

Para qualquer que seja a suplementação, existem fatores que irão interferir no efeito, e da mesma forma acontece com a coenzima q10.

Como a coenzima q10 é também produzida pelo organismo e na medida que vamos envelhecendo essa quantidade vai diminuindo, a suplementação é uma ótima opção para aumentar os níveis de coenzima q10 no organismo.

Alguns estudos mostram os efeitos da coenzima q10 a partir de 6 semanas com o uso de 200mg, mas a quantidade da Coenzima Q10 vai depender da prescrição e por qual objetivo está suplementando.

Em alguns casos, o nutricionista ou médico vai aumentar essa dosagem, porém, os fabricantes sempre colocam quantidades recomendadas nas embalagens.

Qual o melhor coenzima Q10 ubiquinona ou ubiquinol?

A Coenzima Q10 é uma substancia que pode ser encontrada na nossa alimentação. Alguns alimentos são: peixes como sardinha, atum, salmão, algumas leguminosas como soja, oleaginosas como nozes e vegetais como espinafre. Entretanto as quantidades de coenzima q10 através da alimentação são baixas, e por conta disso, o próprio corpo produz a coenzima q0, no entanto, conforme vamos envelhecendo, as quantidades de coenzima caem.

Além disso, conforme demandamos mais energia, mais coenzima q10 precisamos. Tantos os exercícios físicos, quanto na sua função antioxidante, o nosso corpo utiliza boas quantidades de coenzima q10 e por isso, a suplementação de coenzima q10 pode ser orientada pelo médico ou pelo nutricionista para o seu caso.

Você precisa saber que a coenzima q10 possui duas formas: ubiquinona e ubiquinol.

A ubiquinona é a forma inativa da Coenzima Q10, que quando é ingerida através da suplementação, o corpo irá realizar algumas reações para ela ser ativada em ubiquinol.

A ubiquinol é a forma ativa da coenzima Q10. É através dessa forma ativa, que o corpo irá desempenhar as principais funções da coenzima q10. Além disso, a ubiquinol é absorvida mais rápido em comparação da ubiquinona.

Muitos suplementos já estão vindo com coenzima q10 na forma ativada, mas isso não interfere muito nos efeitos finais.

Qual a melhor dosagem de coenzima q10?

A dosagem de coenzima q10 vai depender exclusivamente do seu metabolismo, das suas queixas, sinais clínicos, sintomas, para qual objetivo busca essa suplementação.

Para cada caso, será utilizada uma dosagem diferente, e por isso o indicado é receber a prescrição de um nutricionista ou médico.

A coenzima q10 faz parte de diversas funções no organismo, tais essas como: antioxidante, cardioprotetora, auxilia o organismo da produção de energia, diminui fadiga durante o treino e por conta disso, a quantidade de coenzima q10 vai variar. O nutricionista vai considerar se existe já uma patologia, se existem histórico de doenças na família, além disso, vai considerar queixas como cansaço, desanimo, falta de energia e com todo esse recolhimento de dados, passará uma dosagem para sua individualidade.

Existe uma quantidade básica de coenzima q10, que normalmente são utilizadas pelos fabricantes nas embalagens de coenzima q10. Quantidades essas de 200mg de Coenzima q10 por dia.

Quanto tempo leva para coenzima q10 começar a fazer efeito?

Oefeito da coenzima q10 no organismo vai depender das funções que ela irá desempenhar e para que essa suplementação irá servir.

Alguns estudos começam mostrar resultados nos sinais clínicos, quanto na diminuição das queixas em pacientes a partir de 6 semanas de tratamento com a coenzima q10.

Mas é importante entender que a suplementação não substitui bons hábitos alimentares. Então é preciso ter uma base alimentar equilibrada, rica em vegetais, frutas, legumes, cereais e tubérculos.

Além disso, a prática de exercícios físicos já irá ajudar em outras queixas relacionadas com a baixa disposição, cansaço e falta de energia durante o dia.

Antes de suplementar a coenzima q10, veja com um médico ou nutricionista se realmente vai servir para o seu caso, quais são suas necessidades, qual dosagem iniciar. Tudo isso irá te ajudar a ter uma prescrição mais assertiva, e dessa forma você terá mais benefícios da suplementação.

Não compre suplementos sem certificações de qualidades, averigue as empresas registradas na ANVISA.

Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CR349635

Referências bibliográficas

HARGREAVES, Iain P. et al. Coenzyme Q10 Supplementation in Fibrosis and Aging. Reviews On Biomarker Studies In Aging And Anti-Aging Research, [S.L.], p. 103-112, 2019. Springer International Publishing.

PRASAD, KedarN.. Micronutrients in Health and Disease. 2. ed. Boca Raton: Taylor & Francis Group, 2019.

ZOZINA, Vladlena I. et al. Coenzyme Q10 in Cardiovascular and Metabolic Diseases: current state of the problem. CurrentCardiologyReviews,[S.L.], v. 14, n. 3, p. 164-174, 7 ago. 2018.

Sood B, Keenaghan M. Coenzyme Q10. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Nutricionista - Taynara Caroline

Taynara Caroline

Instagram: @nutritaay

Ver Perfil

Nutricionista com 4 anos em experiência em consultoria em empresas, consultório, desenvolvimento de conteúdos para sites, blogs e redes sociais sobre qualidade de vida, saúde, bem-estar, emagrecimento, receitas e alimentos. 

Taynara Caroline é registrada no Conselho Regional em São Paulo, pelo CRN° 49635. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, SP em 2017 e Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional na Instituição VP Centro Nutrição Funcional (2019) Além disso possui curso de Personal Diet pelo centro SENAC.

Nutriblue

Nutriblue

Suplementos Nutricionais e Vitaminas

Posts Relaciondos